Qual é a melhor infusão para retenção de líquidos?
A maioria das infusões são até certo ponto diuréticas, pois aumentam a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina. No entanto, é verdade que existem algumas plantas que parecem ter um efeito diurético mais forte.
Essas infusões estimulam o corpo a se livrar da retenção de líquidos e, portanto, aliviam a sensação de inchaço. Continue lendo para saber qual é a melhor infusão para evitar a retenção de líquidos.
As melhores infusões para retenção de líquidos
- infusões de hibisco
- infusões de salsa
- infusões de funcho
- infusões de dente-de-leão
- Chá verde
- infusões de cavalinha
1. Hibisco
O chá de hibisco parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida e, de acordo com um estudo em camundongos, tem um efeito semelhante ao de alguns diuréticos sintéticos produzidos em laboratório, como a furosemida e a hidroclorotiazida.
Além disso, outras pesquisas concluíram que a composição de antocianina, flavonoide e ácido clorogênico do hibisco parecem regular a atividade da aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.
2. Salsa
O chá de salsa é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar a eliminar a retenção de líquidos e, de fato, pesquisas sobre o efeito diurético da salsa em animais mostram que a salsa pode aumentar a quantidade de urina produzida.
Tradicionalmente, era preparado em infusão e tomado várias vezes ao dia para reduzir a retenção de líquidos. Estudos em animais mostraram que pode aumentar o fluxo de urina e ter um leve efeito diurético.
3. Funcho
A erva-doce é uma planta tradicional usada para tratar problemas de bexiga e pressão alta. Isso porque tem efeito diurético, o que causa aumento da produção de urina e excreção do excesso de líquido no organismo.
Além disso, o funcho também ajuda a reduzir as chances de sofrer de doenças do trato urinário e a eliminar as toxinas dos rins. Também possui propriedades diaforéticas que ajudam a estimular a transpiração.
Ir para infusões com erva-doce >>
INFORMAÇÃO RELACIONADA
4. Dente-de-leão
O dente-de-leão é outra erva popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Essa planta funciona como um diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que atua nos rins e aumenta a produção de urina.
5. Chá verde
O chá verde é rico em teína, substância que possui propriedades diuréticas naturais. Embora uma única xícara de chá não contenha a quantidade necessária de teína para isso, beber três xícaras por dia pode aumentar a produção de urina e ajudar a eliminar o excesso de líquido no corpo.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
6. Rabo de cavalo
A infusão de cavalinha é outro diurético natural amplamente utilizado na medicina tradicional e, embora não haja muitas pesquisas recentes sobre essa planta, uma revisão de 2017 afirma que o efeito diurético da cavalinha pode ser comparado à hidroclorotiazida, que é um diurético produzido em laboratório.
Embora a cavalinha seja geralmente considerada segura, seu uso a longo prazo não é recomendado. Também não deve ser tomado por pessoas com problemas de saúde pré-existentes, como doença renal ou diabetes.
Precauções ao tomar infusões para evitar a retenção de líquidos
Idealmente, as pessoas que já tomam diuréticos sintéticos, como furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona, não devem tomar infusões para retenção de líquidos. Além disso, essas infusões devem ser evitadas por pacientes com problemas renais, doenças cardíacas ou pressão arterial baixa.
Outras formas de evitar a retenção de líquidos
Existem outros hábitos que você pode implementar que também ajudarão a reduzir a retenção de líquidos:
- Exercício físico: A atividade física pode ajudar a eliminar o excesso de líquidos, aumentando o fluxo sanguíneo para os tecidos e fazendo você suar
- Consuma mais magnésio: O magnésio é um eletrólito que ajuda a regular o equilíbrio de fluidos.
- Coma alimentos ricos em potássio: Comer alimentos ricos em potássio pode aumentar a produção de urina e diminuir os níveis de sódio, reduzindo a retenção de líquidos.
- Consumir menos sal: uma dieta rica em sal pode promover a retenção de líquidos.
Isenção de responsabilidade: este artigo é apenas para fins informativos. Não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. Cada pessoa é diferente e pode reagir de maneira diferente a diferentes ervas e chás. Nunca use chás ou ervas para tratar problemas médicos graves por conta própria.