O que é chá de poço de dragão | cultivo de chá de poço de dragão | Propriedades do chá de poço de dragão | Como fazer chá de dragão bem | onde comprar chá de poço de dragão

O chá do poço do dragão, também conhecido como pulmão ching, é um chá verde torrado da província de Zhejiang, na China. Este chá é conhecido como um dos chás de maior qualidade do mundo e por ter um teor de antioxidantes semelhante ao do chá matcha . Neste post vamos nos aprofundar na história, cultivo e sabor deste delicioso chá.

Compre Dragon Well ou Lung Ching Tea >>

Lago Xi Hu na China. Onde são produzidos os melhores chás Dragon Well

O que é chá de poço de dragão?

Dragon well é o chá verde de maior prestígio da China , cultivado perto de Hangzhou, capital da província de Zheijang, famosa pelo belo lago Xi Hu. O poço de dragão autêntico ou ching pulmonar é feito inteiramente à mão, desde a colheita até a peneiração.

Segundo a lenda, por volta de 250 dC, um monge taoísta encontrou um dragão escondido em um poço não muito longe de Hangzhou. Os camponeses rezavam dia e noite pelo retorno das chuvas, já que uma terrível seca assolava a região. O monge contou aos aldeões sobre sua descoberta, e eles imploraram ao dragão do poço para ajudá-los. Assim que começaram a orar, as nuvens se juntaram e começou a chover forte. Para comemorar o evento, o chá e um antigo templo próximo foram nomeados Dragon Well.

Sabor

O chá de poço de dragão tem lindas folhas verdes brilhantes . A infusão oferece fragrâncias generosas que lembram nozes (castanha), iodo e flores da primavera. Seu licor aveludado combina sua riqueza aromática com sabores doces e levemente amargos. É um chá verde equilibrado, poderoso e delicado que se mantém fiel à sua grande reputação.

Cultivo de dragão bem chá verde

A província de Zhejiang é caracterizada por altas montanhas, chuvas significativas, temperaturas amenas e numerosos dias de neblina. Devido a essas condições climáticas, o chá de dragão é considerado um chá cultivado na sombra, assim como o chá matcha e o chá sencha. Os chás cultivados à sombra têm as maiores concentrações de antioxidantes, clorofila e teína.

Para garantir a qualidade e o sabor dos chás dragon well ou lung ching, são colhidos no início da primavera, mais precisamente antes de 5 de abril, quando se celebra o festival de Qingming . Essa colheita precoce garante que o chá de dragão seja feito exclusivamente com as folhas mais frescas e jovens.

Depois que as folhas de chá são colhidas, elas são aquecidas em grandes woks , muito parecido com o chá verde japonês Genmaicha . As folhas da mais alta qualidade são torradas à mão. Depois de secas, as folhas são suavemente esmagadas e dobradas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Genmaicha, chá verde japonês com arroz torrado

Dragon well propriedades do chá verde

Como mencionei anteriormente, o chá de dragão contém um dos níveis mais altos de antioxidantes e teína , semelhante ao chá matcha. Por isso, além do seu delicioso sabor e aroma, este chá é considerado um dos chás verdes com mais benefícios para a saúde.

1. Poder antioxidante

As catequinas contidas no chá verde dragão bem ajudam a combater os radicais livres . Os radicais livres são a causa do dano oxidativo em células saudáveis. Esse dano celular tem sido associado a muitos problemas de saúde, desde envelhecimento prematuro até doenças cardíacas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Componentes antioxidantes do chá: polifenóis e catequinas

2. Ajuda a perder peso

O chá verde é conhecido por ajudar na perda de peso , sendo um ingrediente comum em vários concentrados e suplementos para perda de peso. Isso se deve a estudos que demonstraram que o chá verde acelera a perda de peso quando combinado com uma dieta saudável e exercícios regulares.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

melhor chá verde para emagrecer

3. Muito energizante

O chá verde Dragon Well contém um nível semelhante de teína ao matcha e, como o matcha, também é rico em um aminoácido chamado L-teanina. A L-teanina retarda a absorção de teína no corpo, tornando o efeito energizante mais longo e contínuo , sem os altos e baixos típicos associados ao café e outras bebidas energéticas.

INFORMAÇÃO RELACIONADA

Tudo sobre L-teanina: como funciona e seus benefícios

4. Previne doenças cardiovasculares

O chá verde Dragon well ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) , aumentando a capacidade antioxidante do sangue, que protege as partículas de LDL da oxidação. Vários estudos mostraram que as pessoas que bebem chá verde regularmente têm um risco 31% menor de morrer de doença cardiovascular.

Infusão de folhas de chá de poço de dragão

Como preparar o chá verde dragão bem?

Como a maioria dos chás verdes, o chá de dragão deve ser preparado a uma temperatura mais baixa do que os chás pretos ouoolong , que toleram temperaturas mais altas. Este chá verde, por ser mais delicado, deve ser preparado com água ainda mais fria, concretamente à volta dos 80 ºC . Para um resultado ideal, recomendamos que você use um termômetro de chá . Se você não tiver um termômetro, pode levar a água para ferver e esperar 2 minutos antes de colocar a água na chaleira.

Adicione uma colher pequena por chávena de chá e deixe as folhas em infusão a 80ºC durante 2-3 minutos .

As folhas de chá Dragon well podem ser infundidas até 3 vezes antes de perder o sabor. Portanto, recomendamos que, uma vez infundidos, você os deixe secar para usá-los novamente. Para um melhor resultado, aumente o tempo de cada nova infusão em 30 segundos.

Chá Verde Dragão Bem Replante Orgânico

Onde comprar chá verde dragão bem?

Você pode encontrar chá de poço de dragão em lojas de chá especializadas. Na Reiplanta você pode comprar um delicioso chá verde Dragon Well 100% orgânico , perfeito para se apresentar ao mundo deste lendário chá chinês.