As folhas de oliveira, Olea euroaea L. , têm sido utilizadas em diferentes remédios tradicionais em países mediterrâneos como Espanha, Grécia, Itália, Turquia ou Tunísia. Normalmente, usado em extrato, infusões ou pó.

As propriedades da folha de oliveira provêm principalmente de seus componentes fenólicos, como a oleuropeína, devido aos seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos e reguladores do colesterol.

Continue lendo para aprender um pouco mais sobre as propriedades benéficas para a saúde das folhas de oliveira e os estudos científicos que as corroboram.

Infusão com Folha de Oliveira

Polifenóis na folha de oliveira

As folhas de oliveira são conhecidas por seus efeitos benéficos no metabolismo , essas propriedades são atribuídas à grande quantidade de polifenóis que contêm.

Estes polifenóis são produzidos quando a oliveira reage aos ataques de insetos e outros patógenos, em resposta às doenças que estes produzem na árvore. A maior quantidade de compostos fenólicos está concentrada nas folhas da oliveira.

Os componentes mais abundantes na folha de oliveira são a oleuropeína, seguida do hidroxitirosol, responsáveis ​​pelos efeitos positivos para a saúde que descreveremos a seguir.

Propriedades da Folha de Oliveira

  1. poder antioxidante
  2. saúde do coração
  3. Reduz a hipertensão
  4. prevenir diabetes

1. Poder antioxidante

Oxigênio e nitrogênio são essenciais em nosso metabolismo. Eles são produzidos no corpo humano continuamente e são controlados por enzimas endógenas, como superóxido dismutase e catalase. Quando esses compostos são produzidos em excesso ou há uma superexposição a substâncias oxidantes externas, como radiação solar ou fumaça de tabaco, moléculas valiosas como DNA ou proteínas em nosso corpo são danificadas. Esse dano está associado a doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.

Existem evidências de que compostos antioxidantes podem prevenir esse dano oxidativo e que o aumento da ingestão de alimentos ricos nesses elementos reduz o risco dessas doenças. A oleuropeína presente na folha da oliveira demonstrou ser um poderoso antioxidante com grandes propriedades anti-inflamatórias , capaz de neutralizar os radicais livres que causam danos às células.

2. Saúde do coração

Os compostos fenólicos das folhas de oliveira e do azeite da dieta mediterrânea têm sido associados a uma menor incidência de doenças cardíacas.

Esses compostos da folha de oliveira podem prevenir os efeitos negativos do metabolismo oxidativo, retardando a aterosclerose. A aterosclerose é uma doença na qual gorduras, colesterol e outras substâncias são depositadas dentro das artérias.

3. Reduz a hipertensão

A infusão de folhas de oliveira é bem conhecida como um tratamento tradicional para baixar a pressão sanguínea . Vários estudos demonstraram que o consumo de extrato de folha de oliveira pode reduzir significativamente a pressão arterial em indivíduos com hipertensão, sendo seu efeito comparável ao de alguns medicamentos anti-hipertensivos comuns.

Nesses ensaios, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue também melhoraram , levando a um risco reduzido de doença cerebrovascular.

4. Previne diabetes

Folhas de oliveira também têm sido usadas como erva medicinal para tratar a hiperglicemia diabética . Várias investigações demonstraram o poder hipoglicemiante da oleuropeína.

Em um estudo realizado em indivíduos diabéticos, foi demonstrado que a oleouropeína pode ser benéfica na inibição da hiperglicemia e do estresse oxidativo causado pelo diabetes.

folhas de oliveira

Como tirar a folha de oliveira?

A folha de oliveira pode ser tomada em extratos, suplementos ou infusões. Tal como acontece com o resto das ervas e plantas, recomendamos tomá-las em forma de infusão, pois é uma forma natural e dosada de ver pouco a pouco o efeito no seu corpo.

Também recomendamos o uso de folhas de oliveira orgânica , pois a oliveira (e suas folhas) geralmente são submetidas a tratamentos químicos como sulfatos e esses elementos nocivos são absorvidos pelas folhas. Ao usar folhas orgânicas certificadas, você garante que apenas componentes naturais e benéficos cheguem ao seu corpo.

Na Replanta oferecemos-lhe uma infusão biológica de folha de oliveira com damasco , de sabor frutado e sem adição de açúcar, que pode tomar a qualquer momento porque também não contém cafeína.

Contra-indicações da folha de oliveira

Até hoje, nenhum risco foi encontrado em tomar chá de folhas de oliveira e, como esse chá é tomado há séculos na área do Mediterrâneo sem efeitos colaterais relatados, é considerado seguro para a maioria das pessoas.

Da mesma forma, se você estiver sob tratamento médico para qualquer doença, converse com seu médico antes de tomar qualquer infusão de folha de oliveira.

Fontes

- Sedef N El, Sibel Karakaya, folhas de oliveira ( Olea europaea ): potenciais efeitos benéficos na saúde humana , Nutrition Reviews , Volume 67, Edição 11, 1 de novembro de 2009, páginas 632–638.

- Hemant Poudyal, Fiona Campbell, Lindsay Brown, Olive Leaf Extract Attenuas Cardiac, Hepatic, and Metabolic Changes in High Carbohydrate–, High Fat–Fed Rats, The Journal of Nutrition , Volume 140, Edição 5, Maio de 2010, Páginas 946–953 .

- Lockyer, S., Corona, G., Yaqoob, P., Spencer, J., & Rowland, I. (2015). Os secoiridoides administrados como extrato de folha de oliveira induzem melhorias agudas na função vascular humana e redução de uma citocina inflamatória: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e cruzado. British Journal of Nutrition, 114 (1), 75-83.

- Vassiliki G. Kontogianni & Ioannis P. Gerothanassis (2012) Compostos fenólicos e atividade antioxidante de extratos de folha de oliveira , Pesquisa de produtos naturais, 26:2, 186-189.