Chá para Iniciantes, qual escolher e como preparar?
Chás ou infusões | chá branco | chá verde | Chá azul ou chá oolong | chá preto | Chá vermelho ou pu erh | Rooibos | Chás de ervas | Prepare o chá perfeito
Beber uma xícara de chá por dia é uma ótima maneira de se manter saudável e feliz . O chá é uma bebida complexa com diferentes sabores, variedades e formas de preparo, dependendo das regiões de cultivo, tradições e métodos de produção. Isso leva a milhares de tipos de chá, um mundo quase infinito se incluirmos infusões de ervas.
Com tanta variedade, fica difícil decidir por onde começar se você é novo nesse mundo ou se quer experimentar novos sabores. Por isso, preparamos este guia para ajudá-lo a entender os diferentes tipos de chá com base em seu sabor e aroma, com algumas dicas de como preparar a xícara de chá perfeita.
Chás ou infusões
A primeira coisa é esclarecer a diferença entre chá e infusões . As infusões são feitas pela maceração de especiarias, ervas e raízes em água quente, enquanto o chá é feito pela infusão de folhas de chá da planta Camellia sinensis , que naturalmente contém teína. Os chás de ervas não contêm teína.
teína ou cafeína
Teína e cafeína são o mesmo alcaloide. A ciência provou que era o mesmo componente, eles apenas agem de maneira diferente . A teína do chá tem um efeito diferente da cafeína do café, porque a teína se liga a outros componentes presentes no chá. Quando o chá é infundido , a teína combina-se com os taninos, que atenuam e estabilizam o seu efeito . Pode-se dizer que o chá tem um efeito estimulante e que o café tem um efeito excitante.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
chá branco
O chá branco é o menos processado de todos e seu processo de fabricação consiste em uma única etapa. As folhas de chá são colhidas e imediatamente secas ao sol. Todos os chás brancos são produzidos na província de Fujian, na China, e apenas as folhas de chá mais novas e tenras são usadas.
Existem duas variedades principais de chá branco: o Silver Needle e o Pai Mu Tan . A primeira é feita apenas com os brotos novos da planta e tem sabor adocicado. O Pai Mu Tan é feito com brotos e folhas, conferindo um sabor mais robusto, doce e picante.
Sabor e cheiro
Sabores delicados, doces e redondos conferem a este chá seu perfil de sabor suave e sutil. O chá branco tem tons florais e frutados que podem ser realçados adicionando uma rodela de limão ou um pouco de mel. É um dos chás mais suaves e, portanto, uma ótima escolha para quase todos, tornando-o um chá perfeito para iniciantes e conhecedores de chá.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Chá verde
Os chás verdes são pouco processados , mas seu método de produção é um pouco mais complexo que o do chá branco. As folhas de chá são colhidas e deixadas murchar para reduzir seu teor de umidade. As folhas são então cozidas ou cozidas no vapor para evitar a oxidação. Durante o processo de secagem, os mestres enrolam as folhas em pequenas bolas ou em longos galhos, dependendo da variedade.
As variedades mais populares de chá verde são o chinês em pó e o poço de dragão e o japonês sencha, matcha e genmaicha . Sencha é o mais popular no Japão, matcha é feito moendo folhas de chá verde em um pó fino e genmaicha é uma mistura única de chá verde e grãos de arroz torrados. A pólvora é nomeada por sua forma de bala, e o poço do dragão é o chá verde da mais alta qualidade produzido na China, frequentemente usado como presente para entes queridos.
Sabor e cheiro
Normalmente, os chás verdes chineses são cozidos na panela e têm um sabor torrado que lembra frutas secas , enquanto os chás verdes japoneses são cozidos no vapor e têm sabores mais vegetais e herbáceos . A maioria dos chás verdes é de cor verde claro, com exceção do matcha, que é um verde vivo e brilhante.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Chá azul ou chá oolong
O chá azul, ou chá oolong , é conhecido na China como "chá wulong", onde é consumido há séculos. É um chá parcialmente oxidado , com um perfil de sabor mais intenso que o chá verde, mas mais suave que o chá preto. Segue um processo semelhante ao chá preto, mas durante a oxidação os mestres do chá aplicam calor às folhas para interromper o processo.
Sabor e cheiro
O chá colorido tem uma cor âmbar profunda. Seu sabor é floral e de corpo médio. Os chás Oolong podem variar muito em sabor, dependendo de quando o processo de oxidação parou. Os chás oolong menos oxidados serão mais parecidos com os chás verdes, enquanto os mais oxidados serão mais parecidos com os chás pretos. Este é um dos chás preferidos pelos amantes do chá, pois combina algumas das qualidades dos chás mais conhecidos, preserva o sabor vegetal e floral dos chás verdes e acrescenta o sabor frutado mais intenso e corpo dos chás pretos.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
chá preto
O chá preto é comumente conhecido no Ocidente como "chá preto", mas na China é chamado de "chá vermelho". Este chá é o mais processado de todos . As folhas são colhidas e deixadas murchar . Depois são enroladas para criar pequenas fissuras nas folhas, isso faz com que as enzimas reajam com o oxigênio e comece o processo de oxidação. Finalmente, as folhas são aquecidas e deixadas secar. O resultado é uma bebida marrom escura.
Os chás pretos mais famosos são os produzidos na China, Índia e Sri Lanka . Na Índia, as maiores regiões produtoras são Assam e Darjeeling, dando origem aos chás pretos reconhecidos em todo o mundo. Os chás do Sri Lanka são conhecidos como Ceilão e também são muito valorizados.
Sabor e cheiro
O chá preto Assam é o mais robusto e de sabor terroso. Darjeeling é o chá preto mais delicado, oferecendo sabores mais suaves e frutados que lembram o vinho moscatel. Os chás pretos do Ceilão do Sri Lanka têm notas de chocolate, especiarias e frutas cítricas. Os chás pretos chineses têm um sabor mais forte e adstringente.
Além dos chás pretos puros, duas variedades de chá preto muito conhecidas e valorizadas no ocidente merecem destaque por sua importância: o Earl Grey e o Chai. O chá Earl Grey tem sabor e aroma cítricos devido à sua mistura com bergamota. O chá Chai é temperado com cardamomo, gengibre, pimenta-do-reino e canela, e geralmente é bebido misturado com leite.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
chá vermelho ou pu erh
Embora na Espanha tenha se tornado conhecido como chá vermelho , na China esse chá é conhecido como “ Pu Erh ”, onde é reverenciado por suas propriedades benéficas para a saúde. Existem dois tipos de chá pu erh, cru e envelhecido . O pu erh cru é feito coletando-se as folhas da planta Camellia sinensis e submetendo-as a altas temperaturas. O calor destrói as enzimas.
Pu erh envelhecido passa por mais fermentação e é envelhecido por anos para desenvolver diferentes perfis de sabor. À medida que as folhas de chá envelhecem, elas são expostas à oxidação natural, razão pela qual esses chás são considerados chás pós-fermentados ou pós-oxidados.
Sabor e cheiro
Os chás pu erh crus são mais semelhantes em sabor e aroma aos chás verdes, enquanto os envelhecidos são mais semelhantes ao chá preto em composição. Os chás pu erh envelhecidos são geralmente de cor avermelhada escura, enquanto o chá pu erh cru é ligeiramente mais claro. O chá Pu erh tem um sabor terroso, com tons tostados e doces.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
As 5 propriedades do chá vermelho ou pu erh benéficas para a saúde
chá de rooibos
Embora seja frequentemente chamado de chá de rooibos , é feito das folhas da planta Aspalathus linearis . Esta planta é cultivada quase exclusivamente na região montanhosa de Cederburg, na África do Sul. As folhas são enroladas, oxidadas e deixadas para secar. O processo de oxidação confere às folhas uma cor vermelha intensa , por isso também é conhecido como "chá vermelho do mato". Rooibos não contém teína e pode ser bebido com ou sem leite, sendo uma ótima alternativa ao chá preto.
Sabor e cheiro
O Rooibos tem um sabor refrescante e a frutos secos , encorpado. Muitas vezes é descrito como uma bebida aromatizada com baunilha, caramelo e mel. A cor da sua infusão é vermelho intenso e vibrante.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
chá de ervas
Os chás de ervas são feitos de especiarias, ervas, raízes e flores . Como regra geral, as infusões não contêm teína . Os chás de ervas têm sido usados pelos seres humanos desde os tempos antigos para tratar naturalmente diferentes doenças. Os mais comuns são aqueles que incluem gengibre, hortelã, urtiga, camomila ou erva-doce.
Sabor e cheiro
O sabor e o aroma das infusões dependem em grande parte das plantas e especiarias utilizadas na sua preparação. Eles podem variar desde os sabores florais de camomila e centáurea até os sabores cítricos de limão ou erva-cidreira, passando pelos sabores picantes de gengibre ou alcaçuz.
Dicas para preparar o chá perfeito
Essas dicas para preparar a xícara de chá perfeita são válidas para chás a granel ou infusões . O chá Matcha tem um método de preparação especial que você pode ler neste pequeno guia .
Use chá a granel
Muitas pessoas que começam a beber chá acham que tem um gosto ruim, muitas vezes porque usam saquinhos de chá de baixa qualidade. Como acontece com a maioria dos alimentos e bebidas, a qualidade é importante . Os saquinhos de chá são produzidos principalmente a partir dos restos das folhas e geralmente contêm poeira e outras impurezas. Em vez disso, o chá a granel de qualidade é preparado com as folhas inteiras e a maceração permite que as folhas se expandam totalmente, liberando todo o seu sabor e aroma. Além disso, as folhas de chá podem ser reinfundidas várias vezes, dependendo do tipo de chá.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Temperatura da água
Uma das razões mais comuns pelas quais um chá pode ter um sabor amargo e não gostar é infundi-lo na temperatura errada. Alguns chás, como o chá verde, têm sabor muito amargo quando preparados com água excessivamente quente . Em geral, o chá branco e o chá verde devem ser preparados com água entre 75-85ºC, pois são mais delicados e seu sabor é mais sutil. Chás mais fortes, como chá oolong e chá preto, devem ser preparados com água quente entre 90-100ºC. As infusões de ervas e o chá de rooibos são preparados com água a ferver (100ºC).
Recomendamos que controle a temperatura da água com um termómetro de chá , caso não tenha um pode seguir esta simples regra. Leve a água a ferver (100ºC) e deixe repousar uns minutos destapado consoante a temperatura que pretende. Aguarde 2 minutos para que a água fique a 90-95 ºC, 5 minutos para que fique em 80-85 ºC e aproximadamente 10 minutos para que fique em 75 ºC.
tempo de infusão
O tempo de infusão dos diferentes chás também varia conforme o tipo . Se forem deixados em infusão por muito tempo, os chás podem desenvolver sabores amargos desagradáveis. O tempo recomendado para chás branco e verde é de 1 a 3 minutos. Para chá oolong 2-4 minutos. Para chá preto e chá vermelho, o tempo adequado é de 3 a 5 minutos. Para infusões de ervas e chá de rooibos, o tempo de infusão é de 5 a 10 minutos.
Se quer começar a desfrutar do sabor e aroma dos melhores chás, pode experimentar o nosso Pack Inicial de Chá a Granel .