O que é funcho? | Funcho propriedades | Infusões de funcho | contra-indicações

O que é funcho e para que serve?

Funcho, Foeniculum vulgare, é uma planta do Mediterrâneo, um membro da família da cenoura. A planta de erva-doce tem caules grandes e brilhantes com folhas claras, floresce em cachos de pequenas flores amarelas que produzem pequenas sementes marrons com sabor de alcaçuz que são usadas para fazer chás de erva-doce há milhares de anos.

Segundo a mitologia grega, Prometeu usava um talo de erva-doce para transportar o fogo do céu para entregá-lo à humanidade. O fogo nos deu a capacidade de cozinhar alimentos, e o funcho tornou-se uma planta curativa para tratar distúrbios digestivos.

Hoje, sabemos pela ciência que o funcho tem grandes benefícios para a saúde e pode fornecer efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos.

Compre infusões de erva-doce >>

sementes de funcho

Propriedades da infusão de funcho

  1. muito nutritivo
  2. Digestivo
  3. Reduz o apetite
  4. refresca a respiração
  5. antioxidante

1. Muito nutritivo

O funcho foi usado por corredores gregos em maratonas para fornecer força e resistência. Isso ocorre porque tanto a erva-doce quanto suas sementes contêm uma infinidade de nutrientes, como cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas A, C e E. Esses componentes são vitais para a saúde do nosso corpo. Por exemplo, o manganês é importante para a ativação enzimática, metabolismo, proteção celular e cicatrização de feridas. E minerais como cálcio, potássio e magnésio são vitais para a saúde dos ossos.

2. Digestivo

Infusões de erva-doce junto com outras ervas, como anis, cominho ou cranberry, têm sido usadas para tratar distúrbios digestivos . Isso porque o funcho estimula a secreção de enzimas digestivas, acalmando o trato digestivo e melhorando a absorção de nutrientes. As infusões de erva-doce também podem aliviar a constipação, pois relaxam os músculos digestivos.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

4 infusões para aliviar a azia

3. Reduz o apetite

As sementes de erva-doce não apenas adicionam sabor às infusões, mas demonstraram ajudar a reduzir o apetite . O anetol, um dos principais componentes das sementes e responsável pelo sabor doce das infusões de erva-doce, parece ser o componente por trás desses efeitos redutores do apetite.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo

4. Refresca o hálito

As infusões de erva-doce têm a capacidade de aliviar o mau hálito naturalmente. Isso pode ser devido às propriedades antibacterianas da erva-doce, que matam patógenos causadores de odor. Beber uma xícara de infusão de erva-doce antes de dormir ajuda a acordar com um hálito mais fresco e limpo.

5. Antioxidante

Talvez uma das propriedades mais saudáveis ​​do funcho sejam seus efeitos antioxidantes . Foi demonstrado que o óleo essencial de erva-doce contém uma infinidade de polifenóis antioxidantes, como ácido rosmarínico, quercetina e apigenina. Estudos sustentam que pessoas que seguem dietas ricas nesses componentes polifenólicos têm menor risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças neurológicas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas

infusões de funcho

infusões de funcho

O Funcho é digestivo, purificante e confere um sabor doce às infusões, além do seu aroma ser muito relaxante, pelo que combina perfeitamente em misturas com outras ervas naturais para criar infusões com uma infinidade de propriedades benéficas para a saúde. Estas são asinfusões ecológicas de Replantea que contêm erva-doce:

Infusão em Jejum

Devido às suas propriedades nutricionais e ao fornecimento natural de energia, o funcho complementa e potencializa os efeitos do jejum intermitente. Esta infusão em jejum sacia , sacia a sede e equilibra os fluidos do nosso corpo.

Infusão de estômago feliz

O funcho é ideal para tomar em infusão após refeições pesadas, estimula a digestão e equilibra o sistema digestivo . Esta infusão também contém camomila, anis e mirtilo, por isso é altamente recomendável preparar o estômago.

infusão de boa noite

O funcho também é um aliado para nos ajudar a relaxar e dormir melhor. Muitas vezes, a insônia é causada por má digestão e acidez. O funcho evita essa sensação e relaxa os músculos, aumentando a vontade de dormir. Além disso, nesta infusão , suas propriedades são combinadas com as de erva-cidreira, cominho, anis e laranja para combater a insônia .

Fluido Respiratório de Infusão

O funcho possui propriedades antibacterianas e alto teor de vitaminas A, C e E, tornando-o um aliado natural contra resfriados. Ao combiná-lo com hortelã, erva-cidreira, esteva e tomilho, obtemos uma infusão capaz de aliviar dores de garganta, desobstruir as vias respiratórias e ajudar a respirar melhor.

Infusão de lactação

Erva-doce, anis e cominho. Uma combinação poderosa para ajudar as mães a se sentirem leves durante a amamentação. Ao beber esta infusão, as propriedades benéficas destes ingredientes naturais são transmitidas ao seu bebé através do leite materno, aliviando o desconforto e prevenindo cólicas e gases .

Contra-indicações da erva-doce

O funcho e suas sementes são seguros quando consumidos com moderação e quando tomados em infusão, sua concentração é baixa e é bebido em doses. Da mesma forma, existem algumas contra-indicações ao tomar erva-doce de forma concentrada em extratos e suplementos alimentares.

Por esse motivo, não é recomendado tomar suplementos de erva-doce ou óleo essencial para mulheres grávidas ou pessoas que estão sendo tratadas com medicamentos anticoagulantes.

Como a erva-doce pertence à família da cenoura, evite beber chá de erva-doce se for alérgico a cenoura ou outras plantas dessa família, como o aipo.

Perguntas frequentes

O funcho tem propriedades de perda de peso?

A infusão de erva-doce reduz a retenção de líquidos e acelera a digestão estimulando as enzimas digestivas, tornando-se uma ótima infusão para ajudar a perder peso . Um conhecido remédio tradicional para queimar gordura é tomar o chá de erva-doce como a última bebida antes de dormir e a primeira ao acordar.

O funcho aumenta a produção de leite materno?

O funcho é usado há centenas de anos como galactagogo, ou seja, para aumentar a qualidade e a quantidade do leite materno em mães lactantes. Até hoje, existem estudos que concordam que o funcho pode fornecer esses benefícios.

Fontes

-Munuswamy Usha Rani & Ramachandiran Meena (2014) Estudo Comparativo do Potencial Antioxidante e Composição Fitoquímica de Cominho e Funcho , Jornal de Ervas, Especiarias e Plantas Medicinais, 20:3, 245-255.

- Farooq Anwar, Abdullah Ijaz Hussain, Syed Tufail Hussain Sherazi e Muhammad Iqbal Bhanger (2009) Alterações na composição e atividades antioxidantes e antimicrobianas do óleo essencial de erva-doce ( Foeniculum vulgare Mill.) Frutas em diferentes estágios de maturidade, Jornal de Ervas, Especiarias e Plantas Medicinais, 15:2, 187-202.

- Durnford, S., & Akeroyd, J. (2005). Marashanha da Anatólia e os muitos usos da erva-doce . Anatolian Studies, 55 , 1-13.

- Repajić, M., Tonković, P., Kruk, V., Zorić, Z., Elez Garofulić, I., Palčić, I., & Dragović-Uzelac, V. (2020). Compostos bioativos e capacidade antioxidante em sementes de erva-doce influenciadas pela extração de líquido pressurizado . Proceedings of the Nutrition Society, 79 (OCE2), E547.