Quer goste de um refrescante chá gelado ou de um chá quente, o modo de produção desta bebida faz toda a diferença em termos de sabores e aromas. Da colheita à secagem, as folhas do chá passam por mudanças que podem significar a diferença entre o delicado e doce chá branco e o robusto e poderoso chá preto. A incrível variedade de sabores e aromas não se deve ao uso de diferentes plantas, na verdade, essas características únicas do chá surgem dos métodos de processamento das próprias folhas de chá da planta Camellia sinensis .

produção de chá

Métodos de produção de chá

Existem dois métodos principais para produzir os diferentes tipos de chá : ortodoxo e não ortodoxo ou CTC (Crush-Tearl-Curl). Cada método produz um produto final muito diferente.

método ortodoxo

Folha Inteira: O método ortodoxo utiliza um processo que preserva a integridade e o sabor de toda a folha de chá em todas as etapas da produção.

Enrolamento e modelagem das folhas: Folhas de chá inteiras são cuidadosamente enroladas ou moldadas em vários tamanhos e estilos, dependendo do tipo de chá que está sendo produzido. O processamento ortodoxo é usado para produzir vários estilos de chá de folhas soltas, incluindo chá branco, chá verde, chá azul ou oolong e chá preto.

Método artesanal: Tratando-se de um processo artesanal que se realiza muitas vezes de forma artesanal, o mesmo tipo de chá pode variar muito consoante o produtor que o elabora.

Sabor Complexo: O método ortodoxo é mais caro e demorado , mas resulta em um atraente chá de folhas inteiras com sabor e aroma diferenciados.

Método não ortodoxo ou CTC

Folha Esmagada: Conhecido como Crush-Tear-Curl ou CTC, este método produz pequenos pedaços de folhas de chá que são intencionalmente triturados e moldados em grãos.

Projetado para saquinhos de chá comerciais: O método CTC foi originalmente projetado para a produção de chá preto encorpado e saboroso que poderia ser embalado em saquinhos de chá e se misturaria bem com o leite e o açúcar que costumam ser adicionados ao chá.

Método Industrial: O CTC é principalmente um método de produção de máquina criado para eliminar algumas das etapas manuais e de trabalho intensivo do método artesanal ortodoxo, a fim de acelerar o tempo de comercialização do chá preto e reduzir os custos de produção.

Sabor simples: O processo CTC carece da capacidade de produzir uma grande variedade de chás, com diferentes aromas e sabores. Alguns chás verdes podem ser produzidos usando este método, mas não chás brancos ou oolongs. As folhas processadas com este método tornam-se excessivamente oxidadas e começam a perder seus óleos essenciais imediatamente. Portanto, as nuances e notas de sabor do chá não podem ser controladas, criando um produto de sabor monótono.

Produção de chá de acordo com o método ortodoxo

O método ortodoxo dos chás orgânicos Repensar

Todos os chás da marca Replanta são produzidos seguindo o método tradicional ortodoxo de produção , a partir de folhas de chá orgânicas . Estes são os passos fundamentais que são seguidos para produzir nossos chás orgânicos:

1. Coleta: Os métodos de coleta variam muito dependendo do tipo de chá a ser produzido e da região. Normalmente , as folhas e brotos mais jovens são usados ​​para produzir chá branco e verde, com as folhas maduras usadas para produzir chá oolong e preto.

2. Murcha: Imediatamente após serem colhidas, as folhas de chá são transportadas para a fábrica onde seguirão com o processo de murcha. Folhas de chá recém colhidas são quebradiças e podem quebrar facilmente. Portanto, como primeira etapa do processo, as folhas são secas por várias horas para que murchem e percam parte de seu teor de umidade. O murchamento amolece as folhas de chá, tornando-as flexíveis e macias para que não quebrem durante o restante das etapas de processamento.

3. Enrolar: esta etapa consiste em enrolar as folhas para quebrar sua estrutura celular e liberar os óleos aromáticos que contêm. À medida que as folhas macias são enroladas e usinadas em forma, as paredes celulares da folha são quebradas, liberando as enzimas e os óleos essenciais que alteram o sabor da folha. A rolagem expõe os componentes químicos das folhas de chá ao oxigênio e inicia o processo de oxidação.

4. Oxidação: A oxidação é uma reação química que altera o sabor do chá e ajuda o chá processado a desenvolver sua aparência e cor finais . O tempo que as folhas de chá podem oxidar ou serem expostas ao oxigênio determinará o tipo de chá que a folha se tornará. As folhas de chá preto são altamente oxidadas e, portanto, as mais escuras e com sabor mais intenso. Os chás azuis ou chás oolong variam em níveis de oxidação e, portanto, apresentam cores e sabores diferentes, dependendo do grau de oxidação. Os chás verde e branco têm cor e sabor mais claros porque não sofrem oxidação.

5. Queima: A queima inicia o processo de secagem final . Uma vez que a folha tenha oxidado ao nível desejado, aplicamos calor à folha de chá para interromper o processo de oxidação e reduzir ainda mais o teor de umidade da folha para que as folhas de chá possam ser armazenadas sem estragar. Os chás verde e branco são disparados antes que a oxidação comece a evitá-la. Dependendo do tipo de calor aplicado, o cozimento também pode adicionar algumas características de sabor ao chá final. Por exemplo, os chás verdes japoneses são cozidos no vapor e têm um sabor mais leve e herbáceo, e os chás verdes chineses são cozidos em panelas grandes, dando-lhes um sabor tostado mais robusto.

6. Classificação: Depois que as folhas de chá secam, elas são classificadas visualmente em vários grupos de tamanho e cor semelhantes para criar diferentes lotes de chá. Esses lotes de chá recebem diferentes graus industriais que classificam a aparência visual do chá com base no número de folhas inteiras, folhas quebradas ou botões de chá não abertos no lote.

MAIS ARTIGOS SOBRE O MUNDO DO CHÁ

Chá para Iniciantes, qual escolher e como preparar? >>

O que é Chá? >>

Camellia Sinensis, a planta do chá >>

Por que Beber Chá? >>

COMPARTILHAR: