O que é rooibos? | Benefícios Rooibos | Como preparar chá de rooibos | onde comprar rooibos

O rooibos ou chá de rooibos não é tão conhecido como o chá verde ou o chá preto , porém, como estes, apresenta inúmeros benefícios para a saúde . Rooibos contém antioxidantes, enzimas e nutrientes que podem ajudá-lo a perder peso , fortalecer seu coração ou tornar sua pele mais bonita . Continue lendo se quiser saber mais sobre esses e outros benefícios do rooibos para sua saúde.

Compre Rooibos Biológicos >>

Compre Rooibos Orgânicos na Amazon >>

Rooibos e xícara de chá de rooibos

O que é rooibos?

Rooibos ou chá de rooibos, também conhecido como arbusto vermelho ou chá vermelho africano, é uma infusão feita a partir das folhas da planta Apalathus linearis . Rooibos significa "arbusto vermelho" em africâner e refere-se à cor vermelha carmesim profunda de sua infusão.

Na realidade , o rooibos ou chá de rooibos não é um chá, pois não é feito com as folhas da planta Camellia sinensis, mas sim uma infusão de ervas e, portanto, não contém teína.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Camellia Sinensis, a planta do chá

Origem

A planta de rooibos é cultivada nas montanhas Cederberg, localizadas a cerca de 300 km ao norte da Cidade do Cabo. Esta planta é um tesouro nacional para os sul-africanos , pois não é produzida em nenhum outro lugar do mundo.

Pessoal

Existem dois tipos principais de chá de rooibos: o rooibos vermelho (que na Espanha chamamos simplesmente de rooibos) e o rooibos verde . Ambas as variedades vêm da mesma planta, mas são submetidas a diferentes métodos de produção .

Nos rooibos vermelhos as folhas são colhidas e oxidadas.

Nos rooibos verdes, as folhas não oxidam e passam por um processo de produção semelhante ao do chá verde, colhendo-se as folhas e secando-as para evitar a oxidação.

Sabor

O chá de rooibos tem sabor e cor semelhantes ao hibisco, com notas florais , final levemente azedo e cor vermelha escura.

Dependendo da oxidação a que são submetidas as folhas de rooibos, o sabor da sua infusão tenderá a ser mais fumado, doce ou amadeirado . Também pode ter notas de mel, caramelo ou baunilha .

O rooibos verde tem um sabor mais vegetal do que o rooibos tradicional, com notas herbáceas e um final mais fresco. A sua infusão é mais leve e encorpada que o rooibos tradicional.

7 benefícios do rooibos para a saúde

  1. Ajuda a perder peso
  2. proteger o coração
  3. Elimine os radicais livres
  4. Ajuda a controlar a diabetes
  5. Melhora a aparência da pele
  6. Construir ossos mais fortes
  7. Alivia os sintomas de alergia

1. Ajuda a emagrecer

Beber chá de rooibos pode ajudá-lo a perder peso mais rapidamente . Por não conter calorias, é uma alternativa perfeita para substituir refrigerantes e sucos açucarados. Com um sabor levemente adocicado, é suficiente para saciar a fome e evitar calorias desnecessárias.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Os melhores chás para perda de peso

2. Protege o coração

O chá de Rooibos tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a inflamação nos vasos sanguíneos. Isso melhora a circulação, reduz a pressão sanguínea e ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos.

Estudos também mostram que o chá de rooibos pode melhorar os níveis de colesterol. Em um estudo realizado em adultos com sobrepeso, aqueles que bebiam chá de rooibos diariamente diminuíram o colesterol ruim, ou LDL, e aumentaram o colesterol bom, ou HDL.

A manutenção de níveis saudáveis ​​de colesterol nos fornece proteção adicional contra várias doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames.

3. Elimine os radicais livres

Tal como o chá verde, o chá de rooibos contém poderosos antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres do nosso organismo. Os radicais livres causam danos oxidativos às células e têm sido associados a inúmeras doenças e ao envelhecimento.

Os antioxidantes do chá de rooibos também podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Esses efeitos foram demonstrados em estudos com animais, mas ainda são necessárias mais evidências em humanos.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas

4. Ajuda a controlar a diabetes

O chá de rooibos não cura o diabetes, mas pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e melhorar os sintomas quando consumido regularmente. Isso se deve ao seu conteúdo em um polifenol conhecido como aspalatina.

A aspalatina no chá de rooibos absorve a glicose e suprime o aumento dos níveis de glicose em jejum que podem causar picos de açúcar no sangue em diabéticos.

5. Melhora a aparência da pele

O chá de Rooibos contém naturalmente alfa hidroxiácidos, que são um dos principais ingredientes nos tratamentos de pele . Esses ácidos não são comuns em alimentos.

Em um estudo clínico de 28 dias, foi observada uma melhora de 10% na aparência de linhas finas e rugas em pessoas que receberam uma fórmula à base de chá verde e chá de rooibos. O chá de Rooibos produz um efeito calmante, reduzindo a irritação, resultando em uma pele mais uniforme .

O chá de Rooibos também contém superóxido dismutase, uma enzima com propriedades antienvelhecimento que trabalha para produzir células saudáveis ​​da pele.

6. Construa ossos mais fortes

O chá de rooibos contém minerais como cálcio, manganês e flúor, que ajudam a fortalecer os ossos. Esses minerais aumentam a atividade dos osteoblastos, as células responsáveis ​​pelo crescimento e desenvolvimento ósseo.

Muitos chás e infusões contêm esses minerais essenciais que ajudam a proteger os ossos e prevenir doenças como osteoporose e artrite, mas o chá de rooibos também contém luteolina e orientina, dois flavonoides que são ainda mais benéficos para a saúde dos ossos , pois têm o potencial de aumentar o mineral conteúdo nos ossos, tornando-os mais fortes.

7. Alivia os sintomas de alergia

O chá de rooibos contém um flavonoide bioativo chamado crisoeriol, que tem efeito broncodilatador. Por esta razão, o rooibos pode ajudar a aliviar os sintomas causados ​​por alergias e asma.

Outro composto presente no chá de rooibos, a quercetina, ajuda a prevenir o surgimento de alergias. A quercetina bloqueia os mastócitos, responsáveis ​​pela liberação de histamina, principal elemento desencadeador de reações alérgicas.

Embora o chá de rooibos não seja um substituto para tratamentos médicos de alergia, beber algumas xícaras de rooibos regularmente pode limitar a resposta imune hiperativa que causa alergias.

Como preparar o chá de rooibos?

Passo 1: prepare as folhas de rooibos. Adicione uma a duas colheres de chá de folhas de chá de rooibos por xícara. Dependendo se você gosta do sabor da sua infusão mais ou menos intenso.

Passo 2: prepare a água. Como o rooibos não contém chá, não há risco de amargar a infusão ao deixá-la em infusão por muito tempo. Leve a água para ferver e deixe as folhas de rooibos em infusão por pelo menos 5 minutos.

Passo 3: consumir. Você pode tomá-lo puro ou adicionar um pouco de leite, como faria com o chá preto.

Onde comprar rooibos?

Rooibos com Baunilha Repensar

Pode encontrar chá de rooibos em qualquer supermercado, embora os rooibos que encontrará nestas grandes lojas sejam de baixa qualidade. Se quiser comprar rooibos de boa qualidade , recomendamos que o faça em lojas especializadas em chá.

Na Replantea pode comprarchá de rooibos biológico de primeira qualidade, em várias combinações, como rooibos com baunilha e calêndula ou rooibos com curcuma e limão .

Fontes

- Persson, I., Persson, K., Hägg, S., & Andersson, R. (2010). Efeitos do chá verde, chá preto e chá Rooibos na enzima conversora de angiotensina e óxido nítrico em voluntários saudáveis. Public Health Nutrition, 13 (5), 730-737.

-Altaf S Darvesh, Richard T Carroll, Anupam Bishayee, Werner J Geldenhuys & Cornelis J Van der Schyf (2010) Estresse oxidativo e doença de Alzheimer: polifenóis dietéticos como potenciais agentes terapêuticos , Revisão especializada de neuroterapêutica, 10:5, 729-745.

- Sun Young Choi, Ji Yeon Hong, Eun Jung Ko, Beom Joon Kim, Sung-Woon Hong, Mi Hyoung Lim, Sung Hum Yeon e Rak Ho Son (2018) Efeitos protetores de honeybush fermentado ( Cyclopia intermedia) extrato (HU-018) contra o envelhecimento da pele: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 20:5, 313-318.

- Gregory L Hostetler, Robin A Ralston, Steven J Schwartz, Flavonas: fontes alimentares, biodisponibilidade, metabolismo e bioatividade , avanços em nutrição , volume 8, edição 3, maio de 2017, páginas 423–435.