Você sabia que pode reinfundir o chá a granel e fazer mais uma ou duas xícaras com as mesmas folhas de chá ? Portanto, quando voltar para preparar um chá, não jogue fora as folhas. Muitos chás são famosos por sua capacidade de reter o sabor após a reinfusão. De fato, na China, a primeira infusão costuma ser jogada fora.

Quais chás podem ser reinfundidos?

Quase qualquer chá a granel pode ser preparado pelo menos duas vezes usando as mesmas folhas. A reinfusão de folhas de chá não é apenas uma maneira de obter mais xícaras, mas é importante entender como o sabor do chá varia e extrair o máximo de teína e antioxidantes que eles contêm.

Todos os chás de folhas soltas de alta qualidade podem ser reinfundidos , especialmente aqueles com folhas inteiras e inteiras. O tempo que você pode usar as mesmas folhas dependerá de muitos fatores: quanto tempo durou a primeira infusão, que tipo de chá você está usando, qual o formato das folhas, etc.

Chá vermelho ou Pu Erh

Os chás tinto ou Pu Erh são deixados a envelhecer durante anos, como os vinhos finos, para obter o seu sabor característico. O Pu Erh é um dos chás que melhor suporta a reinfusão , podendo utilizar as mesmas folhas 3 a 6 vezes.

Chá vermelho ou Pu Erh a granel

Compre chá vermelho orgânico a granel >>

Chá azul ou chá oolong

Alguns chás oolong têm um sabor muito complexo que muda de uma bebida para outra. Um oolong de boa qualidade deve ter pelo menos 2-3 infusões , se não mais.

chá oolong a granel

Compre chá oolong orgânico a granel >>

Chá verde

A maioria dos chás verdes reinfundem muito bem. Um chá verde de boa qualidade deve ser usado 2 a 3 vezes.

chá verde a granel

Compre chá verde orgânico a granel >>

chá branco

Embora não sejam geralmente conhecidos por seu sabor forte, os chás brancos têm um sabor limpo e suave que lembra a primavera e resiste a várias infusões. Como os chás verdes, 2-3 infusões podem ser preparadas com as mesmas folhas de chá.

chá branco a granel

Compre chá branco orgânico a granel >>

chá preto

Conhecidos por sua força e robustez, os chás pretos resistem mal a várias infusões . Em geral, a primeira infusão será forte e encorpada. A segunda e a terceira infusões ainda terão notas agradáveis ​​e distintas, mas não serão tão encorpadas. Se você gosta de chás pretos encorpados, recomendamos deixar as folhas de chá até dez minutos para a segunda infusão.

chá preto a granel

Compre chá preto orgânico a granel >>

chá de ervas

Algumas ervas funcionam melhor do que outras com infusões múltiplas. Infusões com sabores mais fortes funcionam melhor, mas qualquer chá de ervas merece uma segunda infusão.

Infusões de ervas a granel

Compre infusões orgânicas a granel >>

Dicas ao reinfundir o chá

Cada chá tem suas próprias instruções para prepará-lo. É importante usar a água na temperatura certa e no tempo necessário. Você pode usar nosso guia para preparar chá a granel como referência.

Após a primeira infusão, não é tão importante prestar atenção à temperatura, pois os taninos amargos desaparecem em sua maioria nesta primeira infusão.

Para a segunda infusão, adicione 1-2 minutos ao tempo de infusão original. Para cada infusão adicional, continue adicionando mais 1-2 minutos até que o sabor se esgote.

Tempo entre uma infusão e outra

O maior inimigo do chá é a umidade e a oxidação. Uma vez que as folhas de chá são umedecidas, elas começam a se decompor muito mais rapidamente. A maioria dos chás deve ser reinfundida em algumas horas . Depois disso, os chás não têm mais o mesmo sabor.

Posso lavar folhas de chá soltas?

Para certos tipos de chá, é altamente recomendável enxaguar. Os chás Pu-erh tendem a ter um sabor áspero na primeira infusão. Chás que tendem a ter uma adstringência desagradável também podem ser enxaguados. Um enxágue rápido removerá qualquer sabor desagradável.

A Replanta embala exclusivamente chás orgânicos, para garantir que apenas as folhas de chá cheguem à sua xícara, sem produtos químicos nocivos, como pesticidas, herbicidas ou fertilizantes.

Se quiser saber mais sobre porque optámos pelo chá biológico na Replanta, pode ler o nosso artigo " Porquê Chá Orgânico? ".

MAIS SOBRE O MUNDO DO CHÁ

Chá para Iniciantes, qual escolher e como preparar? >>

Chá a granel ou chá em saquinhos? >>

COMPARTILHAR: