Como muitos outros produtos alimentícios, o chá a granel é melhor para beber quando está mais fresco. Por esse motivo, armazená-lo adequadamente pode ajudar a manter o sabor do seu chá delicioso pelo maior tempo possível.

Continue lendo para conhecer nossas recomendações para armazenar o chá e garantir que ele permaneça em ótimas condições de sabor e aroma.

Ir para latas de armazenamento de chá a granel >>

guarde o chá

A melhor maneira de armazenar chá a granel

Recomendamos armazenar o chá a granel em um recipiente opaco e hermético para prolongar sua vida útil. Para manter seu chá fresco, você deve proteger as folhas de chá da exposição ao ar, calor, luz e umidade. Isso significa armazenar o chá em um recipiente hermético e mantê-lo em um local fresco e escuro. Evite deixar o chá perto de qualquer fonte de calor, como fogão ou janela onde o sol costuma bater.

Recipientes de armazenamento de chá

Na Replanta vendemos os nossos chás e infusões biológicos em sacos herméticos de kraft com fecho incorporado de cerca de 100g. Eles são uma excelente opção se você planeja terminar o chá em algumas semanas.

Por outro lado, se quiser conservar o chá por mais tempo, a melhor opção são as latas de armazenamento de chá. São latas decorativas com tampa deslizante que as torna totalmente herméticas.

Ir para latas de armazenamento de chá a granel >>

Quanto tempo dura o chá?

A duração do chá depende de como ele é armazenado. Como regra geral, o chá a granel armazenado em um saco kraft aberto permanecerá fresco por cerca de quatro meses, e o chá armazenado em uma lata ou outro recipiente hermético permanecerá fresco por cerca de um ano. Depois, o chá não vai estragar, mas vai começar a perder o sabor.

Em raras ocasiões, o chá pode estragar se exposto ao excesso de umidade e calor. Se o seu chá parecer ou cheirar mal, você deve descartá-lo e substituí-lo por um novo.

O que fazer com o chá vencido?

O chá dura muito tempo, mas se você for como nós, resíduos de chá podem se acumular. Se você tem um chá muito velho que não serve mais para beber, ainda existem algumas maneiras de usá-lo em casa. Você pode fazer compostagem com as folhas de chá e também usar o chá preparado para regar as plantas. Você também pode usar as folhas de chá para tingir tecidos ou até mesmo como aquarelas. Você ainda pode usar o chá para limpar móveis e realçar sua cor.

Perguntas frequentes

O chá deve ser guardado na geladeira?

Na maioria dos casos não é necessário guardar o chá na geladeira. Na verdade, guardar o chá na geladeira pode expô-lo à umidade e à condensação, reduzindo sua vida útil. O único chá que recomendamos manter na geladeira é o matcha .

Como posso saber se o chá ainda está fresco?

Na maioria dos casos, o chá não estraga, mas com o tempo perde frescor, sabor e aroma. Se você não tem certeza se seu chá ainda está fresco e não consegue se lembrar quando o comprou, é uma boa ideia inspecionar suas folhas de chá, inalar o aroma do chá e preparar uma xícara para prová-lo. O chá velho geralmente tem menos sabor do que o fresco.

Posso guardar o chá usado?

Não. Embora alguns chás possam ser reinfundidos, não é recomendável reutilizar as folhas de chá mais de duas horas após a primeira infusão. Você pode ler nosso artigo sobre reinfusão de chá se quiser saber mais sobre esse assunto.

Qual é o melhor recipiente para armazenar chá a granel

Você pode armazenar o chá de folhas soltas em qualquer recipiente que desejar, desde que seja opaco e hermético. Latas e vasilhas de chá são ótimas opções para armazenar chá a granel, mas você também pode usar potes ou outros recipientes. Certifique-se de armazenar o chá em um local fresco e escuro, longe de qualquer fonte de calor, luz ou umidade.

Posso guardar o chá em um pote de vidro?

Sim, desde que você o guarde em um local fresco e escuro, como um armário ou armário. Embora as folhas de chá fiquem muito bonitas em uma jarra de vidro, você deve evitar expô-las à luz para que permaneçam frescas o maior tempo possível.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Como preparar o chá a granel?

Chá a granel ou chá em saquinhos?

COMPARTILHAR: