Quase todos os amantes do chá começam sua jornada com saquinhos de chá. Não só você pode encontrá-lo em qualquer lugar, mas também são muito práticos. Se você começa a beber chá experimentando chás em saquinhos, em algum momento você pode querer experimentar também o chá a granel de folhas soltas. E é aí que, para a maioria dos amantes de chá, toda a magia começa. Qual é a diferença entre chá a granel e saquinhos de chá?

Compre chá a granel

Os saquinhos de chá são conhecidos por serem rápidos, simples e convenientes; Mas o chá de folhas soltas é 100% natural, não processado e contém uma série de propriedades antioxidantes e saudáveis. Portanto, vamos discutir as verdadeiras diferenças entre chá a granel e saquinhos de chá.

Para isso, abordaremos a história dos saquinhos de chá e os principais métodos de produção utilizados para manter a demanda do consumidor. Por fim, discutiremos as propriedades das folhas de chá a granel e a qualidade do chá que você pode esperar encontrar em saquinhos de chá comerciais.

História do chá em saquinhos

Os saquinhos de chá começaram a aparecer em 1904, mas foram comercializados com sucesso por volta de 1908. Esse sucesso foi alcançado por um comerciante de chá chamado Thomas Sullivan, que despachou amostras de chá para todo o mundo em saquinhos de seda costurados à mão. Sullivan fez isso porque era mais barato do que despachar e embalar o chá a granel de folhas soltas em latas de metal.
Chá a granel ou em saquinhos
O chá de folhas soltas deveria ser retirado do saco de seda para ser preparado, mas os clientes achavam mais fácil preparar o chá no saco. Então, quando os clientes voltavam para pedir chá ao Sr. Sullivan, eles pediam que ele os enviasse embalado em saquinhos de chá.

À medida que a popularidade e a demanda por saquinhos de chá cresciam, os comerciantes e produtores de chá procuravam maneiras de reduzir custos e aumentar a produção. Como os clientes demonstraram que se importavam mais com a conveniência do saquinho de chá do que com a qualidade do chá, os produtores comerciais de chá mudaram para o método CTC* de produção de chá em máquina para manter a demanda por saquinhos de chá.

Os produtores de chá começaram a usar chá de qualidade inferior e começaram a moer as folhas para caber em pequenos saquinhos de chá que poderiam ser feitos à máquina, selados com plástico ou cola e embalados com etiquetas e barbante para um design de embalagem mais comercializável. chá de folhas soltas.

Se quiser saber mais sobre as diferenças entre o método artesanal ortodoxo e o método de produção industrial CTC, pode visitar a nossa página "Como se produz o chá? ".

Diferenças entre chá a granel e chá em saquinhos

Chá a granel ou saquinhos de chá

Chá a granel é melhor para o meio ambiente

Recentemente, na série War on Plastic da BBC, cientistas conduziram um experimento no qual colocaram saquinhos de chá em uma solução química por cinco dias para dissolver qualquer material, exceto o plástico. Ele revelou que algumas das principais marcas de chá do Reino Unido, como chá Twinings, Tetley e Yorkshire, continham uma camada de plástico em seus saquinhos de chá chamada polipropileno. Esse plástico leva centenas, senão milhares, de anos para se decompor adequadamente.

Por outro lado, o chá a granel não contém este plástico , pelo que pode beber com tranquilidade sabendo que não foram produzidos desperdícios de plástico desnecessários na preparação da sua chávena.

Chá a granel é de melhor qualidade

Ao contrário dos saquinhos de chá, o chá a granel não é produzido em massa ou processado industrialmente. Isso significa que seu sabor costuma ser mais fresco e de melhor qualidade.

Os saquinhos de chá são normalmente produzidos em massa em grandes quantidades, muitas vezes passando meses ou até anos na prateleira antes da distribuição e consumo . Ao contrário do chá a granel de folhas soltas, o chá em sachês é na verdade "pó e sucata", significando pequenos pedaços de folhas de chá que sobraram da produção do chá de folhas inteiras. Esses pedaços quebrados tendem a perder seus óleos essenciais mais rapidamente, fazendo com que o chá perca seu frescor e sabor.

Ao preparar chá a granel, você pode ver e descobrir coisas sobre o seu chá que não consegue ao preparar chá em pó a partir de sachês. Você pode ver exatamente qual parte da planta do chá está bebendo: brotos, folhas maiores ou menores, galhos inteiros ou apenas folhas . Você também pode julgar a folha de chá por sua cor e forma . Isso não é possível fazer com saquinhos de chá.

O chá a granel tem um gosto melhor

O chá de sachê usa uma mistura de folhas de várias regiões e aromas para padronização. Isto significa que é dada mais importância ao preço do chá do que à qualidade e complexidade do seu perfil de sabor. E não apenas isso, mas os chás ensacados podem conter caules e sementes indesejados da planta do chá como parte do processo de produção, o que pode dar ao chá um sabor amargo.

Chá a granel é mais barato

Os saquinhos de chá regulares geralmente contêm entre 1 e 2 gramas de chá. Uma caixa contendo 20 saquinhos de chá pode conter apenas 20 a 40 gramas de chá. Um saquinho de chá é bom para uma única infusão porque as partículas de chá nos saquinhos liberam todo o seu sabor na primeira infusão.

Por outro lado, muitos tipos de chá a granel podem ser reinfundidos e até preparados de maneiras diferentes para diferentes perfis de sabor. Isto significa que o preço da chávena de chá a granel, apesar de ser de maior qualidade, costuma ser inferior ao do chá em saquetas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Reinfunda o Chá, Aproveite o seu Chá a Granel >>

Onde comprar chá a granel?

Você pode comprar chá a granel em uma loja especializada em chás. Na Replanta embalamos todos os nossos chás a granel e, além disso, todos possuem certificado de agricultura biológica . Se você quiser saber mais sobre a importância de beber chá orgânico, visite nossa página " Por que chá orgânico" .

Estas são as principais variedades de chá que pode encontrar na Replanta:

Chá branco orgânico | Chá verde orgânico |Chá matcha orgânico | Chá Azul Orgânico | Chá Preto Orgânico | Chá Vermelho ou Pu Ehr Orgânico | Rooibos Biológicos | Infusões Orgânicas

Fontes

- Uma Breve História do Saquinho de Chá . Tempo, História, Comida e Bebida.

- Microplásticos: saquinhos de chá premium vazam bilhões de partículas . BBC Notícias.