Quando você tem uma dor de cabeça incômoda, preparar uma infusão provavelmente não é sua prioridade. Mas algumas infusões podem ser realmente úteis. Descubra quais são as melhores infusões para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Como uma infusão pode aliviar uma dor de cabeça?

A dor de cabeça pode ser definida como dor na cabeça e pescoço, causada por diferentes problemas de saúde ou fatores ambientais, como ruídos altos, infecções, estresse e até desidratação.

Infusões para dor de cabeça

Existem dois grupos de dores de cabeça: primárias e secundárias. As dores de cabeça primárias são dores de cabeça tensionais, dores de cabeça em salvas e enxaquecas, enquanto as dores de cabeça secundárias aparecem como sintoma de alguma outra doença ou condição, como desidratação ou resfriado comum.

Antes de decidir tratar sua dor de cabeça com uma infusão, é importante saber que tipo de dor de cabeça você tem. Por exemplo, uma dor de cabeça causada por desidratação pode ser tratada com a reidratação com fluidos. Para dores de cabeça causadas por um resfriado comum ou causadas por estresse, você também pode encontrar alívio em uma infusão quente. Mas fortes dores de cabeça causadas por sérios problemas subjacentes não devem ser tratadas em casa.

Isenção de responsabilidade: este artigo é apenas para fins informativos. Não se destina a substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. Cada pessoa é diferente e pode reagir de maneira diferente a diferentes ervas e chás. Nunca use chás ou ervas para tratar problemas médicos graves por conta própria.

As 7 melhores infusões para dores de cabeça

  1. chá de gengibre
  2. infusões de hortelã
  3. infusões de lavanda
  4. infusões de matricária
  5. Chá verde
  6. Chá de camomila
  7. infusões de alecrim

Se você tem certeza de que sua dor de cabeça não é sinal de um problema de saúde mais sério, tente reduzi-la com uma infusão. Por exemplo, alguns chás de ervas podem ajudar com dores de cabeça tensionais, dores de cabeça por desidratação, dores de cabeça por estresse ou inflamação. Alguns chás de ervas podem ajudá-lo a relaxar, todos os chás de ervas sem cafeína o ajudarão a se reidratar e alguns são ótimos para ajudar a reduzir a inflamação.

1. Infusões de gengibre

Poucas infusões são tão versáteis quanto o gengibre. Hoje, o gengibre é um dos ingredientes mais comuns na cozinha e está disponível em quase todos os supermercados. Estudos sugerem que o chá de gengibre pode ser tão eficaz quanto a medicina regular no tratamento de dores de cabeça agudas . E o melhor? Pode causar menos efeitos colaterais do que os medicamentos regulares. A dose eficaz para tratar a dor de cabeça é uma xícara de chá preparada com 2-3 gramas de raiz de gengibre no início da dor de cabeça e mais uma se os sintomas da enxaqueca ainda estiverem presentes 2 horas depois.

Ir para infusões com gengibre >>

INFORMAÇÃO RELACIONADA

9 benefícios incríveis das infusões de gengibre

2. Infusões de hortelã

O chá de hortelã-pimenta e o óleo de hortelã-pimenta são remédios naturais populares para aliviar a dor e dores de estômago , dois sintomas associados às enxaquecas. O ingrediente ativo do chá de hortelã-pimenta é o mentol. Este composto oferece um sabor refrescante e também ajuda a diminuir a inflamação que pode levar a dores de cabeça.

Ir para chás de ervas com hortelã >>

3. Infusões de lavanda

A lavanda é utilizada de forma semelhante à hortelã-pimenta, seja na forma de chá ou infusão feita com flores de lavanda em água fervente, ou topicamente na forma de um óleo essencial. A inalação de óleo essencial de lavanda também pode ajudar a aliviar dores de cabeça agudas e enxaquecas.

4. Infusões de matricária

Matricária ou Tanacetum parthenium pode não ser uma infusão comum, mas pode ser um dos melhores remédios naturais para tratar dores de cabeça, enxaquecas e diferentes tipos de dor. Pertence à família botânica das margaridas e, embora não seja difundida, suas propriedades para aliviar a dor de cabeça foram estudadas mais do que muitas outras ervas. Os pesquisadores apontam para ingredientes ativos, como lactonas sesquiterpênicas e flavonóides, como responsáveis ​​pelos benefícios da enxaqueca da matricária.

5. Chá verde

O chá verde é amplamente reconhecido por seus benefícios à saúde. É um ingrediente básico na indústria de perda de peso, pois os compostos do chá verde ajudam a acelerar a queima de gordura. É também um popular chá de desintoxicação graças à sua alta concentração de antioxidantes. O chá verde pode ajudar a tratar os sintomas da enxaqueca , melhorando a saúde geral.

Por outro lado, o chá verde contém teína, um estimulante que pode ser bom ou ruim, dependendo de como o usamos. A teína (ou cafeína) é um ingrediente ativo em muitas drogas usadas para tratar dores de cabeça , mas também pode ser obtida naturalmente em uma xícara de chá. No entanto, a teína também pode ser uma fonte de sua dor de cabeça. Estudos demonstraram que muita teína pode desencadear uma dor de cabeça.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Os chás verdes mais saudáveis

6. Chá de camomila

A camomila também pode ajudar a aliviar as dores de cabeça da enxaqueca. Tem sido usado tradicionalmente por suas propriedades calmantes e calmantes . Tanto o chá de camomila feito de flores secas de camomila quanto a aplicação tópica de óleo essencial podem aliviar a dor.

Um estudo publicou uma hipótese médica examinando os efeitos da camomila na enxaqueca após uma revisão clínica. Os pesquisadores descobriram que a camomila atua diretamente para modular as atividades do sistema nervoso para diminuir os sintomas da enxaqueca. A camomila inibe os hormônios do estresse e aumenta a atividade do GABA, o que ajuda a melhorar o humor e induzir o relaxamento.

Ir para infusões com camomila >>

7. Infusões de alecrim

O alecrim, uma erva culinária popular, tem muitos benefícios potenciais para a saúde. Pode ser útil para distúrbios do sistema nervoso, como ansiedade, mas também pode fornecer atividade para aliviar a dor e melhorar a memória. Na medicina tradicional, é frequentemente usado para tratar dores de cabeça e enxaquecas.

Alivia a dor de cabeça bebendo deliciosas infusões

Da próxima vez que sentir uma enxaqueca, beba uma xícara de um desses chás para ajudar a aliviar os sintomas. Eles podem ajudar a diminuir a inflamação para reduzir a sensação de dor de cabeça latejante. Os chás de ervas também podem aumentar o relaxamento, ajudando a acalmá-lo e aliviar a dor.

Por fim, recomendo evitar os gatilhos da enxaqueca, como estresse, álcool e consumo excessivo de café. Certifique-se de beber bastante água e fazer exercícios regularmente.