Açafrão faz parte da cultura e culinária da Índia. Este pó de cor amarela é um tempero popular que adiciona cor e sabor a pratos de curry em todo o mundo. Também é conhecido por ser o principal ingrediente do leite dourado, a bebida saudável da moda.

As infusões de açafrão são um tônico geral para melhorar a saúde com um aroma terroso e picante. Se você quer saber a que se devem seus incríveis benefícios para a saúde e aprender a preparar uma deliciosa infusão de açafrão, basta continuar lendo.

Veja Infusões com Cúrcuma >>

infusão de cúrcuma

O que é infusão de açafrão?

Cúrcuma ou Curcuma longa pelo seu nome botânico é uma raiz que é utilizada na culinária e como ingrediente em diferentes infusões e é um parente próximo do gengibre. O que mais chama a atenção no açafrão é sua cor laranja vibrante. Esta especiaria tem sido utilizada na medicina tradicional graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

O principal componente do açafrão é a curcumina, que dá ao tempero popular sua tonalidade vibrante. A curcumina também é o ingrediente ao qual são atribuídos a maioria de seus benefícios à saúde. O chá de açafrão tem um sabor menos amargo do que quando o tempero ou a raiz são consumidos crus. Isso se deve principalmente ao fato de que geralmente é pré-misturado com outros ingredientes e, assim, seu sabor poderoso é atenuado.

Benefícios do chá de cúrcuma

Açafrão não é usado apenas por seu sabor e cor, mas também pode fornecer inúmeros benefícios à saúde. Estes são os benefícios da infusão de açafrão sobre os quais a ciência realizou estudos:

  1. anti-inflamatório
  2. poder antioxidante
  3. antiviral
  4. bom para a pele
  5. emagrecimento
  6. desintoxicação

1. Antiinflamatório

Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir diferentes tipos de inflamação. A inflamação é a resposta do corpo a vírus, bactérias, lesões externas ou radiação. A inflamação pode ser apenas temporária ou crônica. A curcumina pode ser benéfica para doenças inflamatórias intestinais, inflamação ocular, artrite e inflamação pós-operatória.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Infusões anti-inflamatórias: 5 ervas para melhorar sua saúde

2. Poder antioxidante

A curcumina é o principal antioxidante da raiz de açafrão. Estudos demonstraram que a curcumina pode fornecer grande atividade antioxidante. Juntamente com outros flavonoides de açafrão, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e prevenir danos às células. Os antioxidantes podem ajudar a apoiar o sistema imunológico e reduzir os danos causados ​​por diferentes fatores ambientais, como poluição, luz ultravioleta nociva ou fumaça de tabaco.

3. Antiviral

A curcumina tem atividade antiviral, o que significa que pode ajudar a combater muitos vírus. Estudos sugerem que ele possui potente atividade antiviral contra diferentes vírus, como o vírus herpes simplex, vírus zika, vírus da dengue, vírus da hepatite C ou pneumonia.

4. Bom para a pele

Açafrão também pode ajudar com diferentes condições de pele. Os cientistas investigaram os efeitos da ingestão e aplicação tópica de curcumina na saúde da pele e sugerem que pode ser benéfico para o tratamento de acne, alopecia, dermatite atópica e envelhecimento facial. A curcumina também pode ser benéfica no tratamento da psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele que costuma ser muito difícil de tratar.

5. Emagrecimento

Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir significativamente o peso, a circunferência da cintura e o índice de massa corporal, especialmente em pessoas com sobrepeso com síndrome metabólica. A síndrome metabólica é caracterizada por uma circunferência da cintura alta, baixos níveis de colesterol bom e altos níveis de triglicerídeos. Pode levar a várias doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Além disso, o açafrão pode ajudar a retardar e tratar o diabetes tipo 2.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo

6. Desintoxicação

Açafrão é frequentemente usado para fins de desintoxicação, especialmente para ajudar o fígado. Estudos sugerem que pode ter um efeito inibitório contra uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo toxinas, algumas drogas e álcool. No entanto, você nunca deve fazer uma desintoxicação solo, pois a ingestão excessiva de curcumina pode causar danos à sua saúde.

Uma infusão fácil de preparar

Ingredientes

  • 200 ml de Leite (pode usar qualquer tipo de leite, inclusive leite vegetal)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 1 colher de sopa de Canela
  • Um pouco de pimenta preta moída
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó

Preparação

  1. Adicione todos os ingredientes em uma panela pequena e cozinhe por 5 minutos. A infusão está pronta quando as especiarias começarem a exalar um cheiro aromático.
  2. Coe a infusão de açafrão em uma peneira de malha fina. Despeje a infusão dourada em uma caneca e adoce com mel ou xarope de bordo. Agora você pode desfrutar de sua infusão de açafrão.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Leite Dourado ou Leite Dourado com Cúrcuma e Gengibre

Cúrcuma como ingrediente em outras infusões

Uma das propriedades mais interessantes do açafrão é que combina perfeitamente com outros ingredientes para criar infusões com um sabor único. Algumas das especiarias mais usadas com açafrão são gengibre, cardamomo, cravo ou anis.

A cúrcuma também combina muito bem com o chá verde para criar um poderoso tônico como nossa Infusão Orgânica para Queimar Gorduras .

Contra-indicações da infusão de cúrcuma

Tomar açafrão é considerado seguro em quantidades moderadas, mas é bom ter algumas coisas em mente ao beber chás de açafrão.

Cúrcuma pode manchar

A cor bonita e vibrante da cúrcuma pode manchar tudo, desde a pele até as bancadas. Use um avental ao preparar para proteger as roupas de manchas. Se o balcão estiver manchado com açafrão, você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para limpá-lo.

interação medicamentosa

Como a cúrcuma reduz a inflamação, ela pode interagir com medicamentos anti-inflamatórios, como os AINEs (anti-inflamatórios não esteróides). Açafrão também pode interagir com medicamentos que regulam o açúcar no sangue. Verifique com seu médico antes de usar açafrão se estiver tomando algum medicamento.

Durante a gravidez

As mulheres grávidas podem consumir açafrão em pequenas quantidades durante a gravidez ou durante a amamentação. Os especialistas recomendam não beber mais de duas xícaras de chá de açafrão por dia.