A temporada de gripe vem com força todos os anos. O nariz escorrendo, a tosse e a dor de garganta são suficientes para lhe causar dificuldades. Entre o trabalho e as obrigações familiares, muitos de nós não podemos nos dar ao luxo de ficar doentes. Felizmente, existem dezenas de remédios naturais aos quais você pode recorrer quando precisar se sentir melhor rapidamente.

As infusões de ervas são um dos melhores remédios caseiros quando você se sente mal. Um copo bem quente pode ajudar a aliviar a dor de garganta, ao mesmo tempo em que fornece os fluidos de que seu corpo precisa para combater a infecção. Gostaria de saber quais são as melhores infusões para aliviar a tosse e outros sintomas da gripe? Você apenas tem que continuar lendo.

Infusão de tomilho para tosse

O que causa a tosse?

A tosse é a forma de resposta do corpo quando algo irrita a garganta ou as vias respiratórias. Um agente externo estimula os nervos que enviam uma mensagem ao cérebro. O cérebro comanda os músculos do tórax e do abdome para expelir o ar dos pulmões para forçar a saída desse agente estranho.

Uma tosse ocasional é normal e saudável, e pode até ser aliviada com alguns dos remédios naturais que vamos falar. Por outro lado, uma tosse que persiste por várias semanas ou traz muco descolorido ou com sangue pode indicar uma condição que requer atenção médica.

As melhores infusões para aliviar a tosse

  1. infusão de tomilho
  2. infusão de alcaçuz
  3. chá de gengibre
  4. infusão de camomila
  5. infusão de echinacea
  6. chá de menta
  7. infusão de hibisco
  8. infusão de cúrcuma
  9. infusões com mel

1. Infusão de tomilho

O tomilho é uma das melhores ervas para prevenir congestão no peito e tosse. Uma infusão de tomilho preparada na hora pode ajudá-lo a abrir as vias aéreas.

Um estudo alemão descobriu que o chá de tomilho é eficaz no tratamento da bronquite aguda com tosse produtiva. O ensaio clínico examinou 361 pacientes com bronquite. Os resultados mostraram uma redução de 68,7% nos ataques de tosse no grupo que recebeu infusão de tomilho, em comparação com apenas 47% no grupo placebo. A redução da tosse também foi alcançada dois dias antes em pacientes que tomaram tomilho do que naqueles que receberam placebo. Beber infusões de tomilho pode ajudar a reduzir a tosse mais rapidamente e se recuperar em menos tempo.

A Infusão Respira Fluido contém tomilho orgânico, bem como hortelã, erva-cidreira e esteva.

2. Infusão de alcaçuz

O chá de raiz de alcaçuz é feito a partir da raiz da planta de alcaçuz. O sabor é levemente amargo e salgado com nuances doces. A raiz de alcaçuz é um alimento básico da medicina herbal chinesa e um dos melhores remédios naturais para combater a tosse.

Estudos mostram que o alcaçuz tem propriedades antivirais e antimicrobianas. Funciona no nível celular para impedir a replicação de patógenos nocivos e, sob certas condições, pode até matar células virais.

3. Chá de gengibre

Como a raiz de alcaçuz, o gengibre é usado há muito tempo na medicina chinesa e indiana como remédio natural para várias doenças. O gengibre é um excelente remédio para náuseas, mas também pode ajudar a aliviar a tosse graças às suas propriedades anti-inflamatórias. A ardência leve da infusão de gengibre ajuda a abrir as vias aéreas, reduzindo a inflamação no peito e na garganta.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

9 benefícios incríveis das infusões de gengibre

4. Chá de camomila

A camomila é a rainha das infusões quando se trata de aliviar a dor. Quando você tem um resfriado comum, sua tosse costuma ser acompanhada de dor de garganta. O esforço da tosse pode aumentar a inflamação e irritação na garganta, causando dor constante. Beber chá de camomila pode ajudar a reduzir a inflamação e lubrificar a garganta, reduzindo assim os sintomas de dor causados ​​pela tosse persistente.

5. Infusão de Echinacea

Echinacea é um dos remédios naturais mais comuns para infecções do trato respiratório. Também é um ingrediente comum em pastilhas para tosse ou xarope para tosse que você pode encontrar na farmácia. A pesquisa mostra que a echinacea funciona tanto na tosse seca quanto na úmida, abrindo as vias aéreas ao reduzir a inflamação.

6. Chá de menta

A hortelã é outro ingrediente comum em pastilhas para a garganta e remédios para tosse. O aroma revigorante da menta ajuda a abrir o trato respiratório e a tratar infecções de garganta. Também pode ajudar a diminuir a inflamação e reduzir a tosse.

Ver infusões com hortelã >>

7. Chá de hibisco

O chá de hibisco é um delicioso chá de ervas com um sabor adocicado semelhante a mirtilos. É feito das pétalas das flores da planta hibisco. A sua infusão é eficaz no tratamento dos sintomas de tosse e constipação graças à sua elevada concentração de vitamina C.

8. Chá de cúrcuma

Açafrão tem sido usado tradicionalmente para muitas doenças ao longo dos anos, incluindo tosse. Seu composto ativo, a curcumina, possui potentes propriedades anti-inflamatórias.

Recomenda-se consumir açafrão com pimenta preta. Isso ocorre porque a piperina, o principal composto da pimenta-do-reino, aumenta a biodisponibilidade do açafrão. Isso favorece a absorção da cúrcuma pelo organismo.

Veja infusões com açafrão >>

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Infusão de Cúrcuma: Saudável, Deliciosa e Fácil de Preparar

9. Infusões com mel

O mel é um dos melhores remédios tradicionais para dor de garganta. De acordo com vários estudos, também pode aliviar a tosse de forma ainda mais eficaz do que alguns medicamentos que contêm dextrometorfano, um supressor da tosse.

Você pode adicionar algumas colheres de sopa de mel a qualquer um dos chás desta lista para aumentar seus efeitos calmantes e ajudá-lo a aliviar a tosse com mais eficácia.

Outros remédios naturais para aliviar a tosse

Além das infusões, existem outros remédios naturais aos quais você pode recorrer para aliviar a tosse:

probióticos

Os probióticos são microorganismos que podem fornecer uma série de benefícios à saúde. Embora não aliviem a tosse diretamente, ajudam a equilibrar a flora gastrointestinal. A flora gastrointestinal são as bactérias que vivem nos intestinos. Esse equilíbrio pode apoiar a função do sistema imunológico em todo o corpo. Um estudo de 2015 mostrou uma diminuição no número de pessoas com infecções do trato respiratório após receber várias cepas de probióticos, embora as evidências ainda sejam inconclusivas.

A maneira mais natural de obter probióticos é através de alimentos fermentados, incluindo:

  • missô
  • iogurte
  • kefir
  • kombucha
  • Kimchi

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como fazer Kombucha passo a passo

bromelina

Você provavelmente não pensa no abacaxi como um remédio natural para tosse, mas pode ser porque você nunca ouviu falar de bromelaína.

Há evidências que sugerem que a bromelaína, uma enzima encontrada apenas no caule e no fruto do abacaxi, pode ajudar a suprimir a tosse e soltar o muco na garganta.

Para obter o máximo de benefícios do abacaxi e da bromelaína, coma uma fatia de abacaxi ou beba suco de abacaxi fresco três vezes ao dia.

Alega-se também que pode ajudar a aliviar a sinusite e problemas de sinusite causados ​​por alergias, que podem contribuir para tosse e coriza. No entanto, não há evidências suficientes para apoiar essa afirmação.

Beba muito líquido

Uma das melhores maneiras de aliviar a tosse é beber muitos líquidos.

Beber líquidos pode ajudar a aliviar a garganta seca, uma causa comum de tosse. Também ajuda a diluir o muco, o que pode aliviar a tosse e a congestão.

Líquidos quentes, como caldo, são ótimos para tosse. Se você preferir uma bebida gelada, é melhor simplesmente beber água.

MAIS BENEFÍCIOS DA INFUSÃO

4 infusões para aliviar a azia

As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo

6 infusões para ajudar na constipação

8 infusões para dormir melhor e relaxar