Infusão de Cúrcuma: Saudável, Deliciosa e Fácil de Preparar
Açafrão faz parte da cultura e culinária da Índia. Este pó de cor amarela é um tempero popular que adiciona cor e sabor a pratos de curry em todo o mundo. Também é conhecido por ser o principal ingrediente do leite dourado, a bebida saudável da moda.
As infusões de açafrão são um tônico geral para melhorar a saúde com um aroma terroso e picante. Se você quer saber a que se devem seus incríveis benefícios para a saúde e aprender a preparar uma deliciosa infusão de açafrão, basta continuar lendo.
O que é infusão de açafrão?
Cúrcuma ou Curcuma longa pelo seu nome botânico é uma raiz que é utilizada na culinária e como ingrediente em diferentes infusões e é um parente próximo do gengibre. O que mais chama a atenção no açafrão é sua cor laranja vibrante. Esta especiaria tem sido utilizada na medicina tradicional graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
O principal componente do açafrão é a curcumina, que dá ao tempero popular sua tonalidade vibrante. A curcumina também é o ingrediente ao qual são atribuídos a maioria de seus benefícios à saúde. O chá de açafrão tem um sabor menos amargo do que quando o tempero ou a raiz são consumidos crus. Isso se deve principalmente ao fato de que geralmente é pré-misturado com outros ingredientes e, assim, seu sabor poderoso é atenuado.
Benefícios do chá de cúrcuma
Açafrão não é usado apenas por seu sabor e cor, mas também pode fornecer inúmeros benefícios à saúde. Estes são os benefícios da infusão de açafrão sobre os quais a ciência realizou estudos:
1. Antiinflamatório
Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir diferentes tipos de inflamação. A inflamação é a resposta do corpo a vírus, bactérias, lesões externas ou radiação. A inflamação pode ser apenas temporária ou crônica. A curcumina pode ser benéfica para doenças inflamatórias intestinais, inflamação ocular, artrite e inflamação pós-operatória.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Infusões anti-inflamatórias: 5 ervas para melhorar sua saúde
2. Poder antioxidante
A curcumina é o principal antioxidante da raiz de açafrão. Estudos demonstraram que a curcumina pode fornecer grande atividade antioxidante. Juntamente com outros flavonoides de açafrão, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e prevenir danos às células. Os antioxidantes podem ajudar a apoiar o sistema imunológico e reduzir os danos causados por diferentes fatores ambientais, como poluição, luz ultravioleta nociva ou fumaça de tabaco.
3. Antiviral
A curcumina tem atividade antiviral, o que significa que pode ajudar a combater muitos vírus. Estudos sugerem que ele possui potente atividade antiviral contra diferentes vírus, como o vírus herpes simplex, vírus zika, vírus da dengue, vírus da hepatite C ou pneumonia.
4. Bom para a pele
Açafrão também pode ajudar com diferentes condições de pele. Os cientistas investigaram os efeitos da ingestão e aplicação tópica de curcumina na saúde da pele e sugerem que pode ser benéfico para o tratamento de acne, alopecia, dermatite atópica e envelhecimento facial. A curcumina também pode ser benéfica no tratamento da psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele que costuma ser muito difícil de tratar.
5. Emagrecimento
Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir significativamente o peso, a circunferência da cintura e o índice de massa corporal, especialmente em pessoas com sobrepeso com síndrome metabólica. A síndrome metabólica é caracterizada por uma circunferência da cintura alta, baixos níveis de colesterol bom e altos níveis de triglicerídeos. Pode levar a várias doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Além disso, o açafrão pode ajudar a retardar e tratar o diabetes tipo 2.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo
6. Desintoxicação
Açafrão é frequentemente usado para fins de desintoxicação, especialmente para ajudar o fígado. Estudos sugerem que pode ter um efeito inibitório contra uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo toxinas, algumas drogas e álcool. No entanto, você nunca deve fazer uma desintoxicação solo, pois a ingestão excessiva de curcumina pode causar danos à sua saúde.
Uma infusão fácil de preparar
Ingredientes
- 200 ml de Leite (pode usar qualquer tipo de leite, inclusive leite vegetal)
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó
- 1 colher de sopa de Canela
- Um pouco de pimenta preta moída
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
Preparação
- Adicione todos os ingredientes em uma panela pequena e cozinhe por 5 minutos. A infusão está pronta quando as especiarias começarem a exalar um cheiro aromático.
- Coe a infusão de açafrão em uma peneira de malha fina. Despeje a infusão dourada em uma caneca e adoce com mel ou xarope de bordo. Agora você pode desfrutar de sua infusão de açafrão.
INFORMAÇÃO RELACIONADA
Cúrcuma como ingrediente em outras infusões
Uma das propriedades mais interessantes do açafrão é que combina perfeitamente com outros ingredientes para criar infusões com um sabor único. Algumas das especiarias mais usadas com açafrão são gengibre, cardamomo, cravo ou anis.
A cúrcuma também combina muito bem com o chá verde para criar um poderoso tônico como nossa Infusão Orgânica para Queimar Gorduras .
Contra-indicações da infusão de cúrcuma
Tomar açafrão é considerado seguro em quantidades moderadas, mas é bom ter algumas coisas em mente ao beber chás de açafrão.
Cúrcuma pode manchar
A cor bonita e vibrante da cúrcuma pode manchar tudo, desde a pele até as bancadas. Use um avental ao preparar para proteger as roupas de manchas. Se o balcão estiver manchado com açafrão, você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para limpá-lo.
interação medicamentosa
Como a cúrcuma reduz a inflamação, ela pode interagir com medicamentos anti-inflamatórios, como os AINEs (anti-inflamatórios não esteróides). Açafrão também pode interagir com medicamentos que regulam o açúcar no sangue. Verifique com seu médico antes de usar açafrão se estiver tomando algum medicamento.
Durante a gravidez
As mulheres grávidas podem consumir açafrão em pequenas quantidades durante a gravidez ou durante a amamentação. Os especialistas recomendam não beber mais de duas xícaras de chá de açafrão por dia.