O que é urtiga? | Os benefícios da urtiga | Infusões de urtiga | contra-indicações

Pode parecer contraditório preparar uma infusão com uma planta considerada irritante e nociva quando entra em contato com a pele. Mas, às vezes, nem tudo é o que parece e a urtiga é o melhor exemplo disso, pois apresenta inúmeros benefícios terapêuticos quando tomada em infusão .

A infusão de urtiga tem sido usada para tratar naturalmente doenças como gota, infecções do trato urinário e inflamação da próstata. Continue lendo este artigo se quiser saber mais sobre os benefícios da urtiga para a saúde, comprovados pela ciência. Também recomendarei algumas infusões com urtiga e informarei sobre suas contra-indicações.

Compre infusões com urtiga >>

infusão de urtiga

O que é urtiga?

A urtiga é uma planta de origem européia, cujo nome botânico é Urtica doica, embora hoje possa ser encontrada em todo o mundo, da Austrália à América do Norte. A urtiga é mais conhecida por seus pelos delicados , que podem causar coceira e sensação de queimação quando tocados. No entanto, quando as folhas de urtiga são preparadas em água quente , os pelos urticantes são desativados, tornando-os seguros para comer.

As folhas de urtiga têm sido um alimento básico da medicina tradicional . Os antigos gregos, por exemplo, já a utilizavam para tratar dores e desconfortos corporais, e hoje a urtiga é um importante componente de remédios para tratar alergias sazonais e outros indicados para prevenir distúrbios circulatórios.

Os benefícios da urtiga

  1. Saúde da Próstata
  2. propriedades anti-inflamatórias
  3. Reduz os sintomas de alergia ao pólen
  4. rico em nutrientes
  5. Previne infecções urinárias

1. Saúde para a próstata

Beber infusão de urtiga pode ser útil para a saúde da próstata , principalmente se você sofre de próstata aumentada. Esse distúrbio, chamado de hiperplasia prostática benigna, pode causar desconforto e dor ao urinar. Um estudo publicado em 2005 investigou os efeitos das folhas de urtiga em homens que sofrem desta doença. Os resultados mostraram que o tamanho da próstata diminuiu, levando a uma melhora significativa no fluxo de urina e redução da dor.

2. Propriedades anti-inflamatórias

A inflamação faz parte do sistema de defesa natural do corpo, mas às vezes essa inflamação torna-se crônica, causando sérios problemas de saúde, como artrite e dores nas articulações. A urtiga contém compostos que trabalham para reduzir a inflamação , como vários estudos verificaram. Um estudo publicado pelo "Journal of the Royal Society of Medicine" mostrou como uma série de pacientes com osteoartrite reduziu significativamente a dor nas mãos tomando um extrato de folha de urtiga por uma semana.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Infusões anti-inflamatórias: 5 ervas para melhorar sua saúde

3. Reduz os sintomas de alergia ao pólen

Um dos usos tradicionais da folha de urtiga é o tratamento da alergia ao pólen . Alergia ao pólen ou rinite alérgica sazonal é uma reação alérgica comum a gatilhos sazonais, como pólen e poeira. A pesquisa mostra que tomar chá de urtiga pode ajudar a diminuir os sintomas e melhorar as reações alérgicas.

Pesquisadores descobriram que o extrato de urtiga ajuda a diminuir a reação alérgica inibindo a histamina. Também diminui a inflamação e impede que o corpo produza substâncias químicas como a prostaglandina, que estão associadas a sintomas de alergia ao pólen, como coriza e coceira nos olhos.

4. Rico em nutrientes

As folhas de urtiga contêm altas concentrações de vitaminas e minerais que são benéficos para os seres humanos. Eles contêm um coquetel nutritivo de vitaminas A e C, bem como vitaminas B e vitamina K. As vitaminas C e A são benéficas para o sistema imunológico, enquanto as vitaminas B ajudam a converter nutrientes em energia e a vitamina K é essencial para a coagulação do sangue e é também útil para o acúmulo de cálcio nos ossos.

Além dessas vitaminas, as folhas de urtiga contêm minerais como potássio e cálcio, além de aminoácidos essenciais. As folhas também contêm beta-caroteno e luteína, dois compostos excelentes para manter a saúde dos olhos.

5. Previne infecções urinárias

A infusão de urtiga tem sido muito utilizada na fitoterapia como tratamento para distúrbios do trato urinário. Verificou-se que o extrato de urtiga ajuda a inibir patógenos que podem causar infecções que levam a pedras nos rins e infecções do trato urinário recorrentes . A planta também pode ajudar a melhorar a retenção de líquidos para minimizar a micção frequente.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

5 infusões para infecção de urina que você deve saber

infusões de urtiga

A urtiga, além de suas propriedades benéficas para a saúde, confere às infusões um sabor semelhante ao do chá verde , com corpo macio e ricos tons herbáceos e terrosos. Por esta razão, é um ingrediente essencial em muitas das nossas infusões orgânicas:

Compre infusões de urtiga >>

Infusão de Mulher Forte

A urtiga é um poderoso desintoxicante e é conhecida por suas propriedades para limpar o sangue e remover toxinas nocivas. É também uma grande fonte de ferro e vitamina C, sendo muito benéfica para recuperar energia e recuperar após o parto.

Compre Infusão de Mulher Forte >>

Infusão de Homem Forte

Urtiga suporta testosterona livre no corpo, equilibrando seus níveis , o que é importante para uma melhor saúde geral. Também é altamente recomendado em homens de certa idade, devido às suas propriedades para reduzir a inflamação da próstata e aliviar os sintomas associados a ela.

Compre Infusão Homem Forte >>

Infusão em Jejum

O alto teor de nutrientes da urtiga fornece energia natural ao nosso corpo , sendo muito benéfica para o fígado, vesícula e rins. Também contém naturalmente serotonina, potencializando os efeitos do jejum intermitente.

Comprar Infusão de Jejum >>

Infusão de queima de gordura

A urtiga afeta os níveis de açúcar no sangue , ajudando o pâncreas a produzir mais insulina. Por isso complementa o resto dos ingredientes da nossa infusão queimadora de gorduras.

Compre infusão de queima de gordura >>

urtiga contra-indicações

A infusão de urtiga deve ser evitada ao tomar medicamentos anticoagulantes , pois a urtiga possui altas concentrações de vitaminas A e K, que podem interferir nessas. Também deve ser evitado em pessoas que tomam medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue, pois a urtiga pode reduzir ainda mais os níveis de açúcar no sangue e causar tonturas ou desmaios.

As mulheres grávidas não devem tomar infusões de urtiga , pois podem causar contrações uterinas que podem levar ao parto prematuro. Sempre consulte um profissional de saúde antes de consumir infusões durante a gravidez.

COMPARTILHAR: