5 infusões para infecção de urina que você deve saber
As infecções de urina são uma das infecções bacterianas mais comuns em todo o mundo, com cerca de 150 milhões de pessoas sofrendo delas a cada ano.
Qualquer pessoa pode ter uma ITU, mas as mulheres têm 30 vezes mais chances de serem afetadas do que os homens. Aproximadamente 40% das mulheres experimentarão um em algum momento de suas vidas.
As infusões de ervas podem ser um ótimo remédio natural para combater as infecções do trato urinário, principalmente para quem sofre com elas com mais frequência.
As infusões são boas para evitar infecção urinária?
As ITUs podem ser tratadas com antibióticos, mas a recorrência da infecção é muito comum.
Além disso, o uso excessivo de antibióticos pode ter consequências negativas a longo prazo, como danos às bactérias normais e saudáveis do trato urinário e possivelmente contribuir para o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes a antibióticos.
Dito isso, algumas pesquisas sugerem que até 42% das ITUs leves e não complicadas podem ser resolvidas sem o uso de antibióticos.
Se você tiver infecções recorrentes do trato urinário, pode tentar soluções alternativas completamente naturais aos antibióticos.
Os chás de ervas são ideais para infecções do trato urinário, pois são naturalmente processados pelos rins e trato urinário. Sabe-se que uma das recomendações para eliminar as infecções do trato urinário é beber muita água. Então as infusões são uma forma de aumentar a hidratação e eliminar as bactérias, mas quais infusões são mais eficazes para infecções do trato urinário?
Aqui apresentamos 5 infusões para ajudá-lo a prevenir e tratar infecções do trato urinário.
5 Infusões para infecção urinária
- infusões de urtiga
- infusões de hortelã
- Chá de camomila
- Infusões de pétalas de rosa
- infusões de salsa
1. Infusões de urtiga
A infusão de urtiga tem sido muito utilizada na fitoterapia como tratamento para distúrbios do trato urinário. Os pesquisadores descobriram que o extrato de urtiga ajudou a inibir patógenos que podem causar infecções que levam a cálculos renais e infecções do trato urinário recorrentes. Esta planta também pode ajudar a melhorar a retenção de líquidos para minimizar a micção frequente.
A urtiga também tem propriedades anti-inflamatórias, reduz a pressão arterial e é muito rica em nutrientes como as vitaminas A, B e C.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
2. Infusões de hortelã
As infusões de hortelã também são usadas como remédio natural para infecções do trato urinário.
Algumas pesquisas de laboratório descobriram que as folhas de hortelã têm efeitos antibacterianos contra várias bactérias que causam infecções do trato urinário, incluindo E. coli. Certos compostos encontrados nas folhas de hortelã-pimenta também podem ajudar a reduzir a resistência bacteriana a antibióticos.
Ir para chás de ervas com hortelã >>
3. Chá de camomila
O chá de camomila é comumente usado na medicina herbal para tratar uma ampla gama de doenças físicas, incluindo infecções do trato urinário.
Assim como a salsa, a camomila tem efeito diurético e contém compostos vegetais com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Acredita-se que esses recursos ajudem a reduzir a inflamação, inibir o crescimento bacteriano e eliminar bactérias infecciosas do trato urinário.
Ir para infusões com camomila >>
4. Infusões de pétalas de rosa
A infusão de pétalas de rosa pode ajudar a saúde da mulher, prevenindo ou aliviando algumas pequenas infecções do trato urinário. Um estudo publicado em 2017 descobriu que a vitamina C e os flavonoides presentes nas pétalas de rosa ajudaram a prevenir infecções recorrentes do trato urinário em mulheres. O estudo descobriu que as mulheres tratadas com pétalas de rosa tiveram uma diminuição significativa nas infecções do trato urinário em comparação com as mulheres tratadas com placebo.
5. Infusões de salsa
A salsa também tem um leve efeito diurético, que pode ajudar a matar as bactérias que causam infecções do trato urinário.
Vários estudos mostraram que uma combinação de infusão de salsa, alho e extrato de cranberry preveniu a recorrência de ITUs em mulheres com ITUs crônicas.
Outros remédios para combater a infecção urinária
Além das infusões, existem outros remédios naturais para combater as infecções do trato urinário:
Chá verde
O chá verde contém uma grande quantidade de compostos vegetais chamados polifenóis, conhecidos por seus potentes efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios.
A epigalocatequina (EGCG), um composto do chá verde, demonstrou ter efeitos antibacterianos potentes contra cepas de E. coli que causam ITUs em pesquisas em tubos de ensaio.
Vários estudos em animais também descobriram que extratos de chá verde contendo EGCG podem melhorar a eficácia de certos tipos de antibióticos comumente usados para tratar infecções do trato urinário.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Alho
O potencial de cura do alho é frequentemente atribuído à presença de um composto contendo enxofre conhecido como alicina.
Em estudos de tubo de ensaio, a alicina mostra fortes efeitos antibacterianos contra uma ampla variedade de bactérias infecciosas que causam infecções do trato urinário, incluindo E. coli.
Outras evidências de relatos de casos individuais sugerem que o alho pode ser uma terapia alternativa para o tratamento de infecções do trato urinário em humanos, mas faltam pesquisas robustas para validar esses resultados.
Mirtilo
Arandos frescos e seus subprodutos, incluindo sucos e extratos, estão entre as opções mais populares para tratamentos naturais e alternativos para infecções do trato urinário.
Cranberries contêm uma grande variedade de compostos químicos, como D-manose, ácido hipúrico e antocianinas, que podem desempenhar um papel fundamental na limitação da capacidade de bactérias infecciosas de aderir ao trato urinário, dificultando assim seu crescimento e sua capacidade de causar infecção.
consulte seu médico
Se você suspeitar que tem uma infecção do trato urinário, consulte o seu médico o mais rápido possível.
Mesmo infecções leves podem piorar rapidamente e se espalhar para outras partes do corpo, o que pode ter consequências muito graves para a saúde.
Portanto, tentar diagnosticar e tratar uma ITU por conta própria, sem a orientação de um profissional médico, não é recomendado.
COMPARTILHAR: