Quase todo mundo fica cansado demais ou sobrecarregado de vez em quando. Esses casos de fadiga temporária geralmente têm uma causa identificável e um remédio provável.

Mas sentir-se cansado o tempo todo, mesmo depois de dormir oito horas ou mais, é muito chato. Esse tipo de cansaço dificulta a conclusão de qualquer tarefa e pode levar a sentimentos de tristeza.

No entanto, a falta de energia ou motivação provavelmente não é sua culpa. Muitas vezes, a verdadeira causa desse cansaço é o desconhecimento e a solução é simplesmente ampliar o conhecimento.

Neste artigo, você aprenderá os motivos mais comuns pelos quais as pessoas se sentem cansadas e esgotadas, com soluções úteis e intensificadores de energia natural para cada situação.

por que estou tão cansado

As causas mais comuns de fadiga

  1. excesso de estresse
  2. Uma dieta pobre em nutrientes
  3. Distúrbios de sono
  4. Distúrbios mitocondriais
  5. Possíveis condições médicas

1. Excesso de estresse

Um alto nível de estresse pode perturbar o equilíbrio geral do seu corpo de maneira prejudicial, especialmente se o estresse for mantido ao longo do tempo.

Um dos principais hormônios por trás da resposta ao estresse do corpo é o cortisol, também conhecido como "hormônio do estresse". O estresse crônico causa um desequilíbrio nos níveis de cortisol, o que pode levar à fadiga.

E pesquisas mostram que beber café aumenta o cortisol.

Estudos sugerem que, ao contrário do café, o chá ajuda a diminuir o cortisol, o que significa que pode ajudar a reverter o ciclo do estresse crônico. E a l-teanina no chá também ajuda a moderar os efeitos estimulantes da teína.

Para aumentar sua resistência ao estresse, também é necessário ter tempo para descanso e atividades restauradoras em sua vida que lhe permitam desconectar e relaxar.

Você pode acelerar a recuperação da fadiga induzida pelo estresse com práticas revitalizantes como cochilar, passar o tempo ao ar livre, ioga ou meditação.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios

Beber Café ou Chá? Cafeína ou Teína?

Chá e meditação, uma combinação perfeita?

2. Uma dieta pobre em nutrientes

Existem muitas razões para seguir uma dieta saudável, especialmente se seus níveis de energia estiverem baixos.

Em primeiro lugar, nossos corpos precisam de micronutrientes suficientes para sobreviver e prosperar.

Comer muitos alimentos frescos e integrais é a melhor maneira de garantir que você não tenha deficiências.

Outra razão pela qual uma dieta pobre esgota seus níveis de energia está relacionada ao consumo de açúcar e carboidratos processados.

É comum sofrer de baixo nível de açúcar no sangue, em que o nível de açúcar no sangue após uma refeição cai repentinamente, causando uma sensação de sonolência.

Além disso, as pessoas que consomem regularmente muito açúcar ou alimentos processados ​​correm maior risco de resistência à insulina, uma condição na qual o corpo se torna intolerante aos efeitos da insulina, o hormônio que armazena o açúcar.

A resistência à insulina leva à letargia, ganho de peso e aumento do risco de problemas crônicos de saúde.

Reduza o risco de problemas de resistência à insulina comendo alimentos saudáveis ​​e naturais e exercitando-se regularmente.

3. Sono alterado e ritmos circadianos

Não é segredo que um sono melhor ajuda a prevenir a fadiga. Experimente estas dicas simples para garantir um descanso adequado todas as noites:

  • Evite luz forte, telas e mídias sociais algumas horas antes de dormir: luzes artificiais reduzem a produção e a liberação de melatonina em seu corpo. Você pode criar um ambiente com pouca luz e sem dispositivos para fazer a melatonina ocorrer naturalmente.
  • Não coma logo antes de dormir: as evidências sugerem que comer 30 a 60 minutos antes de dormir afeta negativamente a qualidade do sono. Recomenda-se interromper a ingestão de alimentos algumas horas antes por segurança.
  • Prepare uma infusão relaxante: O ritual de preparar uma infusão e desfrutar de seus aromas pode ajudá-lo a ir para a cama com mais facilidade. Além disso, existem diferentes ervas naturais como camomila, lavanda ou erva-cidreira que podem melhorar a qualidade do sono.

Os ritmos circadianos são ciclos de 24 horas que dizem ao corpo quando acordar e quando dormir, e afetam a maioria das células do corpo.

Se você não se sente acordado durante o dia, pode ajudar a manter seu ritmo circadiano se expondo mais ao sol (especialmente logo pela manhã), sendo fisicamente ativo durante o dia e tendo um sono consistente.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

8 infusões para dormir melhor e relaxar

infusão relaxante

4. Distúrbios mitocondriais

As mitocôndrias são responsáveis ​​por gerar a energia necessária para as células do nosso corpo. Apesar do seu tamanho diminuto e do facto de raramente as mencionarmos, as mitocôndrias desempenham um papel indispensável na saúde geral, especialmente quando se trata de fadiga ou cansaço.

As dicas que mencionamos, controlar o estresse, comer uma dieta saudável e ter uma rotina de sono de qualidade, ajudam a manter as mitocôndrias em forma.

Outra maneira de manter a saúde das mitocôndrias é através do jejum intermitente. O jejum pode ajudar seu corpo a reciclar mitocôndrias insalubres ou envelhecidas, o que aumenta a saúde geral de suas mitocôndrias, incentivando uma melhor produção de energia.

Você também pode ajudar suas mitocôndrias respirando um ar mais limpo. O ar poluído pode danificar as mitocôndrias e levar à fadiga, entre outros problemas de saúde. Por isso, considere a opção de abrir as janelas e renovar o ar quando possível e procure sair das áreas urbanas e entrar em contato com a natureza sempre que possível.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá e Jejum Intermitente: Benefícios e Dicas

5. Possíveis condições médicas

Se você se sentir excessivamente cansado ou se não conseguir obter energia de nenhuma forma, pode haver razões médicas por trás de seu cansaço crônico.

Estes são alguns dos problemas de saúde mais comuns associados à falta de energia:

  • Apneia do sono: além de interromper os ciclos do sono, a apneia priva as células de oxigênio, aumentando a fadiga.
  • Depressão e outros problemas de saúde mental: é fato que a depressão pode deixá-lo cansado.
  • Anemia por deficiência de ferro: Muitas mulheres sofrem com essa deficiência de ferro. Se você tem anemia, pode revertê-la tomando suplementos de ferro.
  • Hipotireoidismo: quando seu corpo não produz hormônio tireoidiano suficiente, você pode se sentir cansado o tempo todo.

Se suspeitar que uma condição médica é a causa do seu cansaço, deve consultar o seu médico. Muitas vezes, um simples exame de sangue pode diagnosticar a causa do seu cansaço.

Como ter mais energia?

Seus níveis de energia afetam seu dia a dia e sua qualidade de vida. E eles são um indicador muito importante de sua saúde geral.

Se você se sentir cansado, não pense que é sua culpa. Em vez disso, pense em quais rotinas ou hábitos podem não ser apropriados e tome medidas que possam aumentar sua energia naturalmente.

Cada uma das seções anteriores inclui alguns conselhos que você pode aplicar em sua vida de maneira simples. Escolha alguns e coloque-os em prática por algumas semanas. Após esse tempo, verifique como você se sente.