Os problemas de sono não são incomuns na vida moderna, o ritmo diário que levamos nos causa estresse e falta de sono que podem afetar negativamente a saúde, o desempenho diário e o humor geral.

Para uma boa noite de sono, a natureza tem muito a oferecer, uma xícara de chá de ervas antes de dormir pode ser tudo o que você precisa para desfrutar de um descanso duradouro e reparador .

Neste artigo apresentamos 8 Infusões com efeito calmante e sedativo natural que podem ajudar a aliviar os distúrbios do sono , relaxar à noite e adormecer mais rapidamente.

Ir para infusões relaxantes >>

Infusões para dormir melhor

8 infusões para dormir melhor e relaxar

Estas são as infusões que podem ajudá-lo a dormir melhor:

  1. infusão de camomila
  2. infusão de lavanda
  3. infusão de erva-cidreira
  4. infusão de funcho
  5. chá de menta
  6. infusão de capim limão
  7. infusão de flor de maracujá
  8. infusão de valeriana

1. Chá de camomila

O chá de camomila é provavelmente o remédio natural mais tradicional para adormecer. Tem sido usado há séculos para tratar ansiedade, insônia e aliviar o estresse.

A camomila é uma das poucas infusões seguras para todos, crianças, adultos, mulheres grávidas e lactantes.

Infusões com Camomila >>

2. Infusão de lavanda

A infusão de lavanda tem uma cor rosa-púrpura marcante e um sabor leve, suave e doce. Esta infusão é feita com as pétalas e botões de flores da planta Lavandula e é utilizada principalmente na aromaterapia para relaxamento e problemas de sono.

O chá de lavanda não é apenas bebido como relaxante na hora de dormir, mas algumas pesquisas também apóiam que a lavanda pode melhorar a qualidade do sono.

Infusões com Lavanda >>

3. Infusão de erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal nativa da bacia do Mediterrâneo, devido à sua composição e propriedades relaxantes é utilizada desde a Idade Média para acalmar os nervos e ajudar a relaxar os músculos.

Tem um cheiro muito agradável e pode ser facilmente cultivada em vaso. O sabor da erva-cidreira tem um sabor ligeiramente mentolado e doce muito agradável, em muitos casos é misturado com outras ervas indutoras do sono para criar misturas mais poderosas que ajudam a descansar, como nossa infusão Replantea Good Night.

Infusão de boa noite >>

infusão de funcho

4. Infusão de Funcho

A erva-doce é uma erva alta com flores amarelas, cresce em todo o mundo e tem sido usada há séculos na medicina herbal.

Embora a erva-doce possa ser mais benéfica para relaxar os músculos e ajudar na digestão do que para induzir o sono, muitas vezes faz parte de muitas infusões para dormir porque, ao ajudar a relaxar os músculos, incluindo os músculos digestivos, você pode se sentir melhor. .

A erva-doce tem sido usada em muitos remédios antigos para tratar a insônia .

Infusões com Funcho >>

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Infusões de erva-doce, que benefícios nos trazem?

5. Infusão de Menta

A hortelã é uma planta altamente aromática e refrescante encontrada em todo o mundo e tem sido utilizada desde a antiguidade pelas suas propriedades para aliviar problemas digestivos, além de ser rica em vitaminas e antioxidantes.

Uma xícara de chá de menta antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor, especialmente se você estiver com dor de estômago. Esta planta é conhecida por suas propriedades antiestresse e anti-inflamatórias que relaxam os músculos e promovem a calma.

Infusões com Hortelã >>

6. Infusão de capim-limão

O capim-limão, também chamado de citronela, é uma erva alta e exótica com caules, tem um aroma fresco de limão e um sabor cítrico muito agradável.

Esta erva é usada como remédio para promover o sono, induzindo a liberação de substâncias químicas e hormônios reguladores do sono. Especificamente, uma infusão de capim-limão desencadeia a liberação de serotonina, um hormônio que tem sido associado à melhora do humor e da felicidade.

Uma xícara dessa infusão pode ajudar pessoas que sofrem de inquietação antes de dormir, pois seus efeitos sedativos reduzem o estresse, deixando uma sensação de satisfação.

Infusões com Capim Limão >>

7. Infusão de Passiflora

A infusão de maracujá é obtida das folhas frescas e secas da planta Passiflora e tem um sabor suave, vegetal e floral . Esta infusão contém uma flavona comumente encontrada no mel e que induz a calma e relaxa os músculos, aumentando também o descanso mental.

Assim como a camomila, a maracujá possui os mesmos compostos benéficos para o sono: a apigenina e a crisina, que auxiliam na obtenção de um sono de melhor qualidade.

8. Infusão de valeriana

A valeriana é uma planta nativa da Ásia e da Europa que é usada como erva ou suplemento. Tem um aroma forte e distinto, mas um sabor suave e agradável.

A valeriana pode ser uma grande ajuda para adormecer , tratar a insônia e a ansiedade.

A infusão de valeriana é feita a partir das raízes da mesma planta e deve ser preparada com água quente, mas não fervente, para preservar seus poderes calmantes e sedativos. Esta planta tem um grande poder que a torna uma das melhores opções para ajudar nos problemas de sono e melhorar o descanso.

Outras dicas para relaxar e dormir melhor

Além de recomendar que você beba uma infusão quente das propostas deste artigo meia hora antes de ir para a cama , aconselhamos que você siga algumas dessas etapas em sua rotina diária para se acalmar e descansar verdadeiramente:

  • Evite cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir, qualquer bebida com cafeína, incluindo chá.
  • Tome um banho quente antes de ir para a cama.
  • Jante pelo menos duas horas antes de ir para a cama.
  • Reserve 10 a 15 minutos todas as noites para aproveitar a experiência de tomar uma xícara de infusão quente antes de ir para a cama, esquecendo-se de qualquer atividade mental ou física naquele momento.

Para melhores resultados, recomendamos o uso de infusões a granel , em vez de sachês. As folhas soltas contêm folhas inteiras para melhor manter os nutrientes e os efeitos calmantes e sedativos das plantas. Se quiser saber mais sobre porque recomendamos o chá a granel, pode ler o nosso artigo Chá a granel ou em saquetas?

OUTROS BENEFÍCIOS DA INFUSÃO

4 infusões para aliviar a azia

As melhores infusões para perder peso aproveitando o processo

6 infusões para ajudar na constipação

Infusões anti-inflamatórias: 5 ervas para melhorar sua saúde

8 Infusões para Eliminar Líquidos Naturalmente