O chá Rooibos ou chá de arbusto vermelho é feito a partir da planta Aspalathus linearis, que só é cultivada na África do Sul. Existem dois tipos de rooibos: o oxidado, vermelho, e o não oxidado, verde.

O chá Rooibos está ganhando popularidade ano após ano na Espanha e isso não é surpreendente, pois devido ao seu potencial pode ser uma das melhores infusões que você pode beber: não contém cafeína, é cheio de antioxidantes, você pode prepará-lo em várias maneiras e também é delicioso. Continue a ler se quer saber as 7 razões pelas quais deve começar a beber chá de rooibos

Compre Chá de Rooibos Orgânico >>

chá de rooibos

Por que beber chá de rooibos?

  1. O chá Rooibos não contém cafeína
  2. O chá de Rooibos combina muito bem com outros ingredientes
  3. O chá de Rooibos tem benefícios extraordinários para a saúde
  4. O chá de Rooibos é muito fácil de preparar.
  5. Chá de rooibos ajuda a emagrecer
  6. O chá de Rooibos é um elixir para a pele
  7. O chá de rooibos tem pouquíssimas contraindicações

1. O chá de Rooibos não contém cafeína

Embora o rooibos não seja um típico chá matinal, é insubstituível no final da tarde ou à noite. Ao contrário dos chás convencionais, como o chá preto ou o chá verde, o rooibos não contém cafeína, tornando-o uma bebida perfeita para a tarde ou a noite.

Pesquisas publicadas recentemente mostraram que o rooibos pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse. O gerenciamento adequado do estresse é importante para uma boa noite de sono e saúde geral. A ausência de cafeína e as propriedades antiestresse fazem do rooibos o melhor chá para beber antes de dormir.

2. O chá de Rooibos combina muito bem com outros ingredientes

Rooibos é um dos melhores chás de ervas para misturar. Não tem o típico sabor herbáceo ou amargo que muitas outras ervas têm. Seu sabor é doce e terroso, variando de muito leve a intenso, dependendo do grau de oxidação.

Embora o rooibos não necessite de outros ingredientes para ser saboroso e refrescante, é frequentemente utilizado como base para outras misturas, precisamente pelo seu sabor perfeitamente doce e não intrusivo. Combina bem com todos os tipos de especiarias, ingredientes doces como baunilha , mel, chocolate, frutas cítricas e doces como laranjas, limões ou damascos. Rooibos não só fornece uma deliciosa base de ervas doces, mas também adiciona corpo e nutrientes à bebida.

3. O chá de Rooibos tem benefícios extraordinários para a saúde

Rooibos pode ser uma das infusões mais saudáveis ​​do mundo. Embora o rooibos não contenha EGCG ou L-teanina como o chá verde, ele contém outras substâncias, como a aspalatina e a notofagina, que fornecem outros benefícios importantes.

O chá de Rooibos é frequentemente usado como um chá calmante, para tratar problemas de pele e envelhecimento e como um poderoso antioxidante. Os antioxidantes são capazes de prevenir e reparar os danos causados ​​pelos radicais livres, restaurar o equilíbrio do corpo e ajudar a prevenir o aparecimento de doenças crônicas. O Rooibos tornou-se um ingrediente muito interessante para os cientistas devido ao seu uso em tratamentos tradicionais para doenças na África. Dezenas de estudos conseguiram confirmar seus benefícios, tanto em humanos quanto em animais.

Alguns dos benefícios do chá de rooibos são:

  • poder antioxidante
  • Diminuição dos níveis de cortisol e redução do estresse
  • Alívio da cólica infantil
  • Redução do colesterol ruim ou LDL
  • propriedades antivirais
  • Melhoria da memória de longo prazo
  • proteção do fígado
  • Redução da pressão arterial
  • atividade broncodilatadora
  • Regulação do nível de açúcar no sangue

INFORMAÇÃO RELACIONADA

7 Benefícios incríveis do Rooibos para a sua saúde

4. O chá de Rooibos é muito fácil de preparar.

Mudar de usar saquinhos de chá para beber chá a granel pode parecer complicado no início. É importante saber a quantidade, a temperatura e o tempo de infusão adequados para cada chá, o que torna o mundo do chá a granel um pouco confuso para iniciantes.

No caso do rooibos é diferente, pode ser preparado com água fervente e mesmo que ultrapasse o tempo de infusão recomendado, que é de 5 a 10 minutos, não fica amargo. Se você deve levar em conta que suas folhas pequenas podem cair facilmente em uma peneira normal, recomendamos que você use uma peneira de malha muito fina ou um filtro de algodão reutilizável.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá para Iniciantes, qual escolher e como preparar?

5. Chá de rooibos ajuda a emagrecer

O chá de Rooibos é uma excelente bebida para quem está de dieta ou quer emagrecer. É uma forma de desfrutar de uma deliciosa bebida sem se preocupar com as calorias, já que praticamente não contém calorias, pelo que pode tomá-la a qualquer momento.

Além disso, seu sabor doce e encorpado é perfeito para aliviar o apetite e evitar lanches entre as refeições. O Rooibos também é uma grande ajuda durante o exercício, pois contém os minerais e eletrólitos necessários para se manter hidratado e recuperar após o esforço.

Compre Pack de Chás Fitness >>

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Os melhores chás para perda de peso

6. O chá de Rooibos é um elixir para a pele

Não é segredo que a beleza começa por dentro e tudo o que comemos e bebemos reflete na saúde e aparência da nossa pele. Se você pensar bem, em muitos países a bebida nacional é um chá ou uma infusão natural. Isso ocorre no Japão com o chá matcha, na China com o chá verde ou na África do Sul com o chá de rooibos. Pode ser uma coincidência, mas também pode ser porque diferentes culturas adotaram as bebidas mais benéficas com base na experiência de centenas de anos.

O chá de Rooibos é considerado na África como um elixir natural para uma pele radiante. As propriedades antienvelhecimento deste chá residem na sua capacidade de preservar a epiderme e evitar a flacidez e o enrugamento da pele.

O chá de rooibos é frequentemente usado como remédio tópico para uma variedade de problemas de pele, para reduzir a irritação e acalmar a pele. Tem grande potencial para cicatrização de feridas e pode ajudar a prevenir problemas de pele causados ​​pela radiação solar.

7. O chá de Rooibos tem pouquíssimas contraindicações

Cada infusão é diferente e deve-se sempre ter cuidado ao incluir novas ervas ou chás na dieta. Algumas ervas têm efeitos poderosos em nosso corpo e qualquer remédio pode se tornar contraproducente se for abusado ou não totalmente compreendido.

Em contraste, o chá de rooibos geralmente não apresenta efeitos colaterais e tem um excelente histórico de estar livre de contra-indicações. Até à data, praticamente não houve casos de problemas induzidos pelo consumo de rooibos. Por isso é uma das bebidas mais seguras para toda a família, mesmo para idosos, crianças ou grávidas.

TAGS:

COMPARTILHAR: