Com certeza você já conhece algumas das propriedades que o chá verde tem para a sua saúde. Ajuda a perder peso, o seu grande poder antioxidante ou a melhoria do sistema imunitário são alguns dos seus benefícios mais estudados e pelos quais cada vez mais pessoas começam a tomá-lo diariamente.

Hoje sabemos que o chá matcha é o chá verde em que esses benefícios são maiores e isso se deve a um teor muito maior de uma série de compostos químicos: L-teanina, galato de epigalocatequina ou EGCG, teína e vitamina C. Continue lendo para descobrir conheça um pouco mais sobre esses componentes e como eles influenciam nas propriedades do chá matcha.

Compre chá matcha orgânico >>

Propriedades do chá matcha

O que é o chá matcha?

O chá Matcha é um pó de chá verde derivado das folhas da planta do chá conhecida como Camellia sinensis. Das folhas desta planta também se obtêm outros chás, como o chá preto, o chá branco, o chá azul ou chá oolong e o chá vermelho ou Pu Erh.

As plantas de chá que são cultivadas para produzir folhas de matcha são cultivadas em plena sombra , o que resulta em um grande aumento nos níveis de clorofila e outros compostos saudáveis ​​nas folhas de chá.

O chá matcha em pó é misturado em água quente e consumido como chá. Ao contrário do chá verde comum, onde as folhas são descartadas após a infusão, os bebedores de chá matcha consomem a folha inteira quando bebem o matcha em pó. Por esse motivo, o matcha é considerado um dos chás mais saudáveis , já que todos os compostos são ingeridos e absorvidos pelo organismo.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Guia do Chá Matcha: Benefícios, Notas, Acessórios

Ingredientes do chá Matcha

Os principais componentes do chá verde matcha são L-teanina, EGCG, teína e vitamina C. A L-teanina é um aminoácido encontrado principalmente no chá e em um tipo de cogumelo. Este aminoácido inibe a liberação rápida de teína, resultando em um aumento de energia mais suave e uniforme. A L-teanina é frequentemente atribuída ao aumento da energia e melhora do foco mental sem os efeitos colaterais associados ao café.

O EGCG é um antioxidante conhecido como galato de epigalocatequina. Este antioxidante tem sido associado à prevenção de certos tipos de câncer e a um menor risco de doenças cardíacas. O chá Matcha também contém vitaminas e minerais que contribuem para a saúde geral e função imunológica. Continue lendo se quiser saber como esses componentes influenciam as propriedades do chá matcha.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios

Propriedades do chá matcha

  1. Elimine os radicais livres
  2. Ajuda a perder peso
  3. Aumenta a concentração e o relaxamento
  4. Protege a saúde do coração
  5. Ajuda a prevenir diabetes
  6. Aumenta a função do sistema imunológico

1. Elimine os radicais livres

O chá Matcha é o chá com maior quantidade de antioxidantes . Os antioxidantes ajudam a limpar o corpo dos radicais livres , que podem causar estresse oxidativo. A oxidação é um processo natural que ocorre gradualmente à medida que envelhecemos. Os problemas surgem quando o estresse oxidativo ocorre em níveis elevados quando acelerado por agentes externos, como poluição, dietas pouco saudáveis ​​e tabagismo.

Os radicais livres têm sido associados a uma série de doenças degenerativas, incluindo doenças cardíacas, câncer e envelhecimento prematuro. Os antioxidantes do chá matcha ajudam a desintoxicar os radicais livres no corpo e evitam o excesso de oxidação. Esses antioxidantes também ajudam a remover metais pesados ​​do corpo que podem causar doenças graves.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas

2. Ajuda a perder peso

O pó de chá Matcha é reverenciado por sua capacidade de ajudar na perda de peso. O consumo de Matcha acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura , sinalizando ao corpo para queimar as reservas de gordura e convertê-las em energia . Este benefício do chá é amplamente atribuído à presença de EGCG no chá matcha. Foi demonstrado que a teína também influencia a queima de gordura ao aumentar a temperatura corporal e ajuda a enfrentar o exercício físico ao reduzir a fadiga.

Além disso, o chá matcha é isento de calorias , tornando-o uma opção ideal para quem deseja perder alguns quilos. Substitua uma xícara de chá matcha por bebidas esportivas açucaradas ou refrigerantes e você notará a diferença.

3. Aumenta a concentração e o relaxamento

A L-teanina presente no matcha é responsável por essas propriedades de relaxamento. A L-teanina faz com que o cérebro produza ondas alfa, que induzem naturalmente o relaxamento.

A L-teanina também faz com que o cérebro libere quantidades aumentadas de dopamina e serotonina. Esses dois compostos são conhecidos por sua capacidade de melhorar o humor e aumentar a concentração . Beber uma xícara de chá matcha pode fornecer um aumento modesto de energia, ao mesmo tempo em que induz a calma e o estado de alerta.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá e meditação, uma combinação perfeita?

4. Protege a saúde do coração

O chá verde Matcha pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável, protegendo-o contra várias doenças, incluindo doenças cardíacas. Estudos demonstraram que o matcha pode ajudar a regular a pressão sanguínea e diminuir os níveis de colesterol para diminuir o risco de ataque cardíaco. O consumo regular de chá matcha também pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e outros distúrbios cardíacos graves.

Uma meta-análise publicada no American Journal of Clinical Nutrition investigou 14 estudos científicos e as ligações entre o chá verde e o colesterol. Os pesquisadores descobriram que o chá verde reduziu significativamente o colesterol ruim, ou LDL. O chá verde também reduz os níveis de triglicerídeos e reduz a pressão arterial.

5. Ajuda a prevenir diabetes

O chá Matcha também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir complicações de saúde causadas pelo diabetes. Um estudo publicado no Diabetes & Metabolism Journal descobriu que o chá verde tem efeitos antidiabéticos e pode melhorar a tolerância à insulina. Esses benefícios foram atribuídos à alta concentração de EGCG do chá verde.

6. Aumenta a função do sistema imunológico

O chá Matcha contém altos níveis de minerais e vitaminas que promovem a saúde imunológica geral. O chá Matcha contém vitamina C, que há muito é associada a um sistema imunológico saudável.

Beber este chá verde em pó pode ajudar a proteger contra o resfriado comum e a gripe. O chá verde também possui propriedades antibacterianas que ajudam a remover as bactérias do sistema digestivo que podem causar dores de estômago.

Comece a beber chá matcha para uma saúde brilhante

O chá verde é o chá mais falado por seus benefícios à saúde. O chá Matcha vai um passo além, pois contém todos os compostos benéficos do chá verde em maior concentração. Beba algumas xícaras de chá matcha todos os dias e você verá como começará a se sentir melhor.

MAIS SOBRE O CHÁ MATCHA

4 Benefícios do Matcha para a sua Pele

Chá Verde ou Matcha: Principais Diferenças e Como Escolher

Como preparar o chá matcha corretamente

Como preparar o melhor Matcha Latte? Receita e dicas

TAGS:

COMPARTILHAR: