Uma planta conhecida como Camellia sinensis produz as folhas e brotos dos quais é feito o chá, a bebida mais consumida no mundo , perdendo apenas para a água.

A planta do chá ou Camellia sinensis , que cresce em climas tropicais e subtropicais, é um arbusto perene que produz pequenas flores brancas. As folhas e brotos estão prontos para serem colhidos três anos após o plantio do arbusto. Depois de colhidas, as folhas são secas e enroladas para preparar a distribuição.

coleção de folhas de chá

Os principais produtores de chá são China, Japão, Índia e Sri Lanka. No entanto, nos últimos anos, surgiram novos países produtores de chá, como Bangladesh, Vietnã ou Quênia. No chá, tal como no vinho , o tipo de solo, o tipo de planta, a altitude e a idade da planta influenciam o sabor e os aromas.

Cada país produtor pode produzir qualquer um dos 5 tipos de chá: chá branco, chá verde, chá azul ou chá oolong, chá preto e chá vermelho ou pu erh. Mas algumas regiões são mais conhecidas por serem especializadas em um ou outro tipo de chá. Por exemplo, o Japão é conhecido pelo chá verde. A China é famosa por seus chás brancos e chás pu erh. A Índia e o Sri Lanka produzem alguns dos melhores chás pretos do mundo.

Principais tipos de chá

Antes de o Major Robert the Bruce descobrir plantas de chá silvestres na Índia em meados do século 19, pensava-se que os chás preto e verde provinham de diferentes plantas da Europa. Hoje sabemos que é o processo de oxidação que modifica o estado natural das folhas de chá, alterando sua cor e sabor, dando origem aos diferentes tipos de chá.

chá branco

Os melhores chás brancos vêm de uma colheita premiada composta inteiramente de botões. Os chás brancos também são os menos manuseados . As folhas são secas naturalmente ou com a ajuda de ventiladores para remover um pouco de sua umidade. A bebida que produzem é delicada, extremamente refrescante e contém pouca teína.

Leia mais sobre o chá branco >

folhas de chá verde torradas

Chá verde

Produzido principalmente na China e no Japão , onde podem ser encontradas mais de 1.500 variedades, o chá verde é a bebida preferida nesses países. As folhas frescas são desidratadas para evitar qualquer possibilidade de oxidação, o que aumenta os taninos, a cor verde e o teor de antioxidantes da bebida .

Leia mais sobre o chá verde >

Chá azul ou chá oolong

Os chás azuis, ou chás oolong ("wulong" na tradução oficial do mandarim), são processados ​​de acordo com uma tradição de três séculos. Eles sofrem oxidação parcial antes de serem laminados . Os chineses e taiwaneses produzem dois tipos principais: os chás oolong que sofrem 10 a 45% de oxidação e cujos aromas florais levemente adocicados se assemelham ao chá verde, e os que sofrem 45 a 70% de oxidação, o que lhes confere notas amadeiradas, frutadas e às vezes caramelizadas. .

Leia mais sobre o chá oolong >

chá preto

O chá preto é um dos chás mais populares em todo o mundo e também é o mais processado dos verdadeiros chás . As folhas são colhidas e murcham imediatamente, enrolando-se para liberar as enzimas, que reagem com o oxigênio. Depois de enroladas, as folhas são espalhadas uma a uma para que ocorra a oxidação completa . Depois que as folhas ficam marrons, elas são cozidas para evitar mais oxidação e mudanças de sabor. Este chá tem um perfil de sabor forte e geralmente é marrom escuro, vermelho ou preto . O chá preto tem notas de chocolate amargo, tâmaras e passas.

Leia mais sobre o chá preto >

Chá vermelho ou chá pu erh

O chá vermelho ou chá pu erh pertence à família dos chás envelhecidos, também conhecidos como chás pós-fermentados . Este chá fermentado pode envelhecer por décadas . Muitas vezes é compactado em discos ou bolas e é reconhecido como um dos chás da mais alta qualidade pelos apreciadores de chá.

Leia mais sobre chá vermelho ou pu erh >

chá a granel

Componentes químicos do chá

Antioxidantes, flavanóis, flavonoides, catequinas e polifenóis são tipos potencialmente benéficos de compostos vitais encontrados no chá.

Os principais compostos do chá que demonstraram ser benéficos para a saúde são os antioxidantes . Os antioxidantes trabalham para combater a oxidação no corpo humano. Assim como o oxigênio causa a corrosão dos metais, o estresse oxidativo no corpo humano pode levar à deterioração de células e órgãos. O estresse oxidativo tem sido associado a sinais prematuros de envelhecimento, como linhas finas e rugas. Também tem sido associado ao câncer e doenças degenerativas das células, como Alzheimer e Parkinson.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas >>

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios >>

O chá contém teína ou cafeína?

Teína e cafeína são o mesmo alcaloide . Reconhecida em 1838 como idêntica à cafeína do café, a teína do chá difere da cafeína do café, porém, por formar ligações diferentes com outras substâncias, o que altera seu efeito no organismo. Quando as folhas de chá são infundidas, a cafeína combina-se com os taninos, que atenuam e estabilizam o seu efeito. Os taninos impedem que a cafeína seja liberada rapidamente, por isso é absorvida por mais tempo. O efeito estimulante do chá, portanto, dura mais tempo e é mais regular do que o do café.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Beber Café ou Chá? Cafeína ou Teína? >>

Os chás orgânicos da Replantea

Na Replanta engarrafamos exclusivamente chás e infusões biológicos, certificados pela entidade reguladora da União Europeia. Nossos chás orgânicos vêm das melhores regiões produtoras do Japão, China, Índia e Sri Lanka, são livres de produtos químicos nocivos, como pesticidas ou fertilizantes agressivos, e não contêm aditivos como conservantes ou açúcar.

Compre chás orgânicos >>