Você pode ter ouvido falar de Ayurveda ou medicina ayurvédica em algum momento de sua vida, talvez em suas aulas de ioga ou em uma revista ou blog de saúde ou medicina natural.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre essa medicina indiana milenar, neste artigo você encontrará um guia simples sobre o que é o Ayurveda, como ele influencia nossa saúde e os principais benefícios que o consumo de infusões ayurvédicas pode trazer. .

Ir para infusões ayurvédicas >>

Especiarias de infusões de Ayurveda

O que é Ayurveda?

O Ayurveda é um dos sistemas de saúde holísticos tradicionais mais antigos do mundo e é usado há mais de 3.000 anos na Índia.

Baseia-se na crença de que a saúde e o bem-estar dependem de um delicado equilíbrio entre mente, corpo e espírito. "Ayur" significa vida e "Veda" significa ciência ou conhecimento.

O Ayurveda é orientado para a prevenção, não tem efeitos colaterais nocivos e trata a causa raiz de uma doença, e não os sintomas. A Ayurveda considera que a doença é causada por um desequilíbrio na constituição física ou mental de uma pessoa e, portanto, tenta trazer o corpo e a mente de uma pessoa de volta a um equilíbrio saudável.

Embora o Ayurveda possa ser usado para aliviar várias condições, ele se baseia no princípio de prevenir distúrbios de longo prazo, em vez de esperar que os problemas se manifestem. Ayurveda não pretende substituir a medicina moderna, mas dar às pessoas as ferramentas para tratar seus corpos de acordo com suas necessidades, levando ao bem-estar emocional e mental e à boa saúde.

Os princípios do Ayurveda

A Ayurveda considera todo o universo, incluindo os seres humanos, como sendo constituído por cinco elementos básicos (ou Panchamahabhutas): espaço, ar, fogo, água e terra.

Esses cinco elementos se combinam para dar origem a três forças biofísicas (ou Doshas) dentro do corpo humano: Vata (ar e espaço), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Juntos, eles são conhecidos como Tridosha e regem todas as funções biológicas, tanto físicas quanto emocionais, além de afetar a maneira como o indivíduo interage com tudo ao seu redor.

Todos os indivíduos têm dentro de si as três forças biofísicas, mas é a predominância de uma, duas ou todas as três que constitui a constituição individual de uma pessoa ou Prakriti.

Embora o tipo de Dosha de uma pessoa seja determinado no momento da concepção, os Doshas estão constantemente mudando dentro do corpo. Assim como os cinco elementos básicos flutuam na natureza, esses elementos também flutuam no corpo. Portanto, o domínio do Dosha muda com a idade, a hora do dia ou da noite, a estação do ano, etc.

O Ayurveda trata a mente e o corpo de acordo com o Dosha da pessoa através de um sistema que combina dieta, chás de ervas Ayurveda ou chás de ervas ayurvédicas, desintoxicação, yoga, massagem ayurvédica, rotina de estilo de vida e comportamentos que estimulam emoções positivas.

Os três doshas do Ayurveda

Vata: Ar e Espaço

Vata Dosha é o princípio do movimento em todos os organismos vivos e é uma combinação dos elementos: ar e espaço. Vata Dosha está intimamente relacionado com o sistema nervoso. Segundo o Ayurveda, as principais características do Vata Dosha em qualquer pessoa são:

  • Mobilidade: Ações geralmente rápidas, andar e falar rápido, olhos inquietos, gosta de viajar e muitas vezes tem mudanças de humor.
  • Secura: Corpo seco (incluindo pele, cabelo e lábios), tendência à obstipação como consequência da secura.
  • Frieza: Aversão ao frio, pés e mãos geralmente frios, tendência a má circulação sanguínea.
  • Leveza: Geralmente abaixo do peso, físico magro (ossos e músculos), sono leve.
  • Aspereza: Pele áspera e rachada, unhas e cabelos nos pés e mãos.

Pitta: Fogo e Água

Pitta Dosha é o princípio da transformação em todos os organismos vivos e é uma combinação dos elementos fogo e água. Pitta Dosha está intimamente relacionado com o sistema digestivo, metabolismo, enzimas e glândulas do corpo. As principais características do Pitta Dosha em qualquer pessoa são:

  • Calor: Bom apetite, forte fogo digestivo, temperatura do corpo mais alta que o normal, aversão ao calor, cabelos grisalhos precocemente.
  • Oleosa: Pele oleosa e macia. Aversão a alimentos gordurosos.
  • Fluidez: Sudorese excessiva, micção excessiva, fezes moles, tendência à diarréia, sede excessiva.
  • Acidez: Dentes sensíveis a frutas ácidas, excesso de salivação.
  • Acuidade: Memória precisa, dentes afiados e características faciais nítidas com nariz pontudo e olhos penetrantes.

Kapha: Água e Terra

Kapha Dosha é o princípio de estabilidade e manutenção em qualquer organismo vivo e é uma combinação dos elementos água e terra. Kapha Dosha está intimamente relacionado com os sistemas linfático e imunológico do corpo e é responsável pelo crescimento do indivíduo. As principais características do Kapha Dosha em qualquer pessoa são:

  • Peso: Voz grossa, tendência à obesidade, corpo grande e pesado, ossos e músculos.
  • Frialdade: Pele fria, tendência a crises de frio, metabolismo lento levando a apetite e sede reduzidos.
  • Suavidade: Pele e cabelos macios e tendência a unhas macias e macias. Atitude amorosa, atenciosa e amigável.
  • Doçura: Tendência à ingestão excessiva de alimentos e bebidas doces. Bom estado anabólico do corpo.
  • Estabilidade: Atitude paciente e relaxada. decisões firmes. Você gosta de atividades sedentárias como ler, assistir TV, etc.

Repensar as infusões ayurvédicas

O que são infusões ayurvédicas?

As infusões ayurvédicas são chás de ervas tradicionais servidos na medicina ayurvédica. É o componente chave do Ayurveda para ajudar as pessoas a alcançar saúde, bem-estar e vitalidade. Eles são de três tipos, dependendo de cada Dosha: infusão Vata, infusão Pitta e infusão Kapha. Estas infusões são compostas por diferentes ervas e elementos que desintoxicam e purificam o corpo.

Na Replanta criamos 3 infusões ayurvédicas orgânicas seguindo os princípios da Ayurveda que você pode encontrar no seguinte link.

Infusões Ayurvédicas Orgânicas >>

Benefícios das infusões ayurvédicas

É difícil anotar todos os benefícios para a saúde dos chás de ervas ayurvédicas porque cada erva funciona de maneira diferente para cada pessoa. Você deve experimentar diferentes e escolher aquele ao qual seu corpo responde bem. Os chás de ervas ayurvédicas são focados principalmente em equilibrar o corpo e a mente e podem ser benéficos de várias maneiras:

  • Melhoria da imunidade: Beber uma xícara de chá Ayurveda quente pode manter as doenças afastadas, pois melhora a imunidade. Uma combinação de diferentes ervas e especiarias, como gengibre, erva-doce, açafrão ou hortelã, combate infecções no corpo e mantém você saudável.
  • Relaxamento do corpo: As infusões ayurvédicas farão você se sentir mais relaxado, pois têm um efeito calmante. As infusões de Vata tomadas antes de dormir são especialmente recomendadas para um sono melhor.
  • Curar indigestão ou problemas estomacais: A maioria dos chás ayurvédicos contém ervas e especiarias que são benéficas para o estômago. Eles podem ajudar a prevenir ou melhorar a maioria dos problemas relacionados ao estômago, como indigestão, constipação, inchaço, diarréia, dores de estômago, etc.
  • Alívio da dor menstrual: As infusões de Ayurveda, especificamente as que contêm n gengibre, ajudam a reduzir a dor menstrual, pois diminuem os níveis de prostaglandina no corpo da mulher.
  • Melhoram a saúde da pele: as infusões ayurvédicas são excelentes para a pele. As ervas e outros ingredientes combinados ajudam a purificar o sangue e remover o excesso de gordura do tecido, o que é ótimo para a saúde da pele.
  • Desintoxicante corporal: Em geral, os chás ayurvédicos desintoxicam o corpo e proporcionam tranquilidade. Esses chás também funcionam como um ótimo intensificador de memória e alivia o estresse.

SHARE: