O que é chá matcha | Como preparar chá matcha | O que não fazer ao preparar chá matcha | Onde comprar chá matcha

O chá Matcha é o rei dos chás. Este chá verde japonês é tão puro, único e complexo que não tem rival no mundo do chá. Na Ásia é uma bebida reverenciada por seus benefícios à saúde e é protagonista da cerimônia do chá japonesa. Continue lendo para saber como prepará-lo da melhor maneira.

Preparar chá Matcha

O que é o chá matcha?

Matcha é um chá verde em pó fino tradicionalmente usado na cerimônia do chá japonesa .

No século 12, quando o monge Eisai introduziu o chá no Japão, era costume na China moer as folhas em pó antes de misturá-las em uma tigela. Era a hora do chá batido. Este método de preparação, posteriormente abandonado pelos chineses, foi adotado pelos japoneses, que o integraram no ritual Chanoyu.

O chá matcha de melhor qualidade vem das plantações cobertas da região de Uji. Depois de processadas, as folhas passam por uma classificação específica. Para produzir matéria vegetal que pode ser facilmente reduzida a um pó fino, as nervuras das folhas são removidas. Desta forma obtém-se a Tencha, que é moída entre mós .

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Guia do Chá Matcha: Benefícios, Notas, Acessórios

Como preparar o chá matcha corretamente?

O método de preparação do chá matcha é muito diferente dos outros chás. Em vez de cozinhá-lo ou infundi-lo, o chá matcha é simplesmente dissolvido em água quente . A dissolução adequada do pó de matcha, no entanto, requer mais do que apenas um bule e uma colher de chá. Preparar uma xícara perfeita deste chá é uma arte no Japão.

Para preparar chá matcha em casa, você precisará destes acessórios :

Chá matcha e acessórios para preparar o chá matcha

Você pode substituir o chawan e o chashaku por uma tigela comum e uma colher de chá, mas isso tirará a magia e a sofisticação do ritual de preparação do matcha. Estas são as etapas para preparar o chá matcha da maneira tradicional :

  1. Coloque sobre a mesa, à sua frente, todos os utensílios de maneira ordenada.
  2. Use água filtrada ou mineral. Leve ao lume e deixe arrefecer durante dois minutos (aproximadamente 80ºC). Enquanto espera a água esfriar, pré-aqueça o chawan ou tigela com água quente e seque com um pano de prato.
  3. Passe duas medidas de chashaku ou meia colher de chá de matcha pela peneira sobre o chawan ou tigela.
  4. Despeje cerca de 70 ml da água que você aqueceu no chawan ou tigela.
  5. Bata com o batedor de arame ou de bambu, fazendo movimentos em forma de “w” até obter um líquido liso e com uma leve espuma.
  6. Beba o chá matcha abaixo.
  7. Limpe os utensílios com água quente ou morna após o uso.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como preparar o melhor Matcha Latte? Receita e dicas

Coisas que você não deve fazer ao fazer chá matcha

Para uma experiência óptima com o seu chá matcha, deixamos-lhe uma lista de erros comuns que se cometem na preparação deste chá, para que os tenha em conta:

  1. Nunca use a colher medidora molhada ao colher o matcha em pó. Isso faria com que o matcha na lata estragasse muito mais cedo.
  2. Não use água fervente ao preparar matcha. Deixe esfriar por alguns minutos ou se tiver um termômetro de chá , espere até que a água esteja a 80ºC.
  3. Não use matcha em pó não peneirado. Todo mundo tem uma peneira em casa. Ao peneirar, você evita deixar grumos de pó na tigela.
  4. Agite vigorosamente o matcha em pó, mas faça-o com cuidado e sem pressionar o chasen contra o fundo da tigela, pois isso pode quebrar.
  5. Não espere o matcha esfriar para beber, pois perderá o sabor e a textura cremosa.
  6. Não se esqueça de limpar o chasen depois de usá-lo ou será muito difícil limpá-lo depois.

Chá matcha japonês 100% orgânico

Onde comprar chá matcha?

Hoje é fácil encontrar o chá matcha nos supermercados, mas recomendamos que você o compre em lojas especializadas em chá. Verifique se o chá matcha é japonês e de qualidade cerimonial, que é usado na cerimônia do chá japonesa.

Na Replanta você pode comprar chá matcha japonês 100% orgânico e cerimonial, você também encontrará todos os acessórios necessários e pacotes de iniciação matcha.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá matcha emagrece, aumenta a energia e relaxa

4 Benefícios do Matcha para a sua Pele