O que é chá matcha | Tipos de chá Matcha | Benefícios do Chá Matcha | Como preparar chá matcha | Onde comprar chá matcha

O chá Matcha está na moda, você encontra em todo lugar. Há sorvetes de matcha tea, muffins e cookies de matcha tea, matcha lattes e até matcha tea Kit-kat. Este delicioso chá verde japonês veio para ficar, e a cada dia a ciência descobre novos benefícios do chá matcha para a nossa saúde.

Neste pequeno guia, contamos tudo o que você precisa saber sobre o chá matcha, seus benefícios e algumas dicas para prepará-lo perfeitamente.

Compre chá matcha orgânico >>

chá matcha

O que é o chá matcha?

O chá Matcha é um chá verde em pó feito das folhas da planta Camellia sinensis , assim como as outras quatro grandes categorias de chá: chá branco , chá azul ou chá oolong , chá preto e chá vermelho ou chá pu erh .

Este chá originou-se durante a Dinastia Tang na China e tornou-se um dos chás verdes mais populares no Japão e no mundo ocidental. Geralmente é consumido com leite como matcha latte, embora o processo de fabricação tradicional consista apenas em matcha em pó de chá verde e água quente.

O chá Matcha é produzido principalmente em Uji, localizado a sudeste de Kyoto, no Japão. As folhas de chá para produzir chá matcha são colhidas apenas uma vez por ano, geralmente em maio. As plantas de chá são cobertas com grandes panos ou lonas três a sete semanas antes da colheita. Essas plantas cultivadas na sombra aumentam a produção de clorofila e compostos antioxidantes . O resultado é uma folha de chá verde profundo que empresta sua cor verde deslumbrante ao pó de chá matcha.

Diferentes graus de chá matcha

O chá Matcha pode ser classificado em três graus diferentes, desde o grau cerimonial da mais alta qualidade até o grau culinário . As folhas de chá são classificadas pela parte da planta de onde foram colhidas e por sua qualidade após a produção. As folhas mais novas, que vêm do topo da planta do chá, são consideradas de melhor qualidade. Depois que as folhas são cozidas no vapor, elas são classificadas com base em sua aparência, como cor, forma e cheiro.

Matcha de Grau Cerimonial

Matcha de grau cerimonial é o mais alto grau de chá verde matcha. Esta denominação certifica que o matcha em pó foi feito apenas com as folhas mais frescas e jovens da planta do chá. É o mais caro e é frequentemente usado na famosa cerimônia do chá japonesa.

Matcha de grau cerimonial tem um sabor equilibrado e umami, mais intenso do que outros chás matcha e mais doce.

matcha premium

Matcha de grau premium é o segundo chá matcha de maior qualidade depois do grau cerimonial. Este tipo de chá matcha é composto pela segunda e terceira folhas de cada planta de chá.

Costuma-se dizer que esta variedade traz os maiores benefícios para a saúde porque é colhida durante o segundo broto da estação. Esta é a época do ano em que as folhas apresentam a maior concentração de catequinas do chá .

Matcha de grau culinário

Matcha de grau culinário é produzido usando as folhas mais próximas da base da planta do chá. Essas folhas são geralmente as mais antigas e foram expostas aos elementos por mais tempo. Matcha de grau culinário é menos fino do que outros graus de matcha e é comumente usado em produtos de panificação e sorvetes.

O matcha culinário tem menos benefícios para a saúde do que o matcha premium ou cerimonial. Isso ocorre porque contém menos compostos saudáveis, como aminoácidos e antioxidantes.

lata de chá matcha

Benefícios para a saúde do chá matcha

Não é segredo que beber chá verde faz bem à saúde . Na Ásia, esta bebida é consumida há séculos por suas propriedades medicinais e, como seu consumo aumentou no Ocidente, também aumentaram os estudos científicos para demonstrar seus potenciais benefícios. O chá Matcha, devido ao seu método de produção especial, é o chá com maior concentração de clorofila e antioxidantes , tornando-o o mais saudável dos chás verdes.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas >>

1. Ajuda a emagrecer mais rápido

O chá Matcha é bem conhecido por sua capacidade de ajudar na perda de peso. Beber chá matcha acelera o metabolismo e a queima de gordura. Este benefício é atribuído principalmente à catequina EGCG (epigalocatequina galato).

O chá Matcha contém teína, que também contribui para a perda de peso. Foi demonstrado que a teína também acelera a queima de gordura, aumentando a temperatura do corpo e induzindo a conversão das reservas de gordura em energia. A teína também aumenta a energia , o que pode ajudá-lo a se exercitar sem se sentir cansado.

Finalmente, o chá matcha não contém calorias , o que o torna uma opção ideal para substituir bebidas energéticas açucaradas ou refrigerantes.

2. Elimine os radicais livres

O chá Matcha é o chá que contém a maior quantidade de antioxidantes que ajudam a limpar o corpo dos radicais livres, que causam danos oxidativos às células do nosso corpo. A oxidação ocorre naturalmente no corpo e é aumentada pela poluição, má alimentação ou uso de tabaco.

Os radicais livres têm sido associados a uma série de doenças degenerativas, incluindo doenças cardíacas, câncer e envelhecimento prematuro. Os antioxidantes do chá matcha ajudam a desintoxicar os radicais livres do corpo e a prevenir o excesso de oxidação . Esses antioxidantes também ajudam a remover metais pesados ​​que podem causar doenças graves.

3. Aumenta o relaxamento e a concentração

Embora o chá matcha contenha teína e seja estimulante, também é conhecido por aumentar o relaxamento e a concentração . Os monges budistas costumam consumi-lo durante suas cerimônias espirituais e de meditação.

A L-teanina contida no chá matcha é responsável por essas propriedades, fazendo com que o cérebro libere maiores quantidades de dopamina e serotonina. Esses dois compostos são conhecidos por sua capacidade de melhorar o humor e aumentar a concentração.

4. Protege o coração

Estudos demonstraram que o chá matcha pode ajudar a regular a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol, diminuindo o risco de ataques cardíacos e outras doenças cardíacas.

Uma meta-análise publicada pelo American Journal of Epidemiology analisou os efeitos do chá verde e o risco de doença cardíaca. Os resultados mostraram que os bebedores regulares de chá verde tinham um risco 28% menor de doença cardíaca em comparação com as pessoas que não bebiam chá verde.

Outro estudo americano analisou dados de 14 investigações, com foco na relação entre o chá verde e o colesterol. Os pesquisadores descobriram que o chá verde reduziu significativamente o colesterol LDL, os níveis de triglicerídeos e a pressão arterial.

5. Fortalece o sistema imunológico

O chá Matcha contém altos níveis de minerais e vitaminas que promovem a saúde imunológica geral. O chá Matcha contém vitamina C, que há muito é associada a um sistema imunológico saudável. Beber chá matcha pode ajudar a proteger contra infecções virais, como resfriado ou gripe .

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá Matcha Emagrece, Aumenta a Energia e Relaxa >>

preparar chá matcha

Como preparar o chá matcha?

Você pode fazer chá matcha simplesmente adicionando chá em pó à água quente, mas apreciará muito mais o sabor se aprender a prepará-lo da maneira tradicional. Para preparar o chá matcha como fazem no Japão, você precisará dos seguintes acessórios :

chawan

O chawan é o recipiente onde o chá matcha é preparado. É um pequeno copo sem alças muito parecido com uma tigela. O fato de não ter alças é poder segurá-lo com as duas mãos, já que para os japoneses é importante estabelecer uma ligação mais próxima durante o processo de tomar o chá.

chashaku

O chashaku é um utensílio prático que permite usar sempre a quantidade perfeita de matcha . A ferramenta geralmente é feita de um longo fio de bambu, com uma extremidade levemente curvada. Com a colher você pode extrair a quantidade ideal de pó de chá verde e adicionar o chá matcha no chawan.

perseguido

O chasen é o utensílio mais conhecido para o chá matcha. Também é conhecido como batedor de bambu. O chasen é feito de uma única peça de bambu e apresenta hastes delicadas que transformam o matcha em uma textura espumosa.

Você pode aprender a preparar chá matcha seguindo nosso guia para preparar chá matcha , onde damos algumas dicas e falamos sobre os erros mais comuns que costumam ser cometidos.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como preparar o chá matcha corretamente >>

Como preparar o melhor Matcha Latte? Receita e dicas >>

Onde comprar chá matcha?

Você pode comprar chá matcha em lojas especializadas em chá ou lojas especializadas em japonês. Recomendamos que você escolha o chá matcha orgânico, que contém apenas pó de chá verde entre seus ingredientes, evitando assim que o chá matcha contenha produtos químicos nocivos, como pesticidas ou fertilizantes.

Na Replanta você pode comprar matcha 100% orgânico de grau cerimonial, todos os acessórios necessários para prepará-lo da maneira tradicional e matcha starter packs.

Fontes

- Ulrike Peters, Charles Poole, Lenore Arab, O chá afeta a doença cardiovascular? Uma meta-análise, American Journal of Epidemiology , Volume 154, Edição 6, 15 de setembro de 2001, Páginas 495–503.

- Shinichi Kuriyama, A relação entre o consumo de chá verde e doenças cardiovasculares conforme evidenciado por estudos epidemiológicos, The Journal of Nutrition , Volume 138, edição 8, agosto de 2008, páginas 1548S–1553S.

- Kovacs, E., Lejeune, M., Nijs, I., & Westerterp-Plantenga, M. (2004). Efeitos do chá verde na manutenção do peso após a perda de peso corporal . British Journal of Nutrition, 91 (3), 431-437.

- Persson, I., Persson, K., Hägg, S., & Andersson, R. (2010). Efeitos do chá verde, chá preto e chá Rooibos na enzima conversora de angiotensina e óxido nítrico em voluntários saudáveis. Public Health Nutrition, 13 (5), 730-737.

- Mark E.T. Willems, Hillary L. Fry, Majeedah A. Belding e Mojtaba Kaviani (2021) Três semanas de ingestão diária de pó de chá verde Matcha afeta a oxidação do substrato durante o exercício de intensidade moderada em mulheres, Jornal de Suplementos Dietéticos, 18:5, 566-576.

- Nome AC, Rao A, Owen GN. L-teanina, um constituinte natural do chá, e seu efeito no estado mental. Ásia Pac J Clin Nutr. 2008;17 Supl 1:167-8.

TAGS:

COMPARTILHAR: