Beber café é um ritual matinal para muitas pessoas. É uma bebida energética amada por muitos que pode ajudá-lo a conquistar até mesmo os dias mais pesados. Mas há muitas razões pelas quais algumas pessoas decidem substituir o café pelo chá. Alguns acham que as bebidas de café são muito ácidas para o estômago, enquanto outros se sentem cansados ​​e nervosos depois de apenas uma xícara. O chá é uma ótima alternativa, pois é formulado para proporcionar um aumento de energia mais sutil, mas sem altos e baixos .

O chá tem um grande potencial em termos de benefícios para a saúde . Os diferentes tipos de chá podem prevenir doenças graves, como doenças cardíacas e doenças crônicas, aumentar o relaxamento e aumentar a energia . Bebedores regulares de chá exaltam os efeitos estimulantes do chá por um bom motivo. O chá oferece o estímulo de que você precisa, sem os efeitos colaterais de uma queda no meio do dia ou uma sensação de nervosismo. Continue lendo para descobrir como você pode substituir o café pelo chá e aprender sobre alguns dos chás com teor mais alto que existem.

Quanta teína tem o chá?

Quando falamos de teína e cafeína, referimo-nos ao mesmo componente, como poderá ler no nosso artigo Café ou chá? Cafeína ou teína? .

O teor de teína do chá varia muito dependendo do tipo de chá . Outros fatores, como onde o chá é cultivado, como é processado e técnicas de preparo, podem afetar os níveis de teína de uma determinada xícara de chá. Para referência, uma xícara de café contém 100 miligramas, embora algumas torras fortes possam ter quantidades ainda maiores.

Os verdadeiros chás, aqueles feitos a partir da planta do chá conhecida como Camellia sinensis , contêm diferentes níveis de teína . Em geral, uma xícara de chá preto contém a maior concentração de teína em comparação com outros tipos de chá. Há uma grande exceção: o chá verde Matcha . Os chás pretos contêm uma média de 37 miligramas de teína por xícara, enquanto alguns chás matcha contêm cerca de 130 miligramas. O chá Oolong e o chá verde contêm cerca de 31 miligramas de teína por xícara de chá, enquanto o pu-erh possui 31 miligramas por xícara. O chá branco é o menos cafeinado dos chás, com apenas 27 miligramas por xícara. A erva-mate sul-americana é uma alternativa popular ao café. A erva-mate contém 59 mg de cafeína.

Por que beber chá para obter mais energia?

É fácil ver que a maioria dos chás tem menos teína do que uma xícara de café. Então, por que tantas pessoas recomendam substituir o café pelo chá quando você deseja aumentar os níveis de energia? O chá oferece um aumento de energia mais suave e consistente do que o café. Isso significa que você pode ficar alerta e focado sem experimentar o lado negativo de um acidente depois.

No café, a cafeína é liberada imediatamente , dando aquela sensação de euforia que você experimenta quase imediatamente após consumi-la. Em vez disso, a teína do chá é liberada mais lentamente devido à sua composição química. O chá contém compostos químicos conhecidos como taninos, polifenóis adstringentes que dão ao chá seu sabor forte e fresco. Esses taninos se ligam aos aminoácidos e à teína, proporcionando um aumento de energia mais consistente . A liberação lenta de cafeína resulta em um impulso de energia mais duradouro que não vem com os picos e quedas associados ao café.

Além de uma quantidade moderada de teína, o chá também contém um aminoácido conhecido como L-teanina, que ajuda a aumentar o estado de alerta mental . A L-teanina só é encontrada no chá e em certos cogumelos. Este aminoácido raro reduz o estresse e melhora o humor , desencadeando respostas químicas no sistema nervoso que produzem um efeito calmante. A L-teanina é poderosa porque induz relaxamento sem efeitos sedativos. Isso ajuda a remover a teína, que pode deixar as pessoas nervosas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios

Como escolher o chá certo para ter mais energia?

Existem dois fatores principais ao escolher o melhor chá high-tein. Primeiro de tudo, você deve decidir quanto teína você precisa . Se você bebe regularmente 4 ou mais xícaras de café por dia , mudar para um chá oolong com proteína moderada pode não fornecer a energia de que você precisa. Em vez disso, você pode optar por um chá matcha que oferece alto teor de teína, bem como altas concentrações do aminoácido L-teanina, que pode mantê-lo concentrado por mais tempo. Você pode não conseguir desistir completamente do café no início, mas mudar lentamente para o chá pode ser o primeiro passo.

O chá preto e o chá oolong são uma boa opção para bebedores de café mais moderados. Eles ainda são potentes em termos de teína, mas não causam efeitos colaterais como nervosismo e estresse.

O segundo fator na hora de escolher o seu chá é o sabor. Muitos dos chás de teor mais alto têm qualidades adstringentes e sabores fortes e arrojados. Isso é ideal para bebedores de café que apreciam sabores encorpados. Os chás pretos estão mais intimamente associados ao café em termos de teor de cafeína e sabor . Os chás pretos com alto teor de teína incluem chá Assam, Darjeeling e Ceilão . Uma escolha muito popular é o chá britânico Earl Grey , que é uma mistura de chás pretos encorpados e bergamota, muitas vezes bebido com leite.

O chá Oolong está próximo do chá preto em termos de sabor forte . Isso porque é semi-oxidado, o que permite que as folhas desenvolvam sabores profundos . O chá Oolong é um dos favoritos dos chineses e pode ser feito bem forte para quem gosta de sabores fortes. Os chás Oolong também podem ser frutados e florais, com perfis de sabor que formam um meio termo entre o chá branco e o chá preto.

Uma xícara de chá verde é o meio-termo quando se trata de um chá mais cafeinado com sabor mais suave . Os chás verdes japoneses, como Sencha e Genmaicha, têm sabores vegetais que tendem a ser florais, tostados e terrosos. Os chás verdes também são embalados com antioxidantes saudáveis , como catequinas e polifenóis, que oferecem benefícios para a saúde, desde a redução da pressão arterial até a melhoria da função do sistema nervoso central e auxiliando na perda de peso.

Em geral, o chá branco é o mais delicado, com sabores doces e florais. É também o que tem a menor quantidade de proteína. O chá branco é a escolha ideal para pessoas sensíveis à teína ou que desejam um estímulo leve . É um chá perfeito para beber a meio da tarde, pois pode dar-lhe um pequeno reforço de energia para terminar o dia, sem medo de perder o sono antes de se deitar.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá para Iniciantes, qual escolher e como preparar?

Melhor com chá a granel

Os saquinhos de chá são úteis por conveniência e para beber chá em movimento. Por outro lado, os chás de folhas soltas oferecem mais benefícios à saúde e fornecem o aumento de energia que você deseja de forma mais eficaz . Os chás de folhas soltas geralmente são de qualidade superior aos saquinhos de chá , pois os últimos contêm folhas quebradas, poeira e detritos que não oferecem benefícios potentes. Os chás a granel geralmente contêm as folhas inteiras e os antioxidantes, taninos e polifenóis que tornam o chá um começo ideal para o dia.

Recomendamos o uso de chá a granel sempre que possível. Se você gosta de levar seu chá para viagem, basta optar por uma caneca para viagem com infusor embutido em vez de usar saquinhos de chá verde. Basta adicionar as folhas de chá ao infusor e encher com água quente ou fervente.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como preparar o chá a granel?

Enfrente o seu dia com mais energia bebendo chá

Você sabia que o chá é a bebida mais consumida no mundo depois da água? O chá é uma bebida popular que pode aumentar a concentração e melhorar o estado de alerta mental. Você pode beber essas bebidas teínas o ano todo, quer prefira o chá gelado ou as variantes quentes. O mundo do chá é quase infinito devido às suas milhares de variedades e diferentes formas de prepará-lo, e além de lhe dar a energia que necessita no seu dia a dia, irá proporcionar-lhe inúmeros benefícios para a saúde.

COMPARTILHAR: