O que é gengibre? | Benefícios e Propriedades | Gengibre para perder peso | Infusões com gengibre | Gengibre e gravidez | contra-indicações

O gengibre é uma raiz valorizada pelo homem há mais de dois mil anos. As infusões com gengibre renovam a circulação sanguínea, aumentando a sensação de bem-estar em todo o corpo. Nos últimos anos, a popularidade do gengibre aumentou devido à sua capacidade deajudar a perder peso ... Neste artigo, contarei o que você deve saber sobre esse tempero exótico.

O que é gengibre?

Gengibre, Zingiber officinale

O gengibre é o rizoma picante e aromático de uma planta herbácea tropical, Zingiber officinale, parente distante da banana. Seu nome vem do sânscrito singabera, que significa 'chifres ou galhadas', e faz alusão à forma ramificada dos rizomas. Pertence à família Zingiberaceae, assim como a galanga, o cardamomo e a cúrcuma.

O gengibre tem uma infinidade de usos culinários e já na Idade Média era uma das especiarias mais utilizadas na Europa. O famoso bolo chamado 'gingerbread' surgiu nessa época e outras preparações como ginger beer e ginger ale são do século XIX.

Além de seus usos na cozinha, os humanos usam o gengibre há centenas de anos para tratar diferentes doenças naturalmente devido às suas propriedades medicinais . A forma mais comum de tomá-lo é fazendo uma infusão de gengibre ou chá de gengibre.

Benefícios e propriedades do gengibre

Tal como acontece com muitos remédios à base de ervas, são necessárias mais pesquisas para entender e testar melhor os benefícios do gengibre e dos chás de gengibre. Aqui estão alguns dos potenciais benefícios para a saúde que foram apoiados por pesquisas científicas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

9 benefícios incríveis das infusões de gengibre >>

anti-inflamatório

A fragrância e o sabor único do gengibre vêm de seus óleos naturais. Gingerol é o principal composto bioativo do gengibre e é responsável por muitas de suas propriedades medicinais. Gingerol tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e ajuda a reduzir o estresse oxidativo nas células, responsável pelo envelhecimento e aparecimento de muitas doenças.

Perda de peso

De acordo com vários estudos, o gengibre ajuda a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de insulina no sangue em pessoas com obesidade. Expandiremos essas informações abaixo.

Alivia náuseas

O gengibre ajuda a aliviar náuseas e vômitos , incluindo aqueles associados a tratamentos de quimioterapia, náuseas após cirurgias e enjôos matinais.

Reduz o risco de ataque cardíaco

Foi demonstrado que o gengibre diminui o açúcar no sangue e melhora vários fatores de risco para doenças cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2. Um estudo recente também mostrou que o gengibre reduziu outros marcadores de doenças cardíacas, incluindo arginase, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

Melhora a digestão

Vários estudos mostraram que o gengibre melhora a digestão , sendo benéfico para pessoas com dores de estômago e constipação.

O gengibre é eficaz para perda de peso?

O gengibre contém gingerol e shogaol. Esses compostos estimulam várias atividades biológicas no corpo ao consumir gengibre. Os gingeróis têm um efeito anti-obesidade , ajudando os alimentos a serem digeridos mais rapidamente e estimulando o corpo a acelerar a digestão, além disso, esses compostos podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é fundamental para perder peso .

Um estudo recente que analisa os benefícios do gengibre para perda de peso sugere que o gengibre tem um efeito significativo no peso corporal e na gordura abdominal.

Infusões com gengibre

Infusão com Gengibre e Limão

Uma das formas mais simples e naturais de tomar gengibre é a infusão. Estes são os chás de gengibre mais populares:

gengibre puro

É fácil encontrar infusões de gengibre nos supermercados, embora honestamente não sejam de grande qualidade. Por isso recomendamos que prepare a infusão com gengibre puro de gengibre fresco. Você precisará de cerca de 20 gramas de gengibre fresco para preparar uma xícara. Basta colocar água para ferver e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos, deixar descansar por 10 minutos e estará pronto para beber.

Infusão de gengibre com limão

Esta opção consiste em adicionar algumas gotas de limão à sua infusão de gengibre, preparada com gengibre fresco ou em sachê ou infusão a granel. O limão atua como supressor do apetite e é um grande aporte de vitamina C, além de tornar o sabor da infusão de gengibre muito mais agradável.

chá verde com gengibre

O sabor quente e picante do gengibre combina perfeitamente com o sabor fresco do chá verde. Por isso é uma mistura que normalmente você encontra já preparada .

O chá verde também é conhecido por suas propriedades de emagrecimento, é um ingrediente popular em suplementos para perda de peso devido às evidências existentes sobre sua eficácia em acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura .

chá Chai

O gengibre é um dos ingredientes comuns nas misturas de chá chai. O chá Chai vem da Índia, onde sempre foi um remédio popular para melhorar a digestão e criar uma sensação de bem-estar . O autêntico chá chai é feito com chá preto da variedade Assam ao qual são adicionados gengibre e especiarias como canela, cardamomo, anis, alcaçuz ou baunilha.

É seguro tomar gengibre durante a gravidez?

De acordo com vários estudos, não há efeitos adversos causados ​​pelo consumo de gengibre em mulheres grávidas. Da mesma forma, e para maior segurança, recomendamos que você fale com seu médico antes de tomar suplementos ou ervas de qualquer tipo durante a gravidez.

contra-indicações do gengibre

O gengibre é seguro para a maioria das pessoas, porém em alguns casos seu consumo pode ser contraproducente. Seu uso não é recomendado em pessoas que sofrem de gastrite, intestino irritável ou colite.

Devido às suas propriedades anticoagulantes, não é recomendado tomar gengibre se estiver tomando medicamentos anticoagulantes, como aspirina ou ibuprofeno, pois o gengibre aumentaria seus efeitos.

O gengibre funciona como supressor do apetite, acelerando a digestão e eliminando o excesso de gordura, por isso não é recomendado o seu consumo para pessoas que desejam ganhar peso ou massa muscular.

Se sofre de uma doença crónica ou está em tratamento médico, recomendamos que consulte o seu médico antes de tomar gengibre.

Fontes

- Wenli Sun, M. Hesam Shahrajabian e Qi Cheng. Aspectos clínicos e benefícios para a saúde do gengibre ( Zingiber officinale ) tanto na medicina tradicional chinesa quanto na indústria moderna. Acta Agriculturae Scandinavica, Seção B. Volume 69, 2019.


- M. Shrinath Baliga, R. Haniadka, M. Maria Pereira. Atualização sobre os efeitos quimiopreventivos do gengibre e seus fitoquímicos . Critical Reviews in Food Science and Nutrition Volume 51, 2011.


- Su-Chen Ho e Min-Sheng Su. O tratamento térmico otimizado aumenta a capacidade anti-inflamatória do gengibre . Jornal Internacional de Propriedades Alimentares Volume 19, 2016.


- A. Giacosa, P. Morazzoni, E. Bombardelli, A. Riva, G. Bianchi Porro, M. Rondanelli. As náuseas e vômitos podem ser tratados com extrato de gengibre? . Eur Rev Med Pharmacol Sci, Volume 19, 2015