Você não precisa comprar chá gelado engarrafado da Nestea ou de qualquer outra marca para aproveitar esta bebida refrescante quando o calor bate. Preparar chá gelado em casa é tão simples quanto misturar suas folhas de chá favoritas com água quente ou fria. Além disso, as possibilidades são ilimitadas, pois você pode adicionar outros ingredientes como frutas frescas ou ervas para satisfazer o seu paladar. Neste guia prático, você aprenderá a fazer chá gelado com folhas de chá soltas em vez de saquinhos de chá, usando 3 métodos fáceis.

Prepare chá gelado ou chá gelado

Métodos de preparação de chá gelado

chá gelado padrão

O chá gelado é uma bebida popular de verão que pode ser feita com centenas de sabores diferentes. O chá gelado mais popular geralmente é feito com saquinhos de chá preto ou folhas de chá preto e um adoçante para realçar o sabor. O chá preto é preferido por ter uma grande quantidade de taninos que produzem um sabor forte e robusto com mais corpo.

Para um melhor resultado, é conveniente usar ingredientes de alta qualidade . O chá a granel tem um sabor melhor e oferece maiores benefícios à saúde do que o chá em saquinho, pois o chá a granel contém a folha inteira. Também recomendamos o uso de água filtrada para o melhor sabor.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Traga água para a fervura
  2. Adicione as folhas de chá. Para chás pretos e chás oolong pode deixar as folhas em infusão entre 3 e 5 minutos.
  3. Retire as folhas de chá e deixe o chá esfriar até a temperatura ambiente.
  4. Sirva direto em copos cheios de gelo ou guarde na geladeira para beber depois.

Cerveja fria ou infusão fria

O método cold brew consiste em preparar o chá usando água fria em vez de água quente . Como a água fria não extrai sabores tão rapidamente quanto a água quente, as folhas de chá são deixadas na água por várias horas.

A preparação a frio requer uma quantidade maior de chá para desenvolver os mesmos sabores de uma preparação com água quente ou fervente. Como regra geral, use duas colheres de chá de folhas de chá para cada xícara de água , ou seja, o dobro do que se estivesse preparando o chá normalmente.

Se quiser usar adoçante, use açúcar líquido , como xarope. Açúcares sólidos, como mel e açúcar mascavo, não se dissolvem bem em água fria, portanto devem ser evitados.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Encha uma jarra de vidro grande com água fria e adicione as folhas de chá soltas.
  2. Cubra a jarra e deixe o chá em infusão durante a noite ou pelo menos 8 a 10 horas.
  3. Prove o chá para se certificar de que o sabor é adequado para você. Se o chá estiver muito fraco, deixe-o em infusão por mais tempo.
  4. Use uma peneira de malha fina para remover as folhas de chá. Leve à geladeira para beber depois ou sirva em copos grandes de cristal cheios de cubos de gelo.

Chá do sol ou chá do sol

O chá do sol é um método de preparo de chá que aproveita a energia do sol para fazer um saboroso chá gelado. As folhas de chá são mergulhadas em água e expostas à luz solar direta por várias horas enquanto infundem sabor e aroma.

Alguns críticos acreditam que preparar o chá ao sol é perigoso porque as temperaturas quentes podem estimular o crescimento de bactérias . Este método de preparação do chá pode ser seguro se forem tomadas as devidas precauções. Use sempre uma jarra de vidro. Cubra o chá para evitar que bactérias e outros contaminantes entrem no recipiente durante o processo de preparo. Faça pequenos lotes e guarde o chá feito ao sol por apenas 1-2 dias.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Encha um recipiente de vidro limpo com água em temperatura ambiente e adicione as folhas de chá.
  2. Coloque o recipiente sob a luz direta do sol por 4-6 horas e cubra-o com uma tampa. Dependendo de onde você mora, pode ser necessário mover o jarro para mantê-lo longe do sol.
  3. Prove o chá para determinar o sabor desejado. Se o sabor estiver muito fraco, deixe o chá continuar em infusão.
  4. Depois de pronto o chá, sirva em copos altos com cubos de gelo ou guarde-o por um ou dois dias na geladeira.

Exemplos de chá gelado

Use sua imaginação para preparar deliciosos chás gelados

Preparar chá gelado é uma ótima maneira de experimentar sabores e se manter hidratado durante os dias mais quentes. Embora as misturas tradicionais de chá gelado sejam feitas com folhas de chá preto, você pode experimentar outros tipos de chá, como chá verde ou branco, ou infusões de ervas com sabores frutados. Você pode até usar chás pretos com sabor e especiarias. Experimente um chá preto Earl Grey para um toque de sabor cítrico, ou opte por um chá preto chai para um sabor mais exótico e picante.

Você também pode adicionar outros ingredientes para fazer sua própria receita e aproveitar ainda mais o chá gelado. Adicione folhas de hortelã fresca ou adoce com pedaços de frutas frescas em vez de outros adoçantes prejudiciais à saúde, como o açúcar.

Seja qual for o seu gosto, essas receitas e métodos de preparo de chá gelado são as ferramentas perfeitas para se refrescar no verão com uma bebida saborosa . Comece a preparar deliciosos chás gelados e garantimos que você não vai querer beber mais nada.

TAGS:

SHARE: