Os chás de ervas são uma das bebidas mais populares do mundo. São uma ótima alternativa para quem não aprecia o sabor do chá, pois oferecem uma variedade infinita de sabores, desde florais e frutados até picantes e herbáceos.

As infusões também oferecem vários benefícios à saúde e podem ajudar a aliviar vários sintomas. Para facilitar um pouco na hora de escolher sua infusão, preparamos uma lista com 11 excelentes infusões e seus principais benefícios.

Compre infusões orgânicas >>

Compre infusões orgânicas na Amazon >>

As melhores infusões

O que são infusões?

Poderíamos dizer que as infusões são todas aquelas bebidas feitas com as folhas, frutos, flores ou sementes de qualquer planta, exceto as folhas da planta do chá ou Camellia sinensis , com as quais são feitos os diferentes tipos de chá.

Os chás de ervas são conhecidos por seus benefícios à saúde, que vão desde melhorar a digestão até acelerar a perda de peso. Os chás de ervas têm sido usados ​​como parte da medicina tradicional e da cura com ervas há séculos.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

4 infusões para aliviar a azia

As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo

As melhores infusões e seus benefícios

1. Infusões de gengibre

O gengibre é muito popular na medicina tradicional graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Esta raiz é usada principalmente para melhorar a digestão e tratar náuseas causadas por enjôo ou gravidez. O chá de gengibre reduz a inflamação e relaxa os músculos do estômago que podem causar cólicas e inchaço.

A infusão de gengibre tem um sabor quente e picante que desperta o interesse das papilas gustativas. Adicionar uma pitada de mel pode suavizar o sabor picante do chá de gengibre. Também combina muito bem com as notas cítricas do limão.

Embora o chá de gengibre esteja disponível em sachês e a granel, você também pode prepará-lo usando raiz de gengibre fresco. Basta cortar o gengibre em pedaços e cozinhá-lo em água durante 3 a 5 minutos.

Ir para infusões com gengibre >>

2. Infusões de urtiga

Algumas infusões são usadas há mais de mil anos, portanto não precisam ser apresentadas. A infusão de urtiga é uma delas. Esta incrível planta não é apenas uma importante fonte de vitaminas e minerais, mas também uma planta indispensável na medicina tradicional e moderna.

As infusões de urtiga têm um sabor que pode ser descrito como refrescante e terroso e, devido aos seus muitos benefícios para a saúde, costumam ser usadas em muitas misturas com outras ervas.

A urtiga tem um alto valor nutricional e pode fornecer quantidades significativas de macro e micronutrientes. A urtiga contém clorofila, vitaminas A, C, D, E, F, K, B, flavonoides e é rica em minerais como ferro, selênio, zinco, cálcio e magnésio.

Ir para infusões com urtiga >>

infusão de urtiga

3. Infusões de funcho

O chá de erva-doce é feito a partir das sementes da planta de erva-doce, cujo nome botânico é Foeniculum vulgare. Tem gosto semelhante à raiz de alcaçuz e é repleto de antioxidantes.

A erva-doce tem sido usada principalmente para tratar todos os tipos de doenças relacionadas ao estômago e à digestão. Na medicina tradicional chinesa, o chá de erva-doce é usado para tratar gastroenterite, indigestão e azia.

O funcho também é conhecido por reduzir os gases e o inchaço, que podem causar dores de estômago e cólicas em bebês que amamentam.

Ir para infusões com erva-doce >>

4. Chá de camomila

O chá de camomila é um clássico. Esta infusão é conhecida por suas propriedades calmantes e por ajudar a dormir.

O chá de camomila tem um sabor levemente floral e possui um aroma de ervas, seu sabor é frequentemente comparado ao da maçã. É comum adicionar algumas gotas de mel para adoçar.

A camomila ajuda a acalmar o estresse e induz ao relaxamento, por isso é uma grande ajuda para adormecer após um longo dia. Alguns estudos também mostraram que o chá de camomila pode ajudar a reduzir a pressão alta e regular o açúcar no sangue.

Ir para infusões com camomila >>

5. Infusões de erva-cidreira

A infusão de erva-cidreira é feita a partir das folhas da planta Melissa officinalis, também conhecida como capim-limão. É uma planta nativa do Mediterrâneo, onde pode ser encontrada em estado selvagem.

A infusão de erva-cidreira tem um sabor cítrico e refrescante que lembra o limão. Durante séculos, a erva-cidreira foi usada em diferentes remédios para preservar a juventude.

Hoje, as infusões de erva-cidreira são conhecidas por ajudar a acalmar os nervos e aumentar o relaxamento. Foi demonstrado que a erva-cidreira aumenta os níveis de GABA, um aminoácido que regula a excitação no cérebro, reduzindo sentimentos de estresse e ansiedade.

6. Infusões de hibisco

O chá de hibisco é feito infundindo as pétalas de cores vibrantes da flor de hibisco em água quente. A infusão de hibisco também é comumente consumida como chá gelado, graças ao seu sabor picante e refrescante.

Os chás de hibisco são populares na medicina tradicional como um remédio natural que promove o bem-estar geral. Esta infusão contém altas concentrações de vitamina C que podem ajudar o sistema imunológico e combater o resfriado comum. O hibisco também contém ácidos orgânicos, polifenóis e flavonoides que auxiliam na saúde geral.

7. Infusões de menta ou hortelã

As infusões de hortelã são amplamente consumidas em todo o mundo. Sendo especialmente popular no Oriente Médio e na África, especialmente em países como Marrocos ou Egito, onde se torna um elemento indispensável nas reuniões sociais.

As infusões de menta são muito refrescantes e seu sabor levemente adocicado combina perfeitamente com todo tipo de ervas. Por este motivo (e pelos seus benefícios) encontrará a menta como ingrediente em múltiplas infusões.

O chá de menta também é conhecido como um remédio natural para doenças do trato digestivo. Como o chá de gengibre, ajuda a aliviar a indigestão, dores de estômago e náuseas. As propriedades anti-inflamatórias das folhas de hortelã-pimenta ajudam a acalmar o estômago e os músculos intestinais para evitar azia e cólicas.

Ir para chás de ervas com hortelã >>

8. Infusões de Rooibos

Rooibos, conhecido como chá de rooibos, embora não seja um chá, é feito das folhas da planta do arbusto vermelho. É cultivada exclusivamente na região montanhosa de Cederberg, na África do Sul. Rooibos é livre de teína, tornando-se uma base ideal no lugar de chás convencionais ao preparar misturas de infusão.

O chá Rooibos é altamente apreciado pelo seu perfil de sabor suave. Produz uma bebida encorpada e de sabor muito agradável, ligeiramente doce e com notas florais. Tem uma impressionante cor vermelho escuro quando infundido.

Rooibos pode ser bebido por quase qualquer pessoa, pois não tem contra-indicações conhecidas. Também tem múltiplos benefícios para a saúde: são ricos em antioxidantes, reduzem o cortisol ou "hormônio do estresse", reduzem os níveis de colesterol ruim ou LDL e têm efeito broncodilatador, por isso ajuda a respirar melhor.

Ir para infusões com rooibos >>

infusão de alcaçuz

9. Infusões de Alcaçuz

O alcaçuz é comumente usado como aditivo de perfume em tudo, desde pastilhas para tosse até álcool. A infusão de alcaçuz tem um sabor agradável, mas poderoso.

A palavra alcaçuz vem do grego e significa "raiz doce", por isso você a encontrará em muitas misturas de infusão, pois adiciona naturalmente um toque doce à mistura.

Além do sabor, o alcaçuz também oferece diversos benefícios à saúde, sendo um remédio natural para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Esta infusão ajuda a reduzir o catarro e a abrir as vias respiratórias para reduzir os problemas respiratórios. Alcaçuz também tem propriedades calmantes que ajudam a reduzir a dor de garganta.

Ir para infusões com alcaçuz >>

10. Infusões de açafrão

O chá de açafrão é feito a partir da raiz amarela da planta de açafrão. O tempero e o óleo essencial também são comumente usados ​​graças aos seus potentes benefícios à saúde. A infusão de açafrão oferece um perfil de sabor com toques de gengibre e notas terrosas. Muitas vezes é descrito como tendo notas de mostarda e raiz-forte com tons amargos.

A raiz de cúrcuma é um ingrediente essencial na medicina ayurvédica. A planta contém o ingrediente ativo curcumina, que ajuda a combater a inflamação crônica.

A curcumina também é um potente antioxidante e pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e prevenir danos celulares. Os antioxidantes podem ajudar a apoiar o sistema imunológico e reduzir os danos causados ​​por diferentes fatores ambientais, como poluição, luz ultravioleta nociva ou fumaça de tabaco.

Ir para infusões com açafrão >>

11. Infusões de folhas de oliveira

Quase todo mundo já ouviu falar dos benefícios do azeite para a saúde, mas muitos não sabem que a infusão de folhas de oliveira tem sido usada nos países mediterrâneos há séculos como um remédio natural.

As propriedades da folha de oliveira provêm principalmente dos seus componentes fenólicos, como a oleuropeína, devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e à sua capacidade de regular a pressão arterial e o colesterol.

As folhas de oliveira também têm sido usadas como erva medicinal para tratar a hiperglicemia diabética, e seus compostos fenólicos têm sido associados a uma menor incidência de doenças cardíacas.

Ir para infusões com folha de oliveira >>