O método de infusão fria ou infusão a frio consiste em infundir as folhas de chá em água fria em vez de água quente ou fervente . Como a água fria não extrai sabores tão facilmente quanto a água quente, o tempo de infusão aumenta consideravelmente. É um método semelhante ao do chá de sol, mas em vez de deixar a jarra de chá para infundir diretamente ao sol, na infusão a frio vamos deixá-la na geladeira.

O chá frio pode ser feito com saquinhos de chá ou chá a granel, embora recomendemos o uso de chá a granel para obter melhores resultados. Com este pequeno guia, você aprenderá a preparar chá frio com o método cold brew de maneira simples.

chá gelado

Receita de chá frio

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de chá para cada xícara de água ou 250ml. Se você quiser preparar um litro de chá, seriam 4 colheres de sopa de folhas de chá.
  • Água
  • Adições opcionais ao seu gosto (fatias de limão, hortelã fresca, framboesas, etc)

Passos a seguir

  1. Encha uma jarra de vidro com água em temperatura ambiente.
  2. Adicione as folhas de chá. Você pode adicioná-los diretamente ou usar um coador para remover as folhas mais tarde com mais facilidade.
  3. Cubra o jarro com uma tampa ou pano de prato e coloque-o na geladeira.
  4. Deixe o chá em infusão em água fria por 6 a 12 horas. Se você usar chá verde ou chá branco, recomendamos deixar em infusão por 6 a 8 horas, enquanto chá preto, chá oolong, chá Pu Erh e infusões de ervas recomendamos deixá-los em infusão por 8 a 12 horas.
  5. Experimente o chá a cada poucas horas até que o sabor esteja ao seu gosto.
  6. Quando o chá frio terminar de ser preparado, remova as folhas de chá usando uma peneira de malha fina.
  7. Adicione quaisquer ingredientes adicionais que você goste e sirva em um copo alto com gelo.

Dicas para infusão fria

Embora fazer chá gelado frio seja relativamente fácil, existem algumas dicas úteis que você pode usar para garantir que seu chá seja o mais saboroso possível.

tempo de infusão

Quanto mais tempo o chá ficar em infusão, mais fortes serão os sabores. Alguns chás, como o chá preto Earl Grey, contêm grandes quantidades de taninos que podem desenvolver sabores adstringentes. Algumas pessoas gostam dessas notas amargas, enquanto outras preferem sabores mais suaves, portanto , certifique-se de provar seu chá a cada poucas horas enquanto estiver na geladeira . Isso ajudará você a encontrar o sabor perfeito.

Use os utensílios apropriados

Recomendamos o uso de uma jarra de vidro ou outro recipiente de vidro, como frascos de pedreiro, para preparo a frio. O vidro não só permite ver como muda a cor do nosso chá, como também não reage com nenhum ingrediente. Alguns recipientes de metal podem reagir com elementos ácidos, alterando o sabor do seu chá, por isso é melhor evitar o chá frio em tigelas ou potes de metal.

Se você optar por fazer chá gelado frio com folhas soltas, é uma boa ideia usar um infusor de malha fina ou gaze para coar as folhas . Esses utensílios ajudam a remover até mesmo os sedimentos mais finos das folhas de chá, garantindo que seu copo de chá fique cristalino e livre de pó de chá.

Recomendamos o uso de chá a granel de qualidade para obter os melhores sabores. Como o chá feito a frio leva mais tempo para desenvolver seus sabores , o uso de folhas de baixa qualidade pode levar a notas adstringentes desagradáveis ​​no paladar.

Uso de adoçantes

Como o método de fermentação a frio requer o uso de água fria para fazer o chá, apenas alguns tipos de adoçantes podem ser usados ​​para adoçar o chá. A água fria não dissolve bem os açúcares duros, como o açúcar de cana ou o açúcar mascavo . Em vez disso, você pode usar um açúcar líquido como xarope ou agave para adoçar o chá. Embora em geral não recomendemos o consumo de açúcar e preferimos usar frutas para adoçar naturalmente nossos chás frios e assim conseguir uma bebida 100% saudável.

Conservação

Você pode refrigerar seu chá gelado por 3-5 dias , dependendo dos ingredientes que você usa em sua receita de chá gelado. Certifique-se de manter a garrafa coberta para evitar que outros alimentos contaminem seu chá com odores ou sabores indesejados.

Quais chás são bons para infusão fria?

Você pode usar praticamente qualquer chá para preparar a frio com o método de preparação a frio, mas estes são os tipos de chá que mais recomendamos:

  • O chá branco Pai Mu Tan é um dos melhores chás frios. Experimente nosso Pai Mu Tan Orgânico com Lavanda
  • O chá verde é de longe o melhor tipo de chá para preparar a frio. Ao contrário de uma xícara de chá verde quente, o chá verde feito a frio nunca terá um sabor amargo. Conheça nossos chás verdes orgânicos
  • O chá azul ou chá oolong normalmente não é usado para fazer chá gelado, mas é uma ótima opção para preparo a frio. Este chá Jade Oolong com notas florais é ideal.
  • O chá preto feito a frio tem menos cafeína do que sua xícara normal de chá preto. De sabor mais leve, doce e refrescante, é uma ótima bebida para tomar ao longo da manhã. Ceylon Ahinsa O chá preto orgânico de sabor suave e corpo é um ótimo chá para usar como base para adicionar outros ingredientes como manga, pêssego ou frutas silvestres.
  • As infusões de ervas aromáticas, mentoladas e refrescantes são ideais para prepará-las frias. Embora quase todos os chás de ervas possam ser preparados a frio, alguns podem precisar de mais tempo para obter o melhor sabor. Recomendamos que experimente os nossos Rooibos com Cúrcuma e Limão ou a nossa Infusão de Folha de Oliveira e Alperce .

Benefícios da cerveja fria

  • Requer muito pouco esforço e o resultado é delicioso.
  • Você não precisa se preocupar com a temperatura da água ou estragar o chá com água fervente
  • Você terá chá suficiente por pelo menos um dia
  • O chá frio nunca será amargo
  • É uma alternativa saborosa e sem calorias para o verão
  • Tem menos teína do que os chás de ervas e contendo teína, pois a água fria extrai menos teína das folhas de chá
  • O mesmo poder antioxidante do chá quente, mas com menos adstringência
  • O mesmo tipo de chá tem sabor diferente quando preparado a frio

TAGS:

SHARE: