Infusão de Moringa: Benefícios, Propriedades e Contra-indicações
As folhas e sementes de moringa têm sido usadas há milhares de anos para tratar várias doenças e promover a cicatrização de feridas. As folhas são embaladas com compostos nutricionais essenciais para a saúde humana.
Nos últimos anos, o interesse por essa planta cresceu tanto que cientistas ocidentais começaram a estudar seus benefícios para a saúde. Continue lendo para descobrir o que a pesquisa mostra sobre a infusão de moringa, seus benefícios e propriedades.
O que é infusão de moringa?
O chá de Moringa é feito das folhas da planta Moringa oleifera . A árvore moringa tem vários nomes comuns, incluindo árvore milagrosa. Também é comumente chamada de ben oil tree, pois produz benzoil. Outro nome popular é árvore de rábano, porque as raízes têm sabor semelhante ao do rizoma.
A árvore moringa é nativa dos trópicos do Sudeste Asiático. O maior produtor de moringa é a Índia. A árvore também é cultivada para fins agrícolas e medicinais em outros países, como Filipinas, Indonésia ou Taiwan. Além disso, a planta é cultivada e encontrada na natureza em partes da África, América Central e Oceania.
A infusão de moringa é preparada pela infusão das folhas de moringa em água quente. Também pode ser feito com folhas de moringa moídas. Não contém cafeína e por isso pode ser consumido a qualquer hora do dia.
Sabor da infusão de moringa
A infusão de Moringa tem um sabor terroso semelhante ao do chá verde. É menos amargo e adstringente do que a maioria das variedades de chá verde e pode tolerar altas temperaturas e tempos de maceração mais longos. Geralmente é acompanhado de mel, menta e canela para equilibrar suas notas terrosas.
Na Replanta você encontra a Infusão Ecológica Tropical Moringa , feita com folhas de moringa, damasco, folha de amora e manga entre outros ingredientes 100% naturais.
Benefícios da infusão de moringa
1. Rico em antioxidantes
Os radicais livres são produzidos pela interação com agentes externos, como poluição, frituras e exposição ao sol. Eles danificam as células roubando um elétron, causando estresse oxidativo, dano celular e envelhecimento prematuro. O antídoto: antioxidantes, como flavonoides e polifenóis presentes na moringa. Foi demonstrado que uma dieta rica em antioxidantes pode prevenir o aparecimento de doenças crônicas e até reduzir os sinais de envelhecimento.
Os antioxidantes nas folhas de moringa incluem beta-caroteno e vitamina C. A atividade antioxidante desses ingredientes tem sido associada à melhoria da saúde imunológica em estudos com animais e em humanos. As folhas de moringa também contêm quercetina, um antioxidante que pode ajudar a reduzir a pressão alta em certas pessoas. Além disso, as folhas de moringa contêm ácido clorogênico, que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.
2. Muito nutritivo
Muitos dos alimentos saudáveis que são consumidos geralmente apresentam um ingrediente saudável. Como cenoura e vitamina A, frutas cítricas e vitamina C, nozes e vitamina E. As folhas de moringa se destacam como um superalimento por serem consideradas uma boa fonte de ferro, cálcio, vitamina C, vitamina B6 e riboflavina e possuem quantidades notáveis de potássio, vitamina A, vitamina E e magnésio.
3. Reduz o açúcar no sangue
Picos nos níveis de insulina e açúcar no sangue podem desencadear mudanças de humor e desejos de açúcar, e até mesmo levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e obesidade. A infusão de Moringa pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue.
A moringa tem sido eficaz na redução dos níveis de lipídios e glicose e na regulação do estresse oxidativo em estudos de laboratório. Um estudo clínico também demonstrou propriedades antioxidantes terapêuticas, bem como uma redução nos níveis de glicose em jejum em mulheres que tomaram um suplemento com folhas de moringa e amaranto por três meses. Um estudo com animais até mostrou que a moringa na dieta pode ajudar a reduzir o ganho de peso e a resistência à insulina.
4. Ajuda a reduzir a inflamação
A inflamação é uma resposta essencial a estímulos no corpo. No entanto, a inflamação crônica pode levar a sérios problemas de saúde, como pressão alta, dor crônica e aumento do risco de ataque cardíaco.
A maioria dos vegetais e produtos vegetais contém compostos anti-inflamatórios. Esses compostos são classificados de forma diferente com base em sua composição química, e alguns demonstraram ser mais eficazes do que outros na redução da inflamação.
Foi demonstrado que a moringa reduz significativamente a inflamação nas células. Além de conter polifenóis e isotiocianatos anti-inflamatórios, a moringa reduz a inflamação suprimindo enzimas e proteínas inflamatórias no corpo.
5. Pode diminuir o colesterol
Ter colesterol alto tem sido associado a um risco aumentado de doença cardíaca. Felizmente, muitos alimentos vegetais podem efetivamente reduzir o colesterol. Entre eles estão sementes de linho, aveia e amêndoas.
Estudos em animais e humanos mostraram que a moringa pode diminuir os níveis de colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
6. Melhora a saúde sexual
O estresse pode piorar sua vida sexual. Pode alterar os níveis hormonais, aumentando o cortisol e diminuindo a dopamina para reduzir a libido. Em estudos com animais, demonstrou-se que a moringa não apenas reduz os níveis de cortisol, mas também pode aumentar naturalmente os níveis de testosterona, um conhecido intensificador do desejo sexual.
7. Melhora a digestão
As folhas de moringa são benéficas contra distúrbios digestivos. Pessoas que sofrem de constipação, inchaço, gases, gastrite e colite ulcerativa podem aliviar seu desconforto bebendo chá de moringa.
As folhas de moringa têm propriedades antibióticas e antimicrobianas que as tornam um remédio ideal contra distúrbios digestivos. Mesmo a grande quantidade de vitaminas B contidas nas folhas ajuda a melhorar a digestão.
Contra-indicações da Moringa
Embora as folhas e outras partes da moringa sejam geralmente consideradas seguras e saudáveis para a maioria, existem alguns efeitos colaterais menores a serem observados:
- Em grandes doses, as folhas, cascas, raízes e frutos da moringa podem ter propriedades laxantes.
- Em mulheres grávidas, as raízes, cascas e extrato de moringa podem causar contrações uterinas. As mulheres grávidas devem consultar seus médicos antes de incluir folhas ou produtos de moringa em sua dieta.
- Da mesma forma, as mulheres que amamentam devem evitar as folhas de moringa, pois não se sabe se algum dos produtos químicos presentes pode ser passado para o bebê através do leite.
- Recomenda-se que as pessoas que tomam anticoagulantes também evitem a moringa, a menos que consultem seu médico primeiro.
Como muitas outras ervas, quando ingeridas com moderação, podem ser seguras para a maioria das pessoas, portanto, use-as sempre com cautela.
TAGS:
SHARE: