O que é chá azul ou chá oolong? | Propriedades do chá Oolong | Contra-indicações do chá Oolong | onde comprar chá oolong

Quando chega a hora de decidir qual chá beber hoje, pode ser difícil escolher entre uma infinidade de possibilidades. Hoje vou contar tudo o que você precisa saber sobre o chá azul ou chá oolong , uma das categorias de chá favoritas dos amantes e conhecedores deste mundo emocionante.

Nota explicativa: embora na Espanha tenha recebido o nome de chá azul para diferenciá-lo do resto das categorias, na China e praticamente no resto do mundo é conhecido simplesmente como chá oolong ou chá wu-long.

Compre chá oolong azul

O que é chá azul ou chá oolong?

O chá azul ou chá oolong é uma das cinco grandes categorias de chá feitas a partir das folhas da planta Camellia sinensis, juntamente com chá branco , chá verde , chá preto e chá pu-erh . O termo oolong se traduz literalmente como "chá preto de dragão".

O chá Oolong situa-se entre o chá verde, que não sofre oxidação, e o chá preto, que é completamente oxidado. Por esta razão, o chá oolong é considerado um chá parcialmente oxidado .

Este chá é uma parte essencial da cerimônia chinesa do chá Gongfu, praticada há centenas de anos na região de Fujian. A cerimônia do Gongfu é semelhante à cerimônia do chá japonesa.

Origem do chá oolong

Existe uma lenda sobre a origem do chá oolong na China. Durante a Dinastia Qing, um fazendeiro de Fujian estava colhendo folhas de chá uma manhã quando viu um cervo. Nessa altura saiu a perseguir o veado para o caçar, não podendo voltar para terminar o trabalho com as folhas de chá até ao dia seguinte. Quando voltou, descobriu que as folhas haviam se oxidado parcialmente e exalavam um aroma surpreendente. O fazendeiro ficou surpreso ao descobrir que o chá tinha um sabor doce completamente diferente e não tinha o amargor típico. Como o fazendeiro foi apelidado de Oolong, o chá recebeu esse nome.

produção e cultivo

O chá azul ou chá oolong é produzido principalmente na China e em Taiwan. As folhas de chá são colhidas em várias estações, geralmente começando no início da primavera.

Depois de colhidas, as folhas passam por um processo de semi-oxidação. Os chás Oolong são 8 a 80% oxidados, dependendo do tipo de chá. Uma vez atingido o ponto de oxidação desejado, os mestres do chá aplicam calor às folhas para interromper a oxidação.

Por fim, as folhas são moldadas, geralmente em forma de bolinhas ou pérolas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como é produzido o chá?

Diferentes tipos de chá oolong

Sabor e aroma do chá Oolong

O sabor do chá azul ou chá oolong varia muito dependendo do grau de oxidação . Oolongs levemente oxidados têm um corpo leve com um sabor doce e floral. Os oolongs Oxidier, no entanto, têm um sabor mais robusto com notas tostadas e terrosas.

conteúdo de teína

O chá azul ou chá oolong contém em média cerca de 35-40 mg de cafeína, o que é muito pouco em comparação com uma xícara de café que contém cerca de 200 mg. O chá também contém L-teanina, um aminoácido que retarda a absorção da cafeína. Por esse motivo, o chá proporciona um aumento de energia suave e duradouro.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios

5 Propriedades do chá azul ou chá oolong

O chá azul ou chá oolong tem muitas propriedades de acordo com a medicina tradicional chinesa, estas são algumas delas:

  • Afie sua inteligência.
  • Previne cáries.
  • Previne a osteoporose.
  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Reduz a artrite.
  • Previna o diabetes.
  • Minimiza a aterosclerose.
  • Reduz o colesterol alto e a pressão arterial.
  • Melhora doenças de pele como dermatite atópica.
  • Estimula o sistema imunológico.

Nos últimos anos, numerosos estudos científicos demonstraram algumas dessas propriedades:

1. Aumente a concentração

O conteúdo de cafeína e L-teanina do chá oolong ajuda a manter a concentração. Um estudo publicado na revista médica British Journal of Nutrition mostrou que o chá oolong não apenas aumenta o estado de alerta e a concentração, mas também pode aumentar o metabolismo energético.

2. Ajuda a perder peso

O chá Oolong contém 0 calorias, mas tem um sabor levemente adocicado, tornando-o um substituto ideal para refrigerantes açucarados ou bebidas energéticas, que ajudarão bastante na perda de peso.

Várias investigações descobriram que o chá oolong também ajuda a aumentar a oxidação da gordura e estimula o metabolismo . Um estudo em particular mostrou que pessoas que bebiam chá oolong queimavam gordura 12% mais rápido do que aquelas que bebiam apenas água.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Os melhores chás para perda de peso

3. Protege o coração

Estudos mostram que bebedores regulares de chá têm menor risco de doença cardíaca , o motivo exato é desconhecido, mas acredita-se que seja devido ao conteúdo antioxidante presente no chá.

Esses estudos mostram que o consumo regular de chá reduz marcadores que causam doenças cardíacas, como colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. O chá Oolong também ajuda a baixar a pressão arterial graças aos seus componentes anti-inflamatórios.

4. Melhora a saúde bucal

O alto teor de flúor das folhas de chá pode ser benéfico para a saúde bucal. Uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford mostrou que os polifenóis do chá ajudam a prevenir a cárie dentária, remover a placa bacteriana e combater infecções na boca.

5. É rico em antioxidantes

O chá azul ou chá oolong contém altos níveis de polifenóis, que atuam como antioxidantes, prevenindo os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres. Um desses compostos antioxidantes mais estudados é o EGCG ou galato de epigalocatequina, que tem grande potencial para combater doenças crônicas e até o envelhecimento.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas

chá oolong a granel

contra-indicações

O chá azul ou chá oolong é consumido há séculos e é considerado seguro. As únicas contra-indicações conhecidas são aquelas derivadas do consumo de cafeína.

Quando a cafeína é consumida em excesso pode levar a ansiedade, dor de cabeça, insônia ou taquicardia.

Para a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos considera-se seguro tomar até 400 mg de cafeína por dia. Como uma xícara de chá oolong contém aproximadamente 40 mg de cafeína, você pode beber até 10 xícaras de chá sem consumir muita cafeína. A EFSA reduz esta quantidade diária de cafeína para mulheres grávidas para 200 mg.

Onde comprar chá oolong?

Você pode encontrar chá oolong de diferentes qualidades em lojas de chá especializadas. Na Replanta oferecemos-lhe o chá oolong 100% biológico, nomeadamente o chá Jade Oolong , perfeito para se iniciar nesta categoria de chá, pelo seu sabor suave e delicado com um aroma floral e limpo .

Fontes

- Yi, D., Tan, X., Zhao, Z., Cai, Y., Li, Y., Lin, X. Zhang, Q. (2014). Risco reduzido de dislipidemia com o consumo de chá oolong : um estudo de base populacional no sul da China. British Journal of Nutrition, 111 (8), 1421-1429.

- Kwan-Wai Ng, Zi-Jun Cao, Hu-Biao Chen, Zhong-Zhen Zhao, Lin Zhu e Tao Yi (2018) Chá Oolong: Uma revisão crítica dos métodos de processamento, composição química, efeitos na saúde e riscos , Revisões Críticas em Ciência de Alimentos e Nutrição, 58:17, 2957-2980.

- Arpita Basu, PhD, Edralin A. Lucas, PhD, Mecanismos e Efeitos do Chá Verde na Saúde Cardiovascular , Nutrition Reviews , Volume 65, Edição 8, Agosto de 2007, Páginas 361–375.

- Siro I. Trevisanato, Ph D, Young In Kim, MD, FRCP(C), Tea and Health , Nutrition Reviews , Volume 58, Edição 1, Janeiro de 2000, Páginas 1–10.