Beber chá de menta é uma maneira deliciosa e refrescante de se manter saudável e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e reduzir a dor. Originalmente da Europa, a infusão de hortelã-pimenta e os óleos essenciais estão prontamente disponíveis e seu revigorante sabor mentolado a torna uma das ervas mais populares em todo o mundo.

Você pode comprar folhas de hortelã para o chá em quase qualquer mercearia, em lojas de chá ou até mesmo cultivá-la em seu próprio jardim ou terraço. Além disso, como a hortelã se dá melhor na sombra, você pode cultivá-la tanto em ambientes internos quanto externos o ano todo.

Continue lendo se quiser saber os benefícios que beber chá de menta regularmente pode lhe trazer.

Compre infusões de hortelã >>

chá de menta

O que é infusão de hortelã?

A infusão de hortelã é um chá de ervas, também conhecido como tisana, usado há séculos para tratar uma grande variedade de doenças. Disponível em uma ampla variedade de tipos, as duas variedades mais populares são hortelã-pimenta e hortelã spicata.

Sabor

A infusão de menta tem um sabor refrescante com um final formigante. A hortelã também fornece doçura naturalmente, por isso é comumente usada como ingrediente em outras misturas de infusões ou chás.

chá verde com hortelã

O chá mourisco, um chá verde com menta típico de Marrocos, é muito apreciado no mundo do chá. Para fazer este chá, normalmente é usado um chá verde intenso como Gunpowder e folhas de hortelã fresca. Leia o nosso artigo Como preparar o chá mourisco? para saber mais.

11 Benefícios da Infusão de Hortelã

1. Alivia cólicas menstruais

O chá de hortelã-pimenta pode ser eficaz no tratamento de cólicas menstruais e sintomas de dismenorréia, incluindo náusea, diarreia e intensidade e duração da dor.

2. Aumente o estado de alerta e melhore o humor

Um estudo realizado em 180 voluntários mostrou que beber chá de menta pode ter um efeito positivo no humor e aumentar o estado de alerta. Embora não contenha cafeína, é uma boa bebida para refrescar e dar um impulso de energia pela manhã.

3. Melhoria da memória

Estudos demonstraram que a hortelã pode melhorar a memória, tanto a memória de longo prazo quanto a de trabalho ou memória de trabalho, que é o sistema de memória que nos ajuda em processos cognitivos complexos, como a compreensão da linguagem ou a leitura.

4. Ajuda a dormir

A hortelã-pimenta é um relaxante muscular e pode proporcionar relaxamento antes de ir para a cama. Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover um sono melhor e mais saudável. Como não contém cafeína, é adequado para a maioria das pessoas.

5. Desestressante

Estudos mostram que a hortelã-pimenta é boa para desestressar, reduzindo a frustração, ansiedade e fadiga. Alguns estudos mostram que a hortelã pode influenciar positivamente até mesmo a autoconfiança.

6. Descongestionante natural

O chá de hortelã-pimenta pode ser usado para estimular o sistema imunológico e tratar os sintomas de um resfriado comum. O mentol na hortelã-pimenta pode ajudar a soltar e remover o muco dos pulmões, ajudando você a respirar com mais facilidade.

7. Atividade antiviral

Os antioxidantes do chá de hortelã-pimenta aumentam a circulação e permitem que os glóbulos brancos se movam mais rapidamente por todo o corpo, aumentando a velocidade com que o corpo pode combater vírus e bactérias.

A hortelã-pimenta também contém vitaminas e nutrientes essenciais que podem estimular o sistema imunológico para que você fique doente com menos frequência. Com compostos como antioxidantes, vitaminas do complexo B, potássio e cálcio, seu corpo pode absorver mais facilmente os nutrientes e combater os vírus com mais vigor para se manter saudável.

8. Perda de peso

Embora raramente usada sozinha, a hortelã-pimenta costuma ser um ingrediente em muitas misturas para perda de peso. Para promover a perda de peso, a hortelã pode promover a digestão e estimular as secreções gástricas e biliares e a motilidade intestinal, que é o conjunto de movimentos que possibilitam que os alimentos passem pelo sistema digestivo.

9. Ajuda na digestão

Além de acalmar uma dor de estômago, a infusão de hortelã pode ajudar a regular a digestão para que tudo funcione bem. Um estudo realizado na Universidade de Exeter mostrou que o chá de menta move os gases por todo o corpo, aliviando assim a sensação de inchaço e cólicas.

O mentol na hortelã-pimenta também aumenta a bile no estômago, o que ajuda a digerir os alimentos com mais eficiência. Isso reduz os sintomas de diarréia e constipação e pode ajudar a manter seu sistema funcionando de maneira ideal.

10. Reduz a flatulência

A infusão de hortelã, além de ajudar na digestão, também pode ajudar a aliviar a flatulência. É um dos poucos chás frequentemente recomendados para ajudar nesse problema.

11. Alivia dores de cabeça

Estudos demonstraram que a hortelã-pimenta pode ser tão eficaz no tratamento de dores de cabeça quanto os medicamentos comuns. O óleo de hortelã-pimenta aplicado topicamente pode ajudar com enxaquecas, dores de cabeça relacionadas à digestão e dores de cabeça tensionais.

Contra-indicações do chá de menta

Tal como acontece com a maioria dos chás de ervas, a hortelã-pimenta pode ter alguns efeitos colaterais menores. Este chá deve ser evitado por pessoas com alergia aos seus ingredientes, como o mentol, e por quem sofre de refluxo ácido. As mulheres grávidas devem monitorar e limitar seu consumo.

Perguntas frequentes sobre a infusão de menta

O chá de menta contém cafeína ou teína?

A menos que seja misturado com ingredientes com cafeína, o chá de menta não contém cafeína ou teína. No entanto, pode ser a opção perfeita para aumentar o estado de alerta sem beber bebidas com cafeína. A pesquisa diz que a hortelã-pimenta pode aumentar o estado de alerta e melhorar a memória.

Posso beber chá de menta durante a gravidez?

A hortelã-pimenta é frequentemente usada para aliviar náuseas e prevenir vômitos, tornando-se uma boa escolha à base de ervas durante a gravidez. No entanto, lembre-se de que não há como saber qual erva beneficiará ou prejudicará cada mulher. É provável que uma xícara de chá de menta seja segura, mas evite o consumo excessivo de infusões não teínas durante a gravidez.

Como é preparada a infusão de menta?

Para preparar uma infusão de hortelã, leve a água para ferver e deixe uma colher de chá de folhas de hortelã em infusão por 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você deixar as folhas em infusão, mais intenso será o sabor.

Infusões com menta da Replanta

Na Replanta utilizamos menta e hortelã biológica em alguns dos nossos chás e infusões:

COMPARTILHAR: