O mundo do chá no Ocidente sempre girou em torno do chá preto. Esta deliciosa bebida encorpada oferece sabores frutados, florais e defumados . Embora o chá preto tenha lugar na maioria das casas, muitos desconhecem a imensa variedade de opções que ainda estão por descobrir.

Neste artigo daremos uma introdução ao chá preto e explicaremos as diferenças entre os principais tipos. Você aprenderá sobre as grandes regiões produtoras de chá preto e como cada chá tem sua própria história por trás.

Compre chá preto orgânico >>

chá preto

Introdução ao chá preto

O chá preto é feito das folhas da planta do chá conhecida por seu nome científico Camellia sinensis. Com essas mesmas folhas, também são feitos os demais chás: chá branco , chá verde , chá oolong e chá vermelho ou Pu Erh . As diferenças entre os diversos tipos de chá decorrem do modo de produção e principalmente do grau de oxidação a que as folhas são submetidas .

Os chás pretos são cultivados principalmente na China, Índia, Sri Lanka e África, e geralmente recebem o nome da região em que são cultivados. Os mais conhecidos são os chás Darjeeling e Assam da Índia, chá Ceilão do Sri Lanka e Lapsang Souchong da China.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Propriedades e Benefícios do Chá Preto >>

Como é produzido o chá preto?

O que diferencia o chá preto dos demais chás é que suas folhas são completamente oxidadas . As folhas de chá são colhidas e murcham imediatamente à luz do sol . Isso ajuda a reduzir o teor de umidade das folhas de chá para que elas possam secar e oxidar.

Uma vez que as folhas estejam macias, elas são enroladas ou rasgadas para liberar as enzimas em preparação para a oxidação. No método ortodoxo de produção de chá preto, as folhas de chá são enroladas à mão em um processo demorado que demonstra a habilidade dos mestres do chá. Este método produz menos folhas rasgadas.

O método pouco ortodoxo de enrolar é conhecido como CTC, que significa Crush-Tear-Curl. Este método é mais rápido que o método ortodoxo, mas também produz mais folhas quebradas e pó de chá. É o método usado em saquinhos de chá. Você pode ler mais sobre os diferentes métodos de produção de chá em nosso blog.

Uma vez que as folhas são cortadas ou enroladas, inicia-se o processo de oxidação. Quando as folhas de chá são enroladas ou quebradas, as enzimas são expostas ao oxigênio. Esse processo é o mesmo de quando uma maçã ou banana cortada começa a dourar. As folhas de chá preto podem oxidar completamente, quando ficam com uma cor marrom ou preta profunda.

Os chás pretos mais conhecidos do mundo

O sabor do chá preto difere dependendo de onde é cultivado e como é produzido. Abaixo, detalhamos os principais tipos de chá preto:

  1. chá preto indiano
  2. Chá preto do Sri Lanka
  3. chá preto da áfrica
  4. chá preto chinês
  5. chá preto aromatizado

chá preto indiano

Assam: Esta província é a maior região produtora de chá preto do mundo. Os ingleses criaram uma grande rede de produção de chá preto nesta área para combater a dominação chinesa. Esta região tem um clima chuvoso e tropical, produzindo chás pretos famosos por seu sabor intenso com notas maltadas que lembram o chocolate amargo.

Darjeeling: Esta região da Índia está localizada em uma altitude elevada em um clima montanhoso, próximo ao Himalaia. Os chás Darjeeling oferecem um sabor herbáceo mais suave , que varia de acordo com a estação em que é colhido. Esta magnífica região goza de uma fama sem precedentes. A delicadeza dos chás que produz valeu-lhe o apelido de "Champanhe dos chás pretos".

Compre Darjeeling Chá Preto >>

Folhas de chá Darjeeling

Chá preto do Sri Lanka

Ceilão: O chá do Ceilão é um chá do Sri Lanka que leva o antigo nome do país. As plantações de chá do Sri Lanka estão espalhadas por toda a ilha, desde as planícies costeiras até as terras altas montanhosas. A maioria dos chás do Ceilão tem um sabor forte com notas de especiarias e são de cor preta quando preparados. Os chás do Ceilão cultivados em grandes altitudes têm uma cor marrom dourada e um sabor distinto e de alta qualidade. É um chá perfeito para o café da manhã.

Compre o Chá Preto Ceilão >>

chá preto da áfrica

Quênia: Uma grande proporção do chá preto embalado em sachês é cultivada no Quênia. Seus chás são conhecidos por terem um perfil de sabor forte , semelhante aos chás pretos chineses.

chá preto chinês

Keemun: Os chás pretos Keemun são cultivados exclusivamente na província de Anhui, na China. Este chá preto tem tons frutados que são complementados por notas florais e de pinho. Seu sabor é frequentemente descrito como semelhante ao do chocolate amargo. Esses chás pretos passam por um processo de murchamento e oxidação mais lento, resultando em um sabor mais matizado.

Lapsang Souchong: Os chás Lapsang Souchong são muitas vezes referidos como o uísque do mundo do chá e estão entre os chás pretos de maior qualidade da China. Este tipo de chá é cultivado nas montanhas Wuyi da província chinesa de Fujian. Lapsang Souchong é único porque as folhas não são secas por vapor ou secagem em panela. Em vez disso , essas folhas de chá são secas sobre uma fogueira de pinho . O resultado é um sabor defumado diferente de outros chás pretos.

chá preto aromatizado

Earl Grey: O chá Earl Grey é feito misturando folhas de chá preto com bergamota . A bergamota é um tipo de laranja cultivada principalmente na França e na Itália. As cascas desta fruta são secas e adicionadas às folhas de chá preto para produzir o chá Earl Grey. Os chás Earl Grey são refrescantes e têm um sabor cítrico com nuances de malte.

Compre o chá Earl Grey Supremo >>

Café da manhã inglês: Os chás de café da manhã inglês e café da manhã irlandês são feitos de chá preto Assam e infundidos com outros ingredientes . Estes chás são normalmente consumidos com leite e açúcar e são famosos por serem usados ​​pela família real britânica em celebrações de actos diplomáticos ou de recepção de dignitários estrangeiros.

Chai: O chá Chai é feito de folhas de chá preto de plantações indianas, geralmente chá Assam. Essas folhas são misturadas com pelo menos cinco especiarias básicas : vagens de cardamomo, gengibre, pimenta preta, paus de canela e cravo. As variações regionais também podem incluir pimenta da Jamaica ou anis estrelado. Este chá costuma ser bebido misturado com leite , resultando no famoso chai latte .

Compre Chá Chai >>

beber chá preto

O chá preto é uma bebida deliciosa que pode oferecer sabores que variam de frutado e floral a forte e maltado. Os sabores intensos do chá preto e seu moderado teor de teína o tornam uma ótima opção para substituir o café .

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Beber Chá ou Café para Começar o Dia com Energia? >>

TAGS:

COMPARTILHAR: