O que parece uma erva daninha irritante para muitas pessoas pode na verdade ser uma bebida saudável e deliciosa. O dente-de-leão aparece em jardins ao redor do mundo toda primavera e dura todo o verão. Suas pétalas amarelas vibrantes são fáceis de detectar e suas vagens de sementes são frequentemente usadas por crianças para fazer desejos.

Preparámos um pequeno guia com os benefícios da infusão de dente-de-leão, para que avalie facilmente o que lhe pode trazer.

O que é infusão de dente-de-leão?

O chá dente-de-leão é uma bebida sem cafeína feita a partir das flores, folhas ou raiz da planta dente-de-leão da família das margaridas, ou Taraxacum officinale. Tem sido usado em diferentes medicamentos tradicionais há mais de mil anos, especialmente para desintoxicação do fígado, problemas renais e digestivos, dores de dente e até cáries e depressão. O dente-de-leão é fácil de encontrar, o que o torna um remédio caseiro muito atraente.

Considerado por muitos como uma erva daninha, eles são freqüentemente encontrados crescendo em jardins ou parques. As flores e folhas do dente-de-leão também são usadas como alimento. As flores podem ser consumidas cruas, cozidas no vapor ou até fritas. A raiz de dente-de-leão torrada é frequentemente usada para fazer uma bebida semelhante ao café, mas sem a cafeína.

Sabor da infusão de dente-de-leão

A infusão de dente-de-leão terá um sabor diferente dependendo da parte da prata que usarmos para prepará-la. A infusão de dente-de-leão preparada com as pétalas tem um sabor delicado e doce. A raiz de dente-de-leão torrada tem um sabor mais intenso com notas defumadas e tostadas que combinam com um sabor robusto. A infusão de folhas de dente-de-leão oferece um sabor terroso e herbáceo que pode ter notas adstringentes.

Benefícios da infusão de dente de leão

Todas as partes da planta de dente-de-leão podem fornecer inúmeros benefícios à saúde, mas os mais benéficos são as folhas e a raiz. As flores do dente-de-leão podem fornecer atividade antioxidante, enquanto as folhas e raízes são frequentemente usadas para problemas urinários e digestivos.

1. Ajuda na digestão

Beber chá de dente-de-leão pode ajudar a simplificar o sistema digestivo. Na medicina herbal, o dente-de-leão tem sido usado para tratar náuseas e doenças digestivas, como dores de estômago e cólicas estomacais. Os especialistas acreditam que as propriedades anti-inflamatórias do dente-de-leão são responsáveis ​​por reduzir a dor e acalmar os músculos do estômago irritados.

Beber chá de dente-de-leão também pode ajudar a melhorar a função hepática, prevenir doenças hepáticas e acelerar a digestão. Pesquisas mostram que o dente-de-leão pode ajudar a aumentar o fluxo de bile, ajudando assim o corpo a decompor os alimentos em nutrientes com mais facilidade

Na Replanta pode encontrar a Infusão Organic Happy Stomach , que além do dente-de-leão, contém outros ingredientes naturais para ajudar a melhorar a digestão e as dores de estômago, como rooibos verdes, camomila, mirtilo, hortelã e erva-doce.

2. Evita a retenção de líquidos

A infusão de dente-de-leão é uma bebida sem calorias. Sendo um ótimo substituto para bebidas carregadas de açúcar que podem engordar. Além disso, é mais saboroso que a água, então é mais provável que você beba e se mantenha hidratado.

O chá de dente-de-leão é um diurético natural, o que significa que pode ajudar a eliminar líquidos do corpo. O efeito diurético natural ajuda a desintoxicar o corpo e a eliminar as toxinas através da urina. Esses efeitos podem ajudar a tratar ou aliviar os sintomas associados a uma infecção do trato urinário. Embora isso não signifique perda de peso a longo prazo, pode ajudá-lo a perder peso de forma pontual, reduzindo o inchaço e funcionando como um laxante suave.

A maioria dos diuréticos causa perda de potássio no organismo, porém, a infusão de dente-de-leão ajuda a recuperá-lo. Esta propriedade única torna o dente-de-leão o remédio herbal ideal para a retenção de líquidos nas mãos, tornozelos, pés e panturrilhas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

8 Infusões para Eliminar Líquidos Naturalmente

3. Combate infecções

O chá de dente-de-leão pode ajudar a combater infecções e fortalecer o sistema imunológico graças às vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nas folhas. Os antioxidantes são compostos poderosos que podem ajudar a eliminar os radicais livres.

Os radicais livres são compostos altamente prejudiciais que causam a deterioração dos processos celulares normais. Esses agentes têm sido associados a várias doenças, incluindo doenças cardíacas, certos tipos de câncer e sinais de envelhecimento. Os antioxidantes são responsáveis ​​por eliminar esses radicais livres do corpo humano para prevenir o estresse oxidativo, o processo que destrói as células.

4. Melhora a saúde do coração

O chá de dente-de-leão pode ser benéfico para a saúde do coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias naturais. O dente-de-leão trabalha suavemente para diminuir a inflamação, o que pode melhorar a circulação sanguínea. Isso pode ajudar a diminuir a pressão alta e prevenir o risco de doenças cardíacas graves, como coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

5. Auxilia no tratamento do diabetes

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Geralmente é caracterizada pela diminuição da produção ou tolerância dos níveis de insulina. Um estudo científico examinou os efeitos do dente-de-leão no diabetes. Os pesquisadores descobriram que o dente-de-leão ajudou a modular os níveis de açúcar no sangue e melhorou a tolerância à insulina.

6. Alto teor de vitaminas

As folhas de dente-de-leão contêm vitaminas A, K e minerais que são benéficos para a saúde humana. A vitamina A é benéfica para a visão, o sistema imunológico e o crescimento celular saudável. Conhecido como retinóide, também é benéfico para a saúde da pele e para o envelhecimento prematuro. A vitamina K é responsável por uma série de processos corporais vitais. É essencial para a coagulação do sangue, regulação do cálcio e saúde óssea.

Como preparar a infusão de dente-de-leão?

Qualquer parte da planta de dente-de-leão pode ser usada para fazer infusões: as flores, a raiz ou as folhas. Chá de raiz de dente-de-leão, chá de flor de dente-de-leão e chá de folha de dente-de-leão são fáceis de encontrar em fitoterapeutas e lojas especializadas, mas você também pode fazer o seu próprio se tiver uma planta à mão.

As infusões de cada parte do dente-de-leão podem ser feitas separadamente ou misturadas. A folha e a flor do dente-de-leão também podem ser misturadas com outros ingredientes.

Em geral, a infusão de dente-de-leão deve ser preparada com água fervente. Também é melhor preparar com folhas soltas, flores frescas ou raízes secas em vez de saquinhos de chá. As folhas e flores devem ser deixadas em infusão entre 5 e 10 minutos, enquanto as raízes entre 6 e 8 minutos.

Contra-indicações da infusão de dente-de-leão

Reação alérgica

Se você é alérgico a ambrósia, também pode ter uma reação alérgica ao chá de dente-de-leão. Evite tomar este chá se for alérgico à planta dente-de-leão ou outras plantas relacionadas, como margaridas e crisântemos. Pare de consumir imediatamente e entre em contato com um profissional de saúde se tiver sintomas como erupção cutânea, falta de ar e garganta arranhada.

interação medicamentosa

O dente-de-leão pode inibir a absorção de certos antibióticos, diminuindo assim a eficácia dos medicamentos. Consulte o seu médico antes de tomar dente-de-leão se estiver tomando antibióticos. Pessoas que têm problemas renais ou tomam medicamentos para doenças relacionadas aos rins devem consultar um médico ou nutricionista antes de consumir o chá de dente-de-leão.

O dente-de-leão também pode interferir com alguns medicamentos diuréticos e causar outros efeitos colaterais. A principal coisa a considerar é o teor de potássio. Alguns medicamentos diuréticos contêm potássio, que quando tomado com chá de dente-de-leão, pode atingir níveis que não são saudáveis ​​para o corpo humano. Sempre consulte seu médico antes de usar fitoterápicos ou chás se estiver tomando algum medicamento