Chá verde japonês e suas variedades mais populares
No Japão, chá é vida. Encontrado em todas as mesas, desde restaurantes locais até elaboradas cerimônias de chá japonesas, esta bebida é um marco da cultura japonesa. Não é à toa que existem mais de 100 tipos diferentes de chá japonês.
Os chás variam de acordo com o tipo de chá, variedade, região de cultivo e até métodos de processamento. A maioria são variedades de chá verde com sabores que variam de doce e floral a nozes e picante, embora algumas variedades japonesas de chá preto e oolong também possam ser encontradas.
Neste breve artigo vamos nos aprofundar em tudo que envolve o chá verde japonês: sua história, benefícios para a saúde, como prepará-lo e as melhores variedades.
O que é o chá verde japonês?
Os chás japoneses são produzidos a partir das folhas da Camellia sinensis , a mesma planta da qual são feitos os chás preto, oolong, branco e vermelho ou pu erh. O Japão produz principalmente chá verde, embora alguns chás especiais preto e oolong também sejam produzidos.
As folhas usadas para fazer o chá verde japonês são cozidas no vapor logo após a colheita para impedir a oxidação. Existem muitas variedades diferentes de chá verde japonês, cujos sabores únicos dependem de fatores como as condições específicas de cultivo e o processo de fermentação de cada chá.
Breve história do chá verde japonês
O chá verde teve origem no sul da China e pode ter sido consumido há mais de três mil anos. Por volta do século VI, o consumo e a produção de chá se espalharam da China para o Japão, bem como para outros países vizinhos, como Coréia e Vietnã. No início, o chá verde estava intimamente associado aos mosteiros budistas e à cultura monástica no Japão. O chá era reverenciado por sua capacidade de induzir um estado de calma e alerta, especialmente propício à meditação e à prática religiosa.
Hoje, o chá verde é frequentemente associado ao Japão tanto quanto à China. O chá é uma parte fundamental da cultura japonesa, seja apreciado como parte de uma cerimônia formal do chá japonesa ou mais casualmente com a família e amigos.
benefícios do chá verde japonês
Como outros tipos de chá feitos da planta Camellia sinensis, os chás verdes japoneses têm uma série de benefícios para a saúde. O chá verde tem sido extensivamente estudado por seus muitos benefícios para a saúde, incluindo maior clareza mental e concentração, redução da inflamação, alívio da ansiedade e alto nível de antioxidantes.
Estudos relacionam os benefícios do chá verde ao seu alto teor de polifenóis e catequinas, como EGCG ou galato de epigalocatequina, e à L-teanina, um aminoácido muito raro que só é encontrado na planta do chá e em um tipo de cogumelo chamado Boletus badius .
O chá verde matcha japonês, que é feito de folhas de chá verde moídas em pedra até um pó fino, é o chá que contém a maior concentração desses compostos promotores da saúde.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Como preparar o chá verde japonês?
Geralmente, os chás verdes japoneses são macerados a uma temperatura de cerca de 75-80ºC por curtos intervalos de 1-3 minutos para evitar que o chá fique amargo. Tradicionalmente, o chá é preparado no Japão em bules de ferro fundido chamados tetsubin ou bules de cerâmica com alça lateral chamados kyusu.
O chá matcha é tradicionalmente preparado em uma tigela pequena com vários utensílios especializados: o chasen ou batedor de bambu, o chawan (um tipo de tigela) e o chashaku ou colher medidora de bambu.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Nossos chás verdes japoneses
Na Replanta temos uma seleção de chás verdes japoneses orgânicos, perfeitos para te apresentar ao mundo do chá japonês e muito diferentes entre si. Como todos os nossos chás e infusões, estes chás são selecionados pela sua qualidade, sempre a granel e provenientes de agricultura biológica. Acreditamos firmemente que é a melhor forma de obter os benefícios de beber o melhor chá, evitando o consumo de produtos químicos e fertilizantes nocivos à saúde.
chá matcha orgânico
Matcha é um chá verde em pó. É produzido com as mesmas folhas cultivadas na sombra usadas para produzir Gyokuro e Sencha, resultando em um chá verde brilhante com um sabor doce e salgado. Como o matcha é feito de folhas de chá inteiras, ele contém quantidades maiores de muitos dos compostos benéficos encontrados no chá verde, como L-teanina e antioxidantes que combatem os radicais livres.
Matcha também tem um nível de teína muito mais alto do que outros tipos de chá. O matcha cerimonial é frequentemente apreciado puro, batido em uma tigela de água quente, enquanto o matcha culinário pode ser adicionado a smoothies, lattes ou como ingrediente em outras receitas.
Compre o chá matcha japonês orgânico >>
Chá verde genmaicha orgânico
Genmaicha é uma mistura tradicional japonesa de chá Sencha e arroz torrado. Este chá verde orgânico tem notas tostadas misturadas com um agradável sabor suave, doce, mas ligeiramente terroso. Durante o cozimento do arroz, não é incomum que alguns grãos de arroz estourem, de modo que alguns dos grãos pareçam pipoca.
Genmaicha significa "chá de arroz integral" em japonês. Genmaicha também é conhecido como "chá de pipoca" ou "chá da aldeia" porque as pessoas conseguiram aumentar ainda mais o suprimento de chá misturando-o com arroz torrado, que era um ingrediente mais barato.
Compre o Chá Genmaicha Japonês Orgânico >>
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Chá verde kukicha orgânico
Kukicha é feito de galhos e caules jovens do arbusto do chá que são separados do Sencha durante o processamento. Kukicha tem um sabor mais doce e leve do que outros tipos de chá verde.
Kukicha é muito rico em antioxidantes e muito pobre em teína, o que o torna um chá adequado para todos os tipos de pessoas e pode ser apreciado a qualquer momento. Este chá verde também vai muito bem com sushi.
Compre o chá Kukicha japonês orgânico >>
INFORMAÇÃO RELACIONADA