Rooibos é uma infusão feita de uma planta cultivada na África do Sul. O tipo mais comum e difundido é o rooibos vermelho enferrujado. Porém, existe também um tipo verde cujas folhas não sofrem oxidação. O rooibos verde não é apenas raro, mas bastante inovador, pode ter níveis mais altos de antioxidantes, tem um sabor mais suave e fresco e é muito fácil de preparar. Parece um chá milagroso? Estudos dizem que pode ser. Além disso, os produtores o criaram como uma alternativa sem teína ao chá verde.

Compre tisanas com rooibos >>

Rooibos verdes em folha e infusão

Diferenças entre rooibos vermelhos e rooibos verdes

Os rooibos verdes e vermelhos vêm da mesma planta sul-africana, cientificamente chamada de Aspalathus linearis. O rooibos tinto é uma bebida tradicional. Por seus benefícios e sabor agradável, a população local colhe e seca as folhas e caules há séculos. No entanto, não gozou de popularidade fora da África do Sul até o século passado, e até hoje ainda é menos conhecido do que o chá verde ou preto.

Por outro lado, o rooibos verde é uma bebida nova e muito menos difundida do que o rooibos tinto ou convencional. Hoje, o consumo do chá de rooibos não está relacionado apenas a fins medicinais. Esta planta é ingrediente de centenas de deliciosas misturas, por isso é cada vez mais apreciada também pelo seu sabor.

Embora os rooibos vermelhos e verdes compartilhem benefícios de saúde semelhantes, sua composição química é ligeiramente diferente. Isso se deve ao processo de oxidação. O rooibos verde é seco logo após a colheita para interromper a oxidação e preservar ainda mais a cor, o sabor e os antioxidantes das folhas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Guia do Chá Rooibos: Sabor, Benefícios e Como Prepará-lo

Diferenças entre chá verde e rooibos verdes

O rooibos verde não é um chá verde. Apenas os chás feitos com as folhas da planta Camellia sinensis podem ser considerados chás autênticos: branco, verde, oolong, preto e vermelho ou pu erh. O chá verde Rooibos vem do arbusto africano Aspalathus linearis. Enquanto o chá verde é cultivado em mais de 70 países ao redor do mundo, o rooibos verde vem exclusivamente da África do Sul. Assim como o chá verde, o rooibos verde passa por um processo de cozimento que impede a oxidação que escurece o chá e altera sua estrutura química.

Tanto o chá verde quanto o rooibos verde contêm altos níveis de antioxidantes e podem ser benéficos para a saúde. No entanto, os antioxidantes que eles contêm são diferentes. Ao contrário do chá verde, o rooibos verde não contém teína. Isso o torna uma bebida não excitante, que pode ser bebida antes de dormir e é segura até mesmo para mulheres grávidas e lactantes. Na verdade, o rooibos costuma ser uma das poucas infusões adequadas para bebês e crianças.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Chá verde e suas propriedades

Sabor rooibos verde

Enquanto muitas pessoas apreciam o sabor levemente doce e terroso do rooibos, outras podem achá-lo muito intenso. O tipo verde é menos terroso, mais leve e também possui uma doçura delicada reconhecível, sem amargor. Pode ser uma ótima opção para quem quer aproveitar os benefícios do chá de rooibos, mas com um sabor mais leve e menos terroso. Ambos combinam bem com outros ingredientes, tornando-os uma deliciosa base para muitas misturas frutadas, florais e picantes. Entre todas as infusões, é a que mais se assemelha ao chá verde em termos de sabor.

Benefícios do rooibos verde

A atividade antioxidante, antimutagênica e anti-inflamatória são alguns dos benefícios que este chá pode proporcionar. Rooibos pode ter a capacidade de combater os radicais livres e proteger as células dos danos ao DNA. Estudos em animais mostram que o rooibos é um chá com enorme potencial. Os resultados dizem que pode desempenhar um papel importante na luta contra o câncer de pele, fígado, cólon e esôfago, diabetes e obesidade.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

7 Benefícios incríveis do Rooibos para a sua saúde

Rooibos antioxidantes: aspalatina e notofagina

Somente no rooibos verde é possível encontrar um alto teor de dois importantes antioxidantes: a aspalatina e a notofagina. Embora o tipo vermelho tenha grande potencial no tratamento de muitas doenças, o tipo verde é mais abundante em antioxidantes. Você pode pensar neles como chá verde e chá preto, ambas bebidas saudáveis, ambas feitas da mesma planta, mas com composições químicas diferentes.

A aspalatina, um antioxidante encontrado na planta rooibos, pode ajudar a melhorar o metabolismo da glicose e dos lipídios, tornando-a benéfica no combate à obesidade, diabetes tipo 2 e resistência à insulina. Outro estudo mostrou que pode ser útil na prevenção da perda de peso induzida pelo estresse e pode ter o potencial de prevenir doenças neurodegenerativas.

Nothofagin é um antioxidante fenólico encontrado apenas no arbusto rooibos e na faia vermelha da Nova Zelândia. Grandes quantidades de rooibos verdes podem ser muito úteis para tratar a inflamação vascular em diabéticos.

Como se prepara o rooibos verde?

Prepará-lo é muito fácil e não requer muito tempo ou habilidade. Use uma colher de chá de chá de rooibos para cada xícara de água. Prepare-o durante 5-10 minutos com água quase a ferver a cerca de 95-100 ºC. Mesmo se você deixar em infusão por muito tempo, não ficará amargo como o chá. Para extrair mais nutrientes, você pode cozinhá-lo por mais tempo em fogo baixo.

Ao contrário do vermelho profundo dos rooibos vermelhos ou do verde amarelado brilhante do chá verde, a cor dos rooibos verdes é um laranja claro, profundo e dourado. Mesmo as folhas secas não são de um verde brilhante puro, mas têm um leve tom amarelo-alaranjado.

Enquanto o rooibos vermelho combina muito bem com leite, o verde é melhor apreciado puro. Ambos são ótimos como chás gelados: refrescantes, levemente adocicados e sem teína.

Onde comprar rooibos verdes?

Na Replantea pode encontrar rooibos verdes como ingrediente principal de uma das nossas infusões orgânicas mais vendidas: a Happy Stomach Infusion, que além de rooibos verdes contém anis, camomila, rosa mosqueta, dente de leão, mirtilo, funcho e hortelã. Apenas ingredientes naturais da agricultura biológica.

Ir para chás de rooibos >>

TAGS:

COMPARTILHAR: